BLOG DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ CAMINHO DO EVANGELHO

NOSSOS POSTS RECENTES

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

MOMENTOS FINAIS DE 2010: "Amigos"


Era uma tarde de 2º feira que tinha tudo para ser como qualquer outra.
Geralmente, as segundas-feiras são os meus dias de "ressaca". Sim, porque na maioria das vezes os domingos são intensos ( Cultos, atendimentos, visitas, reuniões, ensaios, etc, etc, etc, ) e quase sempre a última noite anterior foi de trabalho duro no plantão que tiro no hospital onde trabalho.

Porém, essa segunda-feira em especial não foi como as outras. Como já disse a tarde acabara de dar seus primeiros sinais com o início do jornal informativo típico da tarde que eu assistia, sonolento, deitado na cama em meu quarto. - " Um cochilo à tarde sempre cai bem". -  Eu pensava. Foi quando o inesperado aconteceu:
Derepente, um grito, um chamado característico cortou o ar e quebrou o silêncio daquela tarde tão preguiçosa. Eu reconhecia a voz que me chamava no portão de casa. Como poderia esquecer? Já não ouvia aquela aguda voz infantil a muito tempo, desde que tudo aconteceu, desde a separação.

Se você der uma olhada nas primeiras postagens desse blog encontrará uma referência ao acontecimento. Foi uma postagem que está entre as primeiras, no mês de abril, eu acho. Lá, retrato a dor de se perder um companheiro de ministério e a saudade de um amigo.
Foi um episódio terrível, que marcou a todos. Por causa de interesses particulares uma ruptura surgiu no ministério e um casal de amigos decidiu afastar-se. Foi tudo muito doloroso. Muitas coisas foram faladas, muitas feridas foram abertas, amigos se degladiaram como leões. Tudo isso minutos após um culto matutino tão abençoado. Penso que o próprio Espírito Santo estava nos preparando para o porvir.
O resultado disso tudo foi o afastamento e o corte na comunicação. É tão triste no reino de Deus quando irmãos chegam a esse ponto, mas nós chegamos.

Foi quase um ano sem contato, sem saber o que aconteceu. Tudo parecia perdido. O desejo de se apoximar misturava-se com o medo da rejeição.
Idéias contrárias, opiniões diferentes, sempre serão encontradas. Ninguém pensa igual e isso não deve ser motivo para irmãos não mais caminharem juntos.
É difícil perder um amigo de verdade quando eles estão tão escassos.

Não me esquecí, mas como toda dor da vida, deixei "amortecer". Pensamos que tudo estava perdido. Achei que nunca mais veria aquele casal ou teria um contato tão próximo quanto antes tivemos.

Mas esse fim de ano reservou, especialmente para mim, surpresas incríveis. Sinto que Deus está movendo todo um cenário para grandes coisas em 2011, coisas espantosas.
Prova disso foi o que aconteceu naquela tarde de segunda feira.
Quando descí para conferir se a voz de quem me chamava era mesmo de quem eu achava tive a sensação nítida que Deus estava alí: Eram eles. O casal; os antigos amigos, que por um capricho do destino, tão rápido haviam nos feito seus inimigos. Seus semblantes estavam diferentes, eu sabia que algo os estava motivando. Rapidamente, como um total desmemoriado os convidei para entrar.

O resto da história foi inacreditável. Entre conversas, "fofocas em dia", muitas risadas... parecia havíamos voltado no tempo, quando ainda não havia ministério, quando ñossa amizade não estava condicionada a uma institução, quando as idéias de "reino" tanto faziam desde que fossem bíblicas.
E ao final da tarde, perto da despedida, quando tudo parecia já encerrado, o milagre foi completado:
Houveram pedidos de desculpas, lágrimas, abraços, renovo de comunhão, promessas de um relacionamento melhor, admissões de culpa, quebrantamento, e este último traz a cura.

CURA. Foi o que houve. Nossos corações foram curados.
E a atitude partiu deles. Mesmo estando tão longe, mesmo feridos, mesmo não congregando conosco, puderam ouvir a voz de Deus e obedecê-la.
Deus sabe de como eu precisava disso. Como os amo e não queria tê-los longe. Me mostrou, também, que não posso amar só os do "meu aprisco", que se saírem, serão "excluídos".

A amizade se renovou. Agora mais madura. Eles não voltarão a congregar conosco. As idéias "não batem".
Mas continuaremos a ANDAR JUNTOS. Isso é reino de Deus. Lição aprendida nos "45 do segundo tempo".
Foi só o primeiro de muitos milagres e orações ouvidas que Deus me respondeu neste fim de ano. Mal sabia eu que coisas incrivelmente grandiosas ainda iriam acontecer...

CONTINUA...

Um comentário:

  1. Que relato emocionante, é muito bom ler sobre o perdão, esse texto me renovou e me trouxe a convicção de que em 2011, muros de carne serão destruídos e haverá paz, alegria e amizade.

    Estou voltando das férias, vamos amadurecer o nosso projeto. Aguardo seu contato. Abraço. Feliz 2011.

    ResponderExcluir

PODE FALAR A VONTADE, DESDE QUE SEJA PARA EDIFICAÇÃO DO REINO: