Esse foi o título do "post" do FACEBOOK
E essa foi a discussão:
- Hanã Moreira Esquisito né? Rola uma clarividência na hora de criticar...há 11 horas · · 2
- Hanã Moreira Pois é. "Me disseram que mandam matar criancinhas e dar pro bicho papão..."há 11 horas · · 2
- Jonathas Santos Ah para, vai me negar que a bíblia é uma construção humana? que os livros que a compõe foram escolhidos a dedo e por questões dogmáticas? que é a palavra de Deus ditada e revelada diretamente? Pô também não dá pra pensar assim né? Que Deus criou Adão e Eva na base do "ptchun-ptchun"? que descendemos desse casal?
- Jonathas Santos Outra coisa, e porque a biblia é palavra de Deus e o Alcorão não pode ser? questão de crença e de fé né? Porque eu não posso supor através do conhecimento histórico e antropológico que o cristianismo não pode ter elementos de mitologia, de um povo, uma cultura que criou a sua tradição, sua religião, para se legitimar e dar signficado a sua cultura ?
- Hanã Moreira Pera. Vamos por partes. O post foi só pra cutucar os hipócritas que criticam o que não conhecem. Ponto. Estou certo de que não é o seu caso. Quanto aos questionamentos, faça-os por parte.
- Rodrigo Muniz Jonathas, não sei se vc se deu a trabalho de ler o que a imagem diz, mas a discussão não é essa. Desculpa, mas vc está tão prevenido que parece até que tem medo de qualquer afirmação contrária à sua.
- Jonathas Santos Mas Rodrigo, eu respondi como se estivesse respondendo a questão do por que eu não creio na biblia sacou? E que se entende por crer na biblia? aceitar que o está escrito é uma verdade inquestionável? ou um instrumento de rica importância que nos ajuda a compreender a história de um povo e um conjunto de ensinamentos voltados para se exercitarem na vida?
- Rodrigo Muniz Estamos comentando acerca de pessoas que agem assim: "Odeio Gramsci!" - "O que vc leu dele?" - "Ah,...nada.".
Tem gente que critica a Bíblia e nem se deu ao trabalho de ler um capítulo que seja.há 11 horas · · 1 - Jonathas Santos Isso se parece muito com 98 % dos marxistas que nunca leram o Capital de Marx, e fizeram apenas uma leitura porca de o Manifesto comunista.há 11 horas · · 2
- Rodrigo Muniz Exatamente. Inclusive, estou me lembrando de um artigo que eu encontrei em algum lugar, não lembro, que diz o seguinte: "O Cristianismo não é bibliocêntrico", que vai justamente de encontro com o que cremos, de que a Bíblia não é a Palavra de Deus, mas que contém a Palavra de Deus
- Jonathas Santos Eu já li alguns trechos da bíblia e sinceramente eu acho muito dificil a sua leitura, além de ter que abstrair muita coisa, não é um vocabulário fácil de se lidar, eu fico imaginando a merda que dá os semi-analfabetos, muitos são pastores inclusive que nem ler direito sabem, o que dirá interpretar a Bíblia
- Rodrigo Muniz Cara, eu já li a Bíblia quase toda algumas vezes, e ainda sinto dificuldade para compreender muita coisa. Natural, como qualquer texto denso. Não dá pra entender como um livro comum. Tem muitas dificuldades, e pontos que devem ser compreendidos por meio da hermenêutica, caso contrário, embola tudo mesmo. No Direito tb acontece muito isso, por isso que existe a Hermenêutica do Direito, tb.
Creio que tem muitas passagens da Bíblia que se interpretam por ela mesma, com um pouco de boa vontade e calma. Tem coisas que precisam ser vista à luz do contexto histórico, etc. Agora, desmoralizar um livro tão rico, e que tem ajudado muitas pessoas (se devidamente interpretado, para o bem) é algo no mínimo desonesto. - Jonathas Santos Exato, Rodrigo, eu sou daquele "cético" que apesar de ter as minhas críticas às religiões em alguns aspectos, nunca poderei negar o outro lado, o papel social das religiões e as experiências positivas que as pessoas têm através dela.há 11 horas · · 1
- Rodrigo Muniz O ceticismo é algo bom e ruim. Bom, porque nos deixa em estado de alerta quanto a qualquer bobagem que ouvimos, e ruim, quando não conseguimos nos desapegar dele para acreditar em algo que demanda um pouco de fé, quando está além da nossa compreensão, mas que pode ter algum sentido.
E VOCÊ? O QUE ACHA? CONTINUE A DISCUSSÃO AÊ: