BLOG DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ CAMINHO DO EVANGELHO

NOSSOS POSTS RECENTES

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

COMO ZAQUEU, EU QUERO DESCER...


                                                                                    POR: Ciro Sanches Zibordi


Alguns internautas têm me instigado a analisar a composição "Faz um milagre em mim". Eu vinha evitando fazer isso, a fim de não provocar a ira dos fãs do cantor que interpreta esse hit "evangélico". Afinal, vivemos em uma época em que dar uma opinião à luz da Bíblia desperta a fúria daqueles que dizem ser servos de Deus, mas são, na verdade, fãs, fanáticos e cristãos nominais.
Resolvi, pois, atender os irmãos que desejam obter um esclarecimento quanto ao conteúdo da canção mais cantada pelo povo evangélico na atualidade, a qual começa assim: "Como Zaqueu, eu quero subir o mais alto que eu puder".

Primeira pergunta para reflexão: Zaqueu, quando subiu na figueira, era um seguidor de Jesus, um verdadeiro adorador? Não. Ele era um chefe dos publicanos, desobediente a Deus e corrupto (Lc 19.1-10). Nesse caso, como um crente em Jesus Cristo, liberto do poder do pecado, pode ainda desejar ser como Zaqueu, antes de seu maravilhoso encontro com Jesus?Mas o hit "evangélico" continua: "Só pra te ver, olhar para ti e chamar sua atenção para mim". Outra pergunta para reflexão: Será que precisamos subir o mais alto que pudermos para chamar a atenção do Senhor? Zaqueu, segundo a Bíblia, subiu na figueira por curiosidade. Mas Jesus, olhando para cima, lhe disse: "Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa" (Lc 19.5). Observe que não foi Zaqueu quem chamou a atenção de Jesus. Foi o Senhor quem olhou para cima e viu aquele pecador perdido e atentou para ele (cf. Mt 9.36).
A atitude de Zaqueu que nos serve de exemplo não foi o subir, e sim o descer, para atender o chamamento de Jesus: "E, apressando-se, desceu, e recebeu-o gostoso" (Lc 19.6). Por conseguinte, pergunto: O adorador, salvo, transformado, precisa subir para chamar a atenção de Jesus? Não. Na verdade, o Senhor está com o contrito e abatido de espírito (Is 57.15). Espiritualmente falando, Ele atenta para quem desce, e não para quem sobe (Sl 138.6; Lc 3.30).

Mais uma pergunta para reflexão: Se a atitude que realmente recebe destaque, na história de Zaqueu, foi a sua descida, por que a canção enfatiza a sua subida? O mais lógico não seria cantar "Como Zaqueu, eu quero descer"? Reflitamos. Afinal, como diz uma frase que circula na grande rede, o Senhor Jesus morreu para tirar os nossos pecados, e não a nossa inteligência.
A composição não é de todo condenável, pois o adorador que se preza deve mesmo cantar: "Eu preciso de ti, Senhor. Eu preciso de ti, ó Pai. Sou pequeno demais, me dá a tua paz". Mas, a frase seguinte provoca outra pergunta para reflexão: "Largo tudo pra te seguir". Estamos mesmo dispostos a largar tudo para seguirmos ao Senhor? E mais: É preciso mesmo largar tudo para segui-lo?
O que o Senhor Jesus nos ensina, em sua Palavra? Em Mateus 16.24, Ele disse: "Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me". Renunciar não é, necessariamente, abandonar, largar, mas pôr em segundo plano. A própria família pode ser um obstáculo para um adorador. Deve ele, nesse caso, largá-la, abandoná-la? Claro que não! Renúncia equivale a priorizar uma coisa em detrimento de outra.
Não precisamos largar a família, o emprego, etc. para seguir o Senhor! Mas precisamos considerar essas coisas secundárias ante a relevância de priorizar a comunhão com Jesus (Mt 10.27). Nesta última passagem vemos que o adorador deve amar prioritariamente o Senhor Jesus, mas sem abandonar tudo para segui-lo! Não confundamos renúncia com abandono. O que devemos largar para seguir a Jesus é a vida de pecado, e não tudo.
A canção continua: "Entra na minha casa. Entra na minha vida". O compositor se refere a Zaqueu, mas não foi este quem convidou o Senhor para entrar em sua casa. Na verdade, foi Jesus quem lhe disse: "Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa" (Lc 19.5). Nota-se, pois, que esta parte da canção não é essencialmente cristocêntrica, e sim antropocêntrica. Ela não prioriza a obra que Jesus faz na vida do pecador, e sim o que o homem, o ser humano, faz para conseguir o que deseja. Enfatiza a autoajuda, e não a Ajuda do Alto.
Outra pergunta para reflexão: Um verdadeiro adorador, um servo de Deus, alguém que louva a Jesus de verdade, que canta louvores ao seu nome, não é ainda uma habitação do Senhor? Por que pedir a Ele que entre em nossa casa e em nossa vida, se já somos moradas de Deus (Jo 14.23; 1 Co 6.19,20)?

Quanto a sarar feridas, o Senhor Jesus de fato nos cura interiormente. Mas não pense que estou aqui defendendo a falsa cura interior, associada a regressão psicológica, maldição hereditária, etc. Não! O Senhor Jesus, mediante a Palavra de Deus e a ação do Espírito Santo, cura os quebrantados do coração, dando-lhes uma nova vida (Lc 4.18; 2 Co 5.17).

Quanto à última frase "Faz um milagre em mim", o compositor comete o mesmo erro de português constante da campanha de publicidade da Embratel: "Faz um 21". Na verdade, no caso da canção o correto seria: "Faze um milagre em mim". E, no caso da Embratel: "Faça um 21". Quer saber por quê? Aí já é querer demais, não é? Investigue, pesquise, caro internauta, principalmente se você é um editor de blog. Conhecer o vernáculo é uma necessidade de quem lida com textos.

Diante do exposto, que os pecadores, à semelhança de Zaqueu, desçam, humilhem-se, a fim de receberem a gloriosa salvação em Cristo (Lc 18.9-14). E quanto a nós, os salvos, os verdadeiros adoradores, em vez de subirmos o mais alto que pudermos, que também desçamos a cada dia, humilhando-nos debaixo da potente mão de Deus (1 Pe 5.6), a fim de que Ele nos ouça e nos abençoe (2 Cr 7.14,15).
O Pastor não quer subir como zaqueu não...
A parte mais contestada da composição em apreço sinceramente não me incomoda muito: "Mexe com minha estrutura. Sara todas as feridas". Que estrutura seria essa? No Salmo 103.14 está escrito: "… ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó". Deus, é claro, conhece-nos profundamente. Ele conhece a totalidade do ser humano: espírito, alma e corpo (1 Ts 5.23; Hb 4.12). Creio que o compositor tomou como base o que aconteceu com Zaqueu. O seu encontro com o Senhor mudou a sua vida por completo, "mexeu com a sua estrutura" (Lc 19.7-10). Deus faz isso na vida do pecador, no momento da conversão, e continua a transformar os salvos, a cada dia (2 Co 3.18).
Segunda pergunta para reflexão: Por que Zaqueu subiu naquela árvore? Ele estava sedento por salvação? Queria, naquele momento, ter comunhão com Jesus? Não. A Palavra de Deus afirma: "E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. E eis que havia ali um varão chamado Zaqueu; e era este chefe dos publicanos, e era rico. E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura" (Lc 19.1-3). Ele não subiu na figueira porque estava desejoso de ter comunhão com Jesus, mas porque estava curioso para vê-lo.
Terceira pergunta para reflexão: O verdadeiro adorador deve agir como Zaqueu, ou como o salmista, que, ao demonstrar o seu desejo de estar na presença de Deus, afirmou: "Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?" (Sl 42.1,2)? Será que o pecador e enganador Zaqueu tinha a mesma sede do salmista? Por que um verdadeiro adorador desejaria ser como Zaqueu?

10 comentários:

  1. É isso aí... muito bom, excelente reflexão... Se não se importar vou transcrever esse artigo no meu blog... é claro, fazendo as devidas citações da fonte... Abraços e que Deus o continue abençoando!!!!

    ResponderExcluir
  2. Conhecia esse texto, bacana, manteve um ponto de vista.
    Paz.

    ResponderExcluir
  3. Também conhecia este texto, embora não concorde com tudo que o sr. Ciro escreva. Boa mesmo é a música "Zaqueu" do Stênio Marcius, já ouviram?

    ResponderExcluir
  4. Não ouvi ainda a musica citada pelo eder, mas vou ouvir. QUal o nome do cd, amigo?

    ResponderExcluir
  5. Acho que o que acontece é muita inveja do excelente cantor Régis danese.
    Olha o que essa música está fazendo por aí. Abram os olhos.
    Abcs

    ResponderExcluir
  6. Hehehe... o que a música está fazendo por aí, anônimo?? Creio que apenas dando uma pequena contribuição ao grande estrago que esta funesta teologia centrada no homem tem proporcionado... Realmente, abramos os olhos povo de Deus... Que Deus tenha misericórdia e que Jesus volte logo...

    ResponderExcluir
  7. Interessante reflexão, realmente devemos analisar o que estamos cantando para o Senhor. Parabéns pela postagem!
    E por falar nisso, estou colocando em meu blog os links de blogs que acho interessante e edificantes, para que antes de tudo a palavra de Deus seja cada vez mais divulgada e que meus leitores possam desfrutar de bons textos. É por isso que estou divulgando o seu. Agora ele passa a ficar permanentemente em nossa página principal, pois acreditamos que devemos nos unir para que cada vez mais pessoas venham conhecer a palavra do Senhor.

    Um abraço

    Kamila e Karyne

    http:www.jesusumamigoverdadeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. É MUITO TRISTE LER ESTE COMENTÁRIO... LAMENTÁVEL..

    O QUE VC GANHA, CRITICANDO A MÚSICA DO IRMÃO? QUANTAS ALMAS GANHOU PARA JESUS? QUANTAS PESSOAS SE CONVERTERAM COM SEU COMENTARIO?

    AGORA ME DIGA, QUANTAS PESSOAS SE CONVERTERAM OUVINDO ESSA MÚSICA, QUANDO ESSA MÚSICA TOCOU NO CORAÇÃO...

    SERIA MAIS DIGNO, FAZER COMENTÁRIOS, POSTAR ALGO QUE VENHA A SOMAR PRA DEUS, E NÃO DIMINUIR...

    NA MUSICA ELE TA ADORANDO A DEUS, LEVANDO A PALAVRA ADIANTE, APOSTO QUE FEZ O SEU MELHOR PRA DEUS;

    QUEM ÉS TU PARA JULGAR SE A MÚSICA É CORRETA OU NÃO? SE ESTA PASSANDO UM SENTIDO, QUE DE ACORDO COM O SEU ENTENDIMENTO ESTA EM DESACORDO;DEIXE DEUS JULGAR;


    (MARCOS9:40)- POIS QUEM NÃO É CONTRA NÓS, É POR NÓS

    PENSE NISSO, ANTES DE CRITICAR OUTROS IRMÃOS...

    LEIA A FRASE QUE VC MESMO ESCREVEU EM SEU BLOG, SOBRE POSTAR COMENTÁRIO, TBM SERVE PARA VC: "PODE FALAR A VONTADE,DESDE QUE SEJA PARA EDIFICAÇÃO DO REINO"

    OBS. FALO ISSO DE CORAÇÃO;
    NÃO SOU PASTORA, NEM SOU DOTADA DE GRANDE CONHECIMENTO BIBLICO, NAO SOU MELHOR NEM PIOR DO QUE NINGUÉM. APENAS TENTO SER JUSTA, DE ACORDO COM O AMOR NA PALAVRA.
    DEUS ABÊNÇÕE A TODOS.

    ResponderExcluir
  9. Querida irmã Priscila:

    Primeiramente gostaria que soubesse que amei seu comentário e sua "energia" ao defender aquilo que acredita. Queria que todos os filhos de Deus tivessem essa força na causa do reino.

    Não entendí muito bem a sua posição nem quanto à música citada nem quanto ao reino de Deus:

    1º Parabéns. Escrever um comentário todo em "caps lock on" realmente conseguiu chamar a atenção de todos. (será que como zaqueu?)

    2º Sou pastor, ganho e cuido tantas almas por ano que você nem conseguiria imaginar. E é por amor a essas almas que postei esse texto do amado irmão CIRO SANCHEZ, onde, através desta música (não louvor) denuncia os erros teológicos que nossas igrejas vem sofrendo e, por conseguinte, criando ovelhas defeituosas, não alimentadas com o pão real da vida que é Cristo (Jo 6:35).
    Você não imagina a quantidade de pessoas que atendo feridas e desacreditadas oriundas de "igrejas", inclusive a qual que você diz "IR" que é a Igreja Internacional da Graça de Deus, da qual já fui pastor e, acredite, sei de tudo o que se passa nos bastidores.

    3º Estranho você usar a expressão "não julgueis". Você a usa extremamente fora de contexto. Veja o que o apóstolo Paulo fala em I Coríntios 14:29, mas leia todo o contexto a partir do verso 26. Na igreja devemos julgar SIM, tudo o que for dito e feito assim como os crentes de Beréia que não engoliam qualquer coisa de qualquer um. Eles julgavam até o que Paulo pregava(Atos 17:10,11,12).

    4º Quando você cita Mc 9:40 está certíssima: Essa música, assim como várias outras de cantores mercenários que estão por aí são TOTALMENTE CONTRA O REINO DE DEUS por ensinarem doutrinas estranhas (Gal 1:8) e realmente são CONTRA nós.

    5º Agora, minha querida irmã: Se você não é dotada de conhecimento bíblico, como vc mesma diz em seu comentário, como quer debater algo que concerne exatamente à palavra de Deus?
    Tentar ser justa não basta. Deve-se estar apoiada na justiça que é a palavra de Deus e o reino de Deus (Rom 14:17).

    Enfim, agradeço de coração seu comentário e o blog sempre estará aberto as mais diversas opiniões DESDE QUE SEJA PARA EDIFICAÇÃO DO REINO.
    Postarei este comentário em seu blog tbm e já estou te seguindo. Espero que esse seja o início de uma grande amizade.

    Em amor, graça e Paz;

    O Pastor.

    ResponderExcluir
  10. Ative mais de 500 canais em sua Smart TV www.smarttvhd.com.br

    ResponderExcluir

PODE FALAR A VONTADE, DESDE QUE SEJA PARA EDIFICAÇÃO DO REINO: