BLOG DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ CAMINHO DO EVANGELHO

NOSSOS POSTS RECENTES

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

FALA-SE MUITO... AGE-SE NUNCA!


Esse não é mais um post sobre "desigrejados". Até porque, se somos igreja, "desigrejado" é aquele que não faz partedo corpo místico de Cristo.
Dessa vez quero falar de outro tipo de gente: Os "pseudo-desigejados". É... é isso mesmo! Essa classe existe e me deparo com dezenas deles todos os dias.

Era um sábado lindo e ensolarado. Estávamos no templo com os jovens numa atividade recreativa. Em meio a mesa de pingue-pongue, playstation e muita conversa fiada (sim, às vezes jogar conversa fora faz bem) chega o amado irmão.
Ele a muito saiu de nossa congregação. Decidiu que iria "buscar Jesus na sua casa". É nítido que pessoas desse tipo sentem uma falta danada do convivio com o corpo, mas seu orgulho fala mais alto que a voz do Espírito Santo dentro dele.

Pois bem. Conversa vai, conversa vem, o amado irmão entra no assunto: " Olha querido, recebí ontem um vídeo de uma missionária que foi presa e torturada por pregar o evangelho num país distante e está pedindo oração à toda igreja."   ATÉ AÍ, GLÓRIA A DEUS PELA VIDA DELA. MAS ELE CONTINUA:
" E é nessas horas que eu digo para minha esposa: - Que crentes sem vergonha nós somos! Enquanto a irmã morre lá, n´s cá não fazemos nada. Olha irmão, eu morro de vergonha por todos nós. Nem sequer temos coragem de acordar de madrugada para orar pelo nosso próximo."  -INDA FOI ALÉM: - " Sabe, nosso próximo não é o nosso irmão que está na igreja do nosso lado não (nosso lado? Ele nem é mais de igreja (instituição) nenhuma!!!), nosso próximo é aquele que está lá do outro lado do mundo e nós nem conhecemos".        COMO ASSIM???!!!!!

Pessoas do tipo desse irmão estão brotando nas igrejas igual erva daninha. São "Pseudo-desigrejados". Pessoas que não querem estar debaixo dos olhares de seus irmãos; que querem fazer o que bem entendem sem serem "julgados". Pessoas que não conseguem ser submissas, extremamente carnais e que não aceitam que o irmão busque a santidade e tenha um relacionamento real com Deus, pois elas não o conseguem e acham que é só "encenação".
Acham que estão "por cima da carne seca", pois tem uma comunhão "diferente" com Deus. Uma coisa transcedental... mística, quase esotérica.
Torcem todos os dias para a igreja da qual saíram fechar as portas e os irmão irem a sua casa pedir ajuda para que possam finalmente proferir sua frase triunfal: " Viu como EU estava certo?"
Ainda "fisgam" os mais ingênuos e colocam suas idéias "pseudo-cristãs" na cabeça de suas vítimas com uma falsa idéia de comunhão, caridade e "amor ao próximo" ue; segundo eles, não existe mais na "igreja".

Enquanto aquele irmão falava eu contemplava todos aqueles jovens. Estavam em paz, em comunhão uns com os outros, sendo ensinados em amor...
No domingo seguinte esses mesmos jovens apresentaram uma peça teatral onde várias pessoas voltaram para os caminhos de Jesus e muitos que não o conheciam foram tocados e renderam-se ao apelo do Espírito Santo. Agora, esses mesmos jovens e a IGREJA em sí estão "adotando" essas pessoas, dando carinho, amor e ensinamento. Muitos darão trabalho até andarem sozinhos, mas é para isso que o corpo existe, para dar suporte até que aquela pessoa tenha sua vida íntima com o mestre. Em comunhão, de acordo com sua palavra.

Fico me perguntando onde estava aquele irmão "desigrejado" no momento em que DEUS fez maravilhas naquele culto de domingo à noite que foi dirigido espcialmente pelo Espírito Santo. Talvez, enquanto aquele jovem tomava a decisão de sair do mundo das drogas e voltar para a casa de seus pais, aquele irmão "santidade pura" estava esparramado em seu sofá vendo domingão do Faustão. Talvez, enquanto as lágrimas rolavam do rosto daquela senhora que, finalmente encontrando razão para sua vida em Jesus, ajoelhava-se diante Dele, o amado irmão misticão lava louças e esquentava sua janta.

Não quero dizer aqui que sou contra essas pessoas que tem saído de suas congregações por não concordar com o modelo apresentado. Pelo contrário! Concordo com a maioria dos motivos que esses irmãos ávidos por Cristo apresentam. A minha BRONCA é com essa raça que só sabe falar, falar e falar.
Tenho amigos que equilibram muito bem a questão de a instituição estar indo por um caminho estranho e ter que voltar ao caminho correto.
O grande problema é que surge a cada dia esses "pseudo-desigrejados" que, na verdade, não querem uma solução pra nada. O negócio deles é falar. Muitos até tem ótimas soluções e teorias de "como poderia dar certo" ou " o que teria que ser feito", mas o final é sempre o mesmo falatório pseudo-intelectual que não chega a nehuma solução prática. Enfim, vivem num eterno "ensaio" do que seria o "verdadeiro evangelho" e a verdadeira igreja de Cristo", mas não saem disso.
Posso estar até errado em muitas coisas que pratico e, sei que a instituição pode corrigir muitas coisas, porém, essa correção deve ser feita com o corpo em ação e não estático. É muito fácil dizer que está tudo errado, mas a pergunta que eu te faço neste post, à VOCÊ que a tudo critica:

O QUE VOCÊ TEM FEITO PARA MUDAR ESSA SITUAÇÃO???!!!
O QUE VOCÊ TEM FEITO?

As vezes é preciso muito mais que orar.
Enquanto você fica aí no seu mundinho apontando e julgando, eu estarei lá fora... ganhando almas pra Jesus, tá bom? E almas que permanecerão nele através do amor e cuidado.

QUANDO VOCÊ DECIDIR SE LEVANTAR E FAZER ALGO A RESPEITO ME AVISE.
PAZ.


O Pastor, indignado com tanto falatório vazio.

7 comentários:

  1. O melhor È Estar em Comunhão Com O Corpo E Ter A Felicidade de Ver Seu Irmão Feliz E PODER AJUDA-lo ISSO Não T E M , P R E Ç O ;. OS Dias ,mas Feliz pra min é quando estou com, Meus queridos irmãos ; fico louca para chegar sabado e domingo . e quarto e quando a saudade fica mas forte agente sempre se encontra no shooping no cinema ou até em uma simples praça ! NÃO TEM PREÇO

    ResponderExcluir
  2. Só pra constar, esse comentário aí de cima não é do PAstor não. Foi minha querida cunhada (filha) que entrou e comentou sem saber q estava no meu login.
    PAZ.

    ResponderExcluir
  3. I'm appreciate your excellent photographs. Please keep on working hard.

    ResponderExcluir
  4. Exite os que FALAM e os que FAZEM!
    A escolha está sempre disponível a todos...Não existe nada melhor que está em comunhão com nossos irmãos, vê-los felizes diante de Deus mesmo em meio à tempos difíceis. Esperam uns nos outros... Suporte.

    ...Bom é que sejam dois pois quando um cair, o outro o levanta! E assim vamos que Vamos!

    Sou Feliz com Deus e com a Família que Ele me deu e que não pára de crescer!

    Que Você possa a cada dia, escolher a melhor parte: Cuidar da coisas de Deus(Buscar em 1º Lugar a Vontade de Deus)!

    Paz a todos!

    ResponderExcluir
  5. Eu concordo que ser desigrejado por ser não leva ninguém a nada, só a ostracismo, arrogância e pecado. Se "desinstitucionalizar" somente pra ficar de fora atirando pedras não é legal, não creio que seja esse o barato da coisa.

    Acho que o verdadeiro sentido dessa atitude deve ser a busca de uma verdadeira vida com Cristo, um relacionamento íntimo e sincero com aquele que é o cabeça. Sou desinstitucionalizado também, mas não critico quem não o seja. Tenho minha opinião, falo dela, mas me relaciono com os institucionalizados normalmente e estou pronto a serví-los sempre que precisam, e sempre que posso.

    Acredito que o sistema eclesiástico atual (que vigora na maioria das congregações), esse sim gera crentes fracos, subdesenvolvidos e eternamente dependentes do líder. Creio que isso amputa a vida espiritual da igreja, impendido-a de crescer em comunhão íntima e verdadeira com o Amado (pois elas acabam sempre dependendo de um sacerdote - direta ou indiretamente - para confirmar suas atitudes) e dilacera a vida do líder, sem necessidade, pois ele assume um papel que não é seu. Alguns preferem permanecer assim por conta de vaidade, por status. Outros, por desconhecimento. Eu era assim, até que me fiz essa pergunta: por que estou nessa posição?

    Não digo que todos são assim, mas grande parte dos pastores da atualidade são apenas fachada, como eu era. Apascentam os outros, mas não a si mesmos. Colocam fardos pesados sobre os outros mas não querem este mesmo fardo sobre si. Hoje, pelo menos, sou mais honesto comigo mesmo e com meus amigos e irmãos. Não posso apascentar ninguém sem antes ser ovelha de Cristo. Não posso discipular ninguém se não sou discípulo do Mestre.

    Minha opinião é essa: as instituições que realmente desejarem crescer biblicamente (e os líderes que não quiserem ver sua família correndo o risco de se desmantelar a cada nova crise na congregação - e nem quiserem ficar passando mal com pressão alta e coisas desse tipo) devem:
    1º - procurar a liderança do Ungido;
    2º - Entregar a noiva a quem de direito: ao noivo;
    3º - desvincular a congregação do templo, mesmo que façam uso dele;
    4º - Ser discípulo antes de discipular;
    5º - Ensinar somente o que vive, e ensinar isso vivendo na prática.
    6º - valorizar as disciplinas espirituais (oração, leitura bíblica e amor)
    7º - Viver serviço, evangelização e comunhão e ensinar isso na prática.

    Acho que já falei demais. Vou agir...

    ResponderExcluir
  6. Esse aí de cima é um dos amigos que falei: Consegue equilibrar perfeitamente a questão. Sou fâ desse cara.
    Rodrigão Munizão papai do João.

    PAZ.

    ResponderExcluir
  7. Olá Pastor,
    Quero te parabenizar pelo Blog e pelas suas postagens. Já me tornei um seguidor.
    Quero aproveitar para te convidar a visitar e o meu Blog Teologia Inteligente e, se desejar, também segui-lo.
    Ah, e por favor, não deixe de comentar nossa última postagem; é só clicar aqui.
    Juntos somos mais eficazes na proclamação do Evangelho !!!
    Te espero lá...
    Soli Deo Gloria !!!

    ResponderExcluir

PODE FALAR A VONTADE, DESDE QUE SEJA PARA EDIFICAÇÃO DO REINO: