BLOG DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ CAMINHO DO EVANGELHO

NOSSOS POSTS RECENTES

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

CONFIRA: "O Pastor" SALVA SITE "OGALILEO" DE PASTOR HEREGE!


Pode parecer bobagem, mas ainda existem sites que respeitam a opinião alheia. Opinião séria, baseada nas sagradas escrituras.
Acredito de todo coração que OGALILEO não tinha noção do lobo em pele de ovelha que estavam permitindo postar em seu site, mas acredito que seus olhos foram abertos e o erro foi corrigido:

Estava eu, fazendo minha leitura diária quando me deparei com uma cena estarrecedora:
O renomado site evangélico (e porque não, apologético) OGALILEO colocara em meio a nomes como CIRO SANCHEZ e outros um cidadão que mais parece a cópia descarada do líder de sua denominação, que foi salvo do mundo da bebida, mas pelo que me parece não aprendeu nada com isso, pois humilha e persegue aqueles que não se curvam à sua vontade (digo isso com conhecimento de causa).

Eu não podia acreditar. Aquilo não era possível! O que aquele senhor tinha de bom para escrever num site que lida de forma tão transparente com a verdade?

Decidí, então, dar uma olhada nos artigos para ver do que se tratava. Não deu outra: HERESIA atrás de HERESIA.
Foi então que decidí tomar uma medida corajosa. Postei comentários nos artigos do Senhor herege afins de que o mesmo, talvez, se arrependesse mediante a palavra que liberta. E não fui sozinho:


                   Para ver tanto o post como os comentários na íntegra clique no link abaixo:                                 http://www.ogalileo.com.br/cristianismo/artigos/voce-tem-medo

                                                    Minha resposta ao senhor herege acima.



Outro post muito louco dele:


Outra resposta minha acima.

Felizmente, após nossa "batalha", constatei que o senhor herege não postou mais. Sua última postagem data do mês 08. Uma vitória da palavra de Deus. Ele nem sequer retrucou nossas afirnações. Claro, não deve ter nem noção de como rebater. Não conhece a verdadeira palavra de Deus.
Não deixe de conferir os links, foi incrível. Com certeza OGALILEO selecionará melhor seus colunistas daqui em diante. Uma vitória da verdade. E fica a mensagem:
O Pastor está de olho. Se necessário, colocaremos a boca no trombone.

O Pastor, de olho nos vendilhões do templo.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

"O ÓLEO UNGIDO PODE MAIS QUE JESUS!"

Houve uma época em que se falava que Jesus resolvia os nossos problemas. Mas, quase 2000 anos - Jesus "perdeu" o seu poder e foi substituído pelo poder do ÓLEO UNGIDO E CONSAGRADO via sedex! Pura malandragem!!! Mais uma vez esses mercenários da fé insistem em lucrar com a ignorância e o desespero de quem sofre, dando a eles falsas esperanças (se a esperança está no KIT propagado e não em Deus, então é falsa esperança!) de um "evangelho" mentiroso que frustra, decepciona, adoece e vicia. E o que é pior: incentiva as pessoas deixarem as suas igrejas - para ficar em casa, aprendendo com os livretos alienantes que eles enviam por um valor simbólico de
R$300,00 para que as pessoas continuem sendo exploradas por eles sem que haja nenhum tipo de intervenção por alguém que conhece o evangelho de Cristo. A vergonha maior é que a maioria de nós permanece CALADA ignorando que esse problema como se ele não fosse nosso. Espero que você tome uma atitude e denuncie esses lobos devoradores usados pelo DIABO para oprimir, explorar e envergonhar o evangelho de Jesus Cristo, o nosso Senhor!

VOCÊ PRECISA OUVIR!!!

Do PR. Gustavo Legal:        ( É só dar "play" no playerzinho aí embaixo.)


quinta-feira, 23 de setembro de 2010

COMO ZAQUEU, EU QUERO DESCER...


                                                                                    POR: Ciro Sanches Zibordi


Alguns internautas têm me instigado a analisar a composição "Faz um milagre em mim". Eu vinha evitando fazer isso, a fim de não provocar a ira dos fãs do cantor que interpreta esse hit "evangélico". Afinal, vivemos em uma época em que dar uma opinião à luz da Bíblia desperta a fúria daqueles que dizem ser servos de Deus, mas são, na verdade, fãs, fanáticos e cristãos nominais.
Resolvi, pois, atender os irmãos que desejam obter um esclarecimento quanto ao conteúdo da canção mais cantada pelo povo evangélico na atualidade, a qual começa assim: "Como Zaqueu, eu quero subir o mais alto que eu puder".

Primeira pergunta para reflexão: Zaqueu, quando subiu na figueira, era um seguidor de Jesus, um verdadeiro adorador? Não. Ele era um chefe dos publicanos, desobediente a Deus e corrupto (Lc 19.1-10). Nesse caso, como um crente em Jesus Cristo, liberto do poder do pecado, pode ainda desejar ser como Zaqueu, antes de seu maravilhoso encontro com Jesus?Mas o hit "evangélico" continua: "Só pra te ver, olhar para ti e chamar sua atenção para mim". Outra pergunta para reflexão: Será que precisamos subir o mais alto que pudermos para chamar a atenção do Senhor? Zaqueu, segundo a Bíblia, subiu na figueira por curiosidade. Mas Jesus, olhando para cima, lhe disse: "Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa" (Lc 19.5). Observe que não foi Zaqueu quem chamou a atenção de Jesus. Foi o Senhor quem olhou para cima e viu aquele pecador perdido e atentou para ele (cf. Mt 9.36).
A atitude de Zaqueu que nos serve de exemplo não foi o subir, e sim o descer, para atender o chamamento de Jesus: "E, apressando-se, desceu, e recebeu-o gostoso" (Lc 19.6). Por conseguinte, pergunto: O adorador, salvo, transformado, precisa subir para chamar a atenção de Jesus? Não. Na verdade, o Senhor está com o contrito e abatido de espírito (Is 57.15). Espiritualmente falando, Ele atenta para quem desce, e não para quem sobe (Sl 138.6; Lc 3.30).

Mais uma pergunta para reflexão: Se a atitude que realmente recebe destaque, na história de Zaqueu, foi a sua descida, por que a canção enfatiza a sua subida? O mais lógico não seria cantar "Como Zaqueu, eu quero descer"? Reflitamos. Afinal, como diz uma frase que circula na grande rede, o Senhor Jesus morreu para tirar os nossos pecados, e não a nossa inteligência.
A composição não é de todo condenável, pois o adorador que se preza deve mesmo cantar: "Eu preciso de ti, Senhor. Eu preciso de ti, ó Pai. Sou pequeno demais, me dá a tua paz". Mas, a frase seguinte provoca outra pergunta para reflexão: "Largo tudo pra te seguir". Estamos mesmo dispostos a largar tudo para seguirmos ao Senhor? E mais: É preciso mesmo largar tudo para segui-lo?
O que o Senhor Jesus nos ensina, em sua Palavra? Em Mateus 16.24, Ele disse: "Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me". Renunciar não é, necessariamente, abandonar, largar, mas pôr em segundo plano. A própria família pode ser um obstáculo para um adorador. Deve ele, nesse caso, largá-la, abandoná-la? Claro que não! Renúncia equivale a priorizar uma coisa em detrimento de outra.
Não precisamos largar a família, o emprego, etc. para seguir o Senhor! Mas precisamos considerar essas coisas secundárias ante a relevância de priorizar a comunhão com Jesus (Mt 10.27). Nesta última passagem vemos que o adorador deve amar prioritariamente o Senhor Jesus, mas sem abandonar tudo para segui-lo! Não confundamos renúncia com abandono. O que devemos largar para seguir a Jesus é a vida de pecado, e não tudo.
A canção continua: "Entra na minha casa. Entra na minha vida". O compositor se refere a Zaqueu, mas não foi este quem convidou o Senhor para entrar em sua casa. Na verdade, foi Jesus quem lhe disse: "Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa" (Lc 19.5). Nota-se, pois, que esta parte da canção não é essencialmente cristocêntrica, e sim antropocêntrica. Ela não prioriza a obra que Jesus faz na vida do pecador, e sim o que o homem, o ser humano, faz para conseguir o que deseja. Enfatiza a autoajuda, e não a Ajuda do Alto.
Outra pergunta para reflexão: Um verdadeiro adorador, um servo de Deus, alguém que louva a Jesus de verdade, que canta louvores ao seu nome, não é ainda uma habitação do Senhor? Por que pedir a Ele que entre em nossa casa e em nossa vida, se já somos moradas de Deus (Jo 14.23; 1 Co 6.19,20)?

Quanto a sarar feridas, o Senhor Jesus de fato nos cura interiormente. Mas não pense que estou aqui defendendo a falsa cura interior, associada a regressão psicológica, maldição hereditária, etc. Não! O Senhor Jesus, mediante a Palavra de Deus e a ação do Espírito Santo, cura os quebrantados do coração, dando-lhes uma nova vida (Lc 4.18; 2 Co 5.17).

Quanto à última frase "Faz um milagre em mim", o compositor comete o mesmo erro de português constante da campanha de publicidade da Embratel: "Faz um 21". Na verdade, no caso da canção o correto seria: "Faze um milagre em mim". E, no caso da Embratel: "Faça um 21". Quer saber por quê? Aí já é querer demais, não é? Investigue, pesquise, caro internauta, principalmente se você é um editor de blog. Conhecer o vernáculo é uma necessidade de quem lida com textos.

Diante do exposto, que os pecadores, à semelhança de Zaqueu, desçam, humilhem-se, a fim de receberem a gloriosa salvação em Cristo (Lc 18.9-14). E quanto a nós, os salvos, os verdadeiros adoradores, em vez de subirmos o mais alto que pudermos, que também desçamos a cada dia, humilhando-nos debaixo da potente mão de Deus (1 Pe 5.6), a fim de que Ele nos ouça e nos abençoe (2 Cr 7.14,15).
O Pastor não quer subir como zaqueu não...
A parte mais contestada da composição em apreço sinceramente não me incomoda muito: "Mexe com minha estrutura. Sara todas as feridas". Que estrutura seria essa? No Salmo 103.14 está escrito: "… ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó". Deus, é claro, conhece-nos profundamente. Ele conhece a totalidade do ser humano: espírito, alma e corpo (1 Ts 5.23; Hb 4.12). Creio que o compositor tomou como base o que aconteceu com Zaqueu. O seu encontro com o Senhor mudou a sua vida por completo, "mexeu com a sua estrutura" (Lc 19.7-10). Deus faz isso na vida do pecador, no momento da conversão, e continua a transformar os salvos, a cada dia (2 Co 3.18).
Segunda pergunta para reflexão: Por que Zaqueu subiu naquela árvore? Ele estava sedento por salvação? Queria, naquele momento, ter comunhão com Jesus? Não. A Palavra de Deus afirma: "E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. E eis que havia ali um varão chamado Zaqueu; e era este chefe dos publicanos, e era rico. E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura" (Lc 19.1-3). Ele não subiu na figueira porque estava desejoso de ter comunhão com Jesus, mas porque estava curioso para vê-lo.
Terceira pergunta para reflexão: O verdadeiro adorador deve agir como Zaqueu, ou como o salmista, que, ao demonstrar o seu desejo de estar na presença de Deus, afirmou: "Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?" (Sl 42.1,2)? Será que o pecador e enganador Zaqueu tinha a mesma sede do salmista? Por que um verdadeiro adorador desejaria ser como Zaqueu?

O pior cego é aquele que não quer ver...


A Igreja Mundial do Poder de Deus

 é tida como a igreja neopentecostal que mais cresce no Brasil. Tem mais de 2.300 templos e ocupa quase toda a programação da Rede 21, além de horários em outros canais. Quando foi fundada pelo apóstolo Valdemiro Santiago, em 1998, o então motorista de caminhão Givanildo de Souza começava a trabalhar em Sorocaba, no interior de São Paulo. Entusiasmado com as promessas de cura, enriquecimento e ressurreição, ele resolveu trocar o caminhão pelos templos. Virou discípulo de Valdemiro e obreiro da Mundial. Para provar sua proximidade com Valdemiro, Givanildo exibe fotos de sua família com a de Valdemiro, todos em trajes de lazer.

A dedicação ao altar lhe rendeu promoções. Givanildo passou por várias cidades até ser transferido para Araçatuba, a 525 quilômetros da capital paulista. Lá ficou responsável por 14 igrejas. Como pastor regional, chefiava os colegas e respondia pelo dinheiro arrecadado. Semanalmente, diz, enviava para a sede os montantes recolhidos. O vínculo com a Mundial durou até julho deste ano. Depois de se declarar descontente, Givanildo decidiu sair e agora faz acusações contra a Mundial. Ele afirma que era orientado a distorcer trechos da Bíblia para aumentar a arrecadação com os fiéis. É a primeira vez que um dissidente da Mundial dá um depoimento assim.

Representantes da igreja foram procurados para comentar, mas não quiseram responder. A seguir, suas principais afirmações sobre o funcionamento da Mundial.

A pressão por arrecadaçãoOs líderes da Igreja Mundial, segundo Givanildo, estabelecem metas financeiras a seus subordinados e cobram resultados. "Se eu não dobrasse o valor, ia ser mandado embora com minha família e tudo", diz. Givanildo conta que, um pouco antes de deixar a Mundial, despachava para a sede cerca de R$ 300 mil por mês, oriundos do bolso dos fiéis. "Depositava na conta da igreja. Às vezes, pediam para levar em mãos."

A pressão por arrecadação e as técnicas para extrair dinheiro de fiéis, segundo ele, eram ditadas pelo bispo Josivaldo Batista, o segundo homem da Mundial. Josivaldo, diz, lidera a segunda parte dos encontros periódicos de pastores para falar de crescimento financeiro. "A primeira parte da reunião é televisionada. Depois que desligam tudo, o bispo Josivaldo começa a falar: ‘O negócio é o seguinte, se não crescer, vamos fazer umas trocas aí. Vamos botar os pastores lá no fundão do Nordeste, no meio do mato’."

O uso da Bíblia

Givanildo diz que, nas reuniões, Josivaldo também mostra como usar trechos da Bíblia para aumentar a arrecadação. "Houve uma campanha feita em cima de Isaías 61:7, sobre a dupla honra. Aí surgiu a proposta de pedir 30% do salário da pessoa." Esse versículo diz o seguinte: "Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; (…) por isso na sua terra possuirão o dobro e terão perpétua alegria". Segundo Givanildo, os pastores passaram a pregar que para obter a "dupla honra" era necessário "dobrar" o dízimo e dar mais 10% do salário como oferta. Total: 30%. O "trízimo" ficou conhecido como uma inovação introduzida pela igreja de Valdemiro.

Outra orientação comum, diz Givanildo, é fazer associações simplórias entre números citados em textos sagrados e metas de ofertas. Num trecho bíblico que descreve uma batalha está dito que 7 mil guerreiros "não se dobraram a Baal". É o que basta para uma associação. Depois de reler essa frase aos fiéis, os pastores passam a pedir doações de 7 mil pessoas, insinuando que se trata de uma determinação bíblica.

A barganha pela água benta
Na Mundial, de acordo com Givanildo, o acesso a bens sagrados são barganhados. Josivaldo, diz ele, mandava distribuir água benta só aos que contribuíssem financeiramente. "A gente tinha de dizer assim: ‘Eu quero 200 pessoas com oferta de R$ 100, que eu vou dar uma água’. Para aquelas que não tinham oferta, não podia dar."

Os motivos da ruptura

"Eu fazia meu melhor no altar, só que quando chegava nesse momento de pedir oferta não me sentia bem. Ficava enojado", afirma. "Se a igreja está passando necessidade, não pode ter fazenda, clube." Givanildo conta que era considerado "rebelde" por não colocar em prática as campanhas de ofertas acima de R$ 100. E, quando o faturamento caía, era acusado de roubo, diz. "Um dia, na reunião, o bispo Josivaldo, querendo me humilhar, gritou assim: ‘Pastor Souza, vem aqui na frente’. Ele disse que tinha uma acusação, que eu estava pegando propina de outros pastores."

A nova igreja

Fora da Mundial, Givanildo montou sua própria igreja, a Missionária do Amor. Seu primeiro templo, em Araçatuba, tem sistema de som, grafite na parede e quase uma centena de bancos estofados. Com que dinheiro montou tudo isso? "Tem gente que acredita e está me ajudando", afirma. Sua igreja não parece ser muito diferente da Mundial. Givanildo afirma que, pelo menos no que diz respeito à forma de pedir ofertas, não segue os passos de Valdemiro.


Fonte: Ogalileo



Comentário do Pastor:
Queridos, não se iludam: Igreja Universal do reino de Deus, Igreja Internacional da graça de Deus, e outras "Neo"
são tudo farinha do mesmo saco. PRONTO, FALEI.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Quem merece confiança?


Podemos confiar nas pessoas? Parece uma questão de difícil resposta. Hoje amizades verdadeiras estão se tornando raridade, depositar confiança no próximo tem se tornado, em algumas ocasiões, uma experiência frustrante; e diante desse descrédito, prolifera-se o número de pessoas que preferem viver isoladas a ter que se relacionar. O famoso ditado popular nos amedronta: antes só, que mal acompanhado. Seria essa uma verdade incontestável?

Na realidade, não há quem consiga viver sozinho, é melhor ter companhias, ainda que não sejam as melhores. A alma humana não foi feita para se enclausurar nas celas da solidão. Temos necessidade de nos relacionar, nos doar, compartilhar. Embora vivamos em um tempo de total indiferença e egocentrismo, a essência do ser humano não mudou, buscamos as pessoas ideais a quem queremos chamar de amigos, em quem queremos confiar.

Quando não podemos confiar naqueles com quem nos relacionamos, em parte a culpa é nossa! São as nossas escolhas. Ainda assim, faz-se necessário estar ciente de que todas as pessoas que amamos podem inevitavelmente nos decepcionar. No entanto, não dá pra se render ao ostracismo. A vida é muito curta pra se fingir viver. Não dá pra viver sem amar, sem ter pessoas, sem obedecer às necessidades do coração. Confiar nas pessoas certas é uma conquista, nem todos alcançam. As feridas não cicatrizam facilmente. Ainda assim, vale à pena! Não desacredito. Não entrego os pontos...

Cativar e construir amizades às vezes requer compreensão. Imagine se diante de todas as falhas dos discípulos – que não foram poucas, Jesus tivesse se afastado deles. Ele poderia ter dado continuidade ao Seu ministério sozinho, mas não o fez. Ele não se arrependeu nem de ter escolhido o traidor. A profecia dizia: “Leais são as feridas feitas pelo amigo, mas os beijos do inimigo são enganosos”. Provérbios 27:6. Uma verdade preciosa a cerca dos amigos: nos magoam com a verdade e preferem nos ferir à ver nosso insucesso futuro.

Quando compartilhamos amizades reais, a vida tem mais significado, o ser humano se mostra mais terno. Podemos confiar, mesmo correndo o risco de se machucar, e é melhor arriscar, que se tornar descrente, insensível. A própria Bíblia proclama, jubilosa, o brio de grandes amizades enraizadas em bases de afeto e confiança; o principal exemplo é o próprio Deus e o homem que formou. Ele ainda acredita em nós! Num mundo infeliz, é desastroso não ter ninguém, é angustiante não poder ser amigo, é lastimável ter medo da falsidade e enxergar o amor na masmorra da dúvida. A confiança nasce da necessidade de compartilhar, exatamente porque precisamos muito uns dos outros. E não há ninguém que não precise de ninguém. Quem não arrisca vive só. A amizade edificada em Cristo inspira confiança. O cordão de três dobras não se quebra facilmente.

Eder Barbosa de Melo

terça-feira, 14 de setembro de 2010

QUANDO A PEDOFILIA BATE À SUA PORTA...



Sempre achamos que tudo só acontece com o vizinho.
Achamos que só em novela ou filmes esse tipo de coisa ocorre.
Mas tem uma hora que a coisa acontece do nosso lado; E o pior, Chega o momento que acontece conosco.

Era apenas mais uma segunda-feira. Eu estava chegando em casa depois de meu plantão de 12 horas no hospital onde trabalho na zona sul do Rio de Janeiro. Ao entrar pela porta de casa observei que minha esposa já estava acordada e já preparara o café (coisa dificílima de acontecer. Ela odeia acordar cedo ). Com muito cuidado e tentando não me assustar, ela me deu a notícia:  A pedofilia havia alcançado pessoas de nosso círculo de amigos. Um casal de nossa igreja onde o esposo, obreiro nosso, ainda estava trabalhando quando recebeu a notícia de que a esposa estava no hospital; motivo: Havia recebido uma revelação terrível de sua própria filhinha de somente 3 anos de idade.
                                                                      ***
Ainda trêmula a irmã narrava novamente tudo o que ouvira de sua filhinha. Agora nós já estávamos em sua casa: minha esposa, eu e o outro pastor de nossa igreja. Ela revivia cada palavra como se tivesse estado lá. O ato havia sido cometido por um vizinho, amigo íntimo da família cuja esposa "crente" ostentava a fama de mulher virtuosa que viva dando lições de moral em todos da vizinhança. Agora essa mesma "irmã santarrona" estava desaparecida junto com o marido que fugiu ao saber que os pais da criança tiveram conhecimento do acontecido.
A linda menininha agia como se nada tivesse ocorrido. Dádiva concedida pela pouca idade. Ela nem sabia o que havia lhe acontecido, apenas demonstrava receio em certas ocasiões como; por exemplo: na hora de tomar banho. Ela não deixava o pai, em hipótese nenhuma, lavar suas genitais. Ela chorava e soluçava compulsivamente. Eles não entendiam o porquê até o dia de hoje...
                                                                      ***
Ainda estávamos consolando o casal quando o celular da irmã, mãe da menininha tocou: Era a mulher do vizinho pedófilo. Com o telefone no "viva voz" ouvimos a "irmã"  defender o marido e perguntar qual a delegacia em que foi dada a queixa de abuso, pois eles iriam se apresentar. Não precisa nem dizer que eles não apareceram, né?

O desejo do pai da menina, nosso obreiro, era matar, trucidar, esquartejar e outros "ar", o pedófilo, ex amigo de sua confiança. Um dia antes, a mãe da menina, irmã de nossa igreja, chegou a ir na casa do "dito cujo" para atear fogo no mesmo, mas em cima da hora não conseguiu.
Nossa!!! O que é isso? Eles não são da sua igreja pastor? que espécie de cristãos eles são? E o perdão? E não pagar mal com o mal? - VOCÊ PODERIA ME QUESTIONAR ESSE TIPO DE COISA. MAS SABE QUAl A RESPOSTA QUE EU TE DARIA:

- VOCÊ DIZ ISSO PORQUE NÃO FOI COM O SEU FILHO, MEU QUERIDO!!! POR FAVOR, VAMOS DEIXAR DE SER HIPÓCRITAS!!!
SE VOCÊ SE DEPARASSE COM O HOMEM QUE VIOLENTOU SUA FILHINHA DE 3 ANOS, SERIA CAPAZ DE OLHAR NOS OLHOS DELE, DAR UM FORTE ABRAÇO E DIZER: EU TE PERDOO?  DUUUUUUUUUUUUUUUUUVVVVIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIDDDDOOOOOOOOOOOOOO!!!!

É claro que não temos o direito de tirar a vida de ninguém. E tenho a certeza de que quando tudo passar e o sangue esfriar aquele casal de irmãos verá que a melhor coisa a ser feita foi o que eles fizeram: deixar a justiça com a polícia e com Deus. Se fizessem o que a carne estava pedindo no momento, com certeza, destruiriam as suas vidas. Como diz o mestre Neil: "O mal só nos alcança quando ele é capaz de nos fazer a sua imagem e semelhança".

Mas é claro que vc não vai dizer uma coisa dessas a um pai e uma mãe que acabaram de ter sua querida filhinha abusada por um doente sem escrúpulos, digno de pena.
Deus entende o sentimento de ódio e vingança que os pais estão sentindo no momento, afinal, somos humanos. Ele não é conivente com o ato, mas entende quando o pai diz: "Que esse desgraçado não passe em minha frente, senão eu acabarei com a raça dele". Quem somos nós para julgar um pai nessa situação? Será que não diríamos coisa pior?
Deus, em sua infinita sabedoria e misericórdia, não permitiu que eles cruzassem com o malfeitor e agora estamos cuidando deles. Toda igreja os está visitando e mandando mensagens de solidariedade.

Foram os próprios pais que me autorizaram a publicar este post. Eles querem que sua experiência seja um alerta a todos os pais: "O perigo vem de onde não se espera."
Precisamos abordar este assunto com mais ênfase em nossas igrejas, afinal, dentro delas isso também acontece e não podemos ser hipócritas nem nos alienar. Não podemos tapar nossos olhos, pensando que só acontecerá com o vizinho e só começarmos a nos mexer quando a situação bater à nossa porta...


ESSE CASAL SÃO LEITORES ASSÍDUOS DE NOSSO BLOG. SE VOCÊ TIVER UMA PALAVRA DE ÂNIMO E ESPERANÇA PARA ELES PUBLIQUE EM NOSSOS COMENTÁRIOS. TODAS AS PALAVRAS DE CONFORTO E TODAS AS ORAÇÕES SÃO VÁLIDAS.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

FALA-SE MUITO... AGE-SE NUNCA!


Esse não é mais um post sobre "desigrejados". Até porque, se somos igreja, "desigrejado" é aquele que não faz partedo corpo místico de Cristo.
Dessa vez quero falar de outro tipo de gente: Os "pseudo-desigejados". É... é isso mesmo! Essa classe existe e me deparo com dezenas deles todos os dias.

Era um sábado lindo e ensolarado. Estávamos no templo com os jovens numa atividade recreativa. Em meio a mesa de pingue-pongue, playstation e muita conversa fiada (sim, às vezes jogar conversa fora faz bem) chega o amado irmão.
Ele a muito saiu de nossa congregação. Decidiu que iria "buscar Jesus na sua casa". É nítido que pessoas desse tipo sentem uma falta danada do convivio com o corpo, mas seu orgulho fala mais alto que a voz do Espírito Santo dentro dele.

Pois bem. Conversa vai, conversa vem, o amado irmão entra no assunto: " Olha querido, recebí ontem um vídeo de uma missionária que foi presa e torturada por pregar o evangelho num país distante e está pedindo oração à toda igreja."   ATÉ AÍ, GLÓRIA A DEUS PELA VIDA DELA. MAS ELE CONTINUA:
" E é nessas horas que eu digo para minha esposa: - Que crentes sem vergonha nós somos! Enquanto a irmã morre lá, n´s cá não fazemos nada. Olha irmão, eu morro de vergonha por todos nós. Nem sequer temos coragem de acordar de madrugada para orar pelo nosso próximo."  -INDA FOI ALÉM: - " Sabe, nosso próximo não é o nosso irmão que está na igreja do nosso lado não (nosso lado? Ele nem é mais de igreja (instituição) nenhuma!!!), nosso próximo é aquele que está lá do outro lado do mundo e nós nem conhecemos".        COMO ASSIM???!!!!!

Pessoas do tipo desse irmão estão brotando nas igrejas igual erva daninha. São "Pseudo-desigrejados". Pessoas que não querem estar debaixo dos olhares de seus irmãos; que querem fazer o que bem entendem sem serem "julgados". Pessoas que não conseguem ser submissas, extremamente carnais e que não aceitam que o irmão busque a santidade e tenha um relacionamento real com Deus, pois elas não o conseguem e acham que é só "encenação".
Acham que estão "por cima da carne seca", pois tem uma comunhão "diferente" com Deus. Uma coisa transcedental... mística, quase esotérica.
Torcem todos os dias para a igreja da qual saíram fechar as portas e os irmão irem a sua casa pedir ajuda para que possam finalmente proferir sua frase triunfal: " Viu como EU estava certo?"
Ainda "fisgam" os mais ingênuos e colocam suas idéias "pseudo-cristãs" na cabeça de suas vítimas com uma falsa idéia de comunhão, caridade e "amor ao próximo" ue; segundo eles, não existe mais na "igreja".

Enquanto aquele irmão falava eu contemplava todos aqueles jovens. Estavam em paz, em comunhão uns com os outros, sendo ensinados em amor...
No domingo seguinte esses mesmos jovens apresentaram uma peça teatral onde várias pessoas voltaram para os caminhos de Jesus e muitos que não o conheciam foram tocados e renderam-se ao apelo do Espírito Santo. Agora, esses mesmos jovens e a IGREJA em sí estão "adotando" essas pessoas, dando carinho, amor e ensinamento. Muitos darão trabalho até andarem sozinhos, mas é para isso que o corpo existe, para dar suporte até que aquela pessoa tenha sua vida íntima com o mestre. Em comunhão, de acordo com sua palavra.

Fico me perguntando onde estava aquele irmão "desigrejado" no momento em que DEUS fez maravilhas naquele culto de domingo à noite que foi dirigido espcialmente pelo Espírito Santo. Talvez, enquanto aquele jovem tomava a decisão de sair do mundo das drogas e voltar para a casa de seus pais, aquele irmão "santidade pura" estava esparramado em seu sofá vendo domingão do Faustão. Talvez, enquanto as lágrimas rolavam do rosto daquela senhora que, finalmente encontrando razão para sua vida em Jesus, ajoelhava-se diante Dele, o amado irmão misticão lava louças e esquentava sua janta.

Não quero dizer aqui que sou contra essas pessoas que tem saído de suas congregações por não concordar com o modelo apresentado. Pelo contrário! Concordo com a maioria dos motivos que esses irmãos ávidos por Cristo apresentam. A minha BRONCA é com essa raça que só sabe falar, falar e falar.
Tenho amigos que equilibram muito bem a questão de a instituição estar indo por um caminho estranho e ter que voltar ao caminho correto.
O grande problema é que surge a cada dia esses "pseudo-desigrejados" que, na verdade, não querem uma solução pra nada. O negócio deles é falar. Muitos até tem ótimas soluções e teorias de "como poderia dar certo" ou " o que teria que ser feito", mas o final é sempre o mesmo falatório pseudo-intelectual que não chega a nehuma solução prática. Enfim, vivem num eterno "ensaio" do que seria o "verdadeiro evangelho" e a verdadeira igreja de Cristo", mas não saem disso.
Posso estar até errado em muitas coisas que pratico e, sei que a instituição pode corrigir muitas coisas, porém, essa correção deve ser feita com o corpo em ação e não estático. É muito fácil dizer que está tudo errado, mas a pergunta que eu te faço neste post, à VOCÊ que a tudo critica:

O QUE VOCÊ TEM FEITO PARA MUDAR ESSA SITUAÇÃO???!!!
O QUE VOCÊ TEM FEITO?

As vezes é preciso muito mais que orar.
Enquanto você fica aí no seu mundinho apontando e julgando, eu estarei lá fora... ganhando almas pra Jesus, tá bom? E almas que permanecerão nele através do amor e cuidado.

QUANDO VOCÊ DECIDIR SE LEVANTAR E FAZER ALGO A RESPEITO ME AVISE.
PAZ.


O Pastor, indignado com tanto falatório vazio.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Sobre artificialismo entorpecente

Por Eder Barbosa de Melo



Confesso: tenho vivido tempos de desmotivação espiritual. Persistindo para não ser atropelado pela série de conflitos que surgem todos os dias entre os cristãos, tentando engavetar pensamentos que teimam em me amofinar.

Por longos anos, tenho tentado não perder o rumo. Sei que viver para Deus é questão de motivação. Meu esforço se concentra em não me permitir esfriar, me afogar na letargia evangélica e chegar tamanha apatia de frequentar a igreja por mera obrigação dominical, ou cantar só para acompanhar o coro costumeiro, pegar carona na fé, um crente no piloto automático.

Se já não me resta paciência para esse evangelho desbotado, constato que muitos cristãos sofrem voluntariamente de um mal que repudio, a manipulação.

Não dá pra negar, chega de hipocrisia, a manipulação é uma realidade da igreja. Ela está presente em diversas áreas eclesiásticas, principalmente as que lidam com “mordomias” políticas e econômicas. Estou cansado de ver lideranças cristãs focalizando suas motivações na temporalidade, no poderio sócio-político que visa angariar recursos para seus projetos megalomaníacos tendo como mão-de-obra barata um rebanho alienado.

No meu exercício de detectar incoerências dos discursos articulados nos púlpitos, recordei-me de um longa com um roteiro instigante, O show de Truman, o show da vida (The Truman show) de 1998, protagonizado pelo ator e comediante americano Jim Carrey. A trama conta a historia de um vendedor de seguros (Truman/Carrey) que mora com a esposa num paraíso pacífico, onde todos convivem harmoniosamente. Na realidade, a vida Truman é uma grande mentira. Trata-se de um reality show de sucesso no mundo inteiro.

O show de Truman discorre com clareza sobre aspectos sociais pertinentes a começar pelas relações sociais e afetivas do protagonista, todas falsas e inconsistentes, e critica a hegemonia televisiva, bem como a alienação das massas quanto a alguns tipos de programações.

O artificialismo moderno é o pano de fundo de um drama que alerta para o fato de que as pessoas podem estar vivendo sob a manipulação. As regras eram ditadas de maneira capitalista, tudo era comercial e o programa era um fenômeno de audiência. As pessoas estão sempre querendo interferir na vida dos outros. O show de Truman era viciante!

O grande manipulador era o diretor do programa, que se considerava uma espécie de deus, sendo Truman a sua criação. Relação verossímil com as atitudes de alguns líderes religiosos. Ostentam boa intenção engendrando um discurso convincente, mas que na verdade querem ser roteiristas e diretores do cenário evangélico, usurpando da boa fé alheia, estabelecendo uma opressão dominadora, burlando a Palavra de Deus para construir um sistema fantasioso, onde as pessoas preferem viver de ilusão. Durkheim definiria como Coerção social, isto é, a força que os fatos exercem sobre os individuos, levando-os a se conformarem com as regras da sociedade em que vivem, independentemente de suas vontades e escolhas.

Truman não tinha consciência de sua condição. Um pássaro engaiolado cujo direito de voar lhe foi roubado. É triste se conformar com uma verdade convencionada para favorecer alguém. Quando começou a desconfiar da realidade, ele percebeu que precisava de explicações, precisava sair da esfera da artificialidade, precisava enxergar a luz, tinha necessidade de viver.

Os homens estão transformando o cristianismo numa sensaboria. Colocam-se num nível de superioridade hierárquica que os estabelecem acima de qualquer crítica ou reflexão, tudo em nome de Deus. Porque ungido é ungido. Logo, ungido está acima do bem e do mal, um semideus. Morte aos censores do ungido. Morte a todo aquele que ousar desconfiar da artificialidade religiosa. Incontáveis tentativas de assassinato contra minha fé.

Sinto piedade do deus que a igreja criou. Um deus que enjeita o necessitado e que só serve de argumento de manipulação, um deus político que confere poder de igualdade a quem se diz servo, um deus deturpado que escraviza os incautos na mediocridade. Todo ídolo será desbaratado pela verdade. Eu sei que vive o meu redentor, meus olhos contemplarão.

Tenho necessidade de respirar algo novo. Tenho necessidade de viver.