BLOG DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ CAMINHO DO EVANGELHO

NOSSOS POSTS RECENTES

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 20 de julho de 2011

A INSANA IGREJA CRISTÃ DOS NOSSOS DIAS.


Já tem algum tempo que não escrevo para o blog. Tenho trabalhado muito. Muitas coisas tem acontecido, muitas reviravoltas.
Um grande acontecimento foi meu ingresso no programa da prefeitura de Duque de Caxias que trata de pacientes da área de saúde mental.
A proposta é reabilitar essas pessoas para o convívio na sociedade.

Tenho aprendido muito e Deus tem usado esses pacientes para me mostrar como sua igreja está nos dias de hoje. Explico:

Muitos pacientes são tirados de manicômios, pois de acordo com a nova reforma psiquiátrica, os "depósitos humanos" chegaram ao fim e todo ser humano tem o direito de viver com dignidade.
Mas o que acontece é que quando essas pessoas vem para nós, chegam como verdadeiros "trapos" humanos.

A residência psiquiátrica é um condomínio fechado com casas, jardim e tudo mais para proporcionar aos pacientes o convívio natural para qualquer ser humano.
Muitos deles, quando chegam, sequer sabem usar o banheiro. Fazem suas necessidades no chão mesmo.
Imagine uma pessoa que ficou por mais de trinta anos num lugar sujo, maltrapilho, entregue a todo tipo de agressão e maus tratos, o que esperar?
Alguns deles lembram mais animais do que gente.
Aqueles que sabiam falar, " desaprenderam";  os que andavam, agora se arrastam. Muitos não sabem nem mais comer. Não como pessoas normais.

Nosso trabalho é "reensinar" essas pessoas os hábitos primários do ser humano, resgatar o fio de humanidade que ainda existe dentro delas, dar-lhes a dignidade que foi tirada. Mas não é fácil reconstruir um ser humano destruído.

Trabalhando com essas pessoas percebí o real quadro da igreja dos dias de hoje.

Muitos que estão conosco na residência psiquiátrica, antes de "surtar", eram seres humanos normais. Por alguma causa desconhecida, jovens universitários e pais e mães de família perdem a razão e precisam de ajuda.

Com a igreja de nossos dias não é diferente. Não sabemos como foi, quando se deu; mas em um certo momento da caminhada da igreja, a mesma " surtou", perdeu a razão. Não se sabe a causa nem o motivo, mas a verdade é que a igreja que vemos nos nossos dias é uma igreja "insana", descontrolada, que esqueceu seus primórdios, seus "hábitos primários".
A igreja que vemos nos nossos dias é uma igreja guiada somente pelos seus instintos, que não dá ouvidos à razão ( e essa, a palavra de Deus ), nem mede as consequências de seus atos.
Contidos nessa igreja insana estão seus membros não menos insanos que seguem o rumo como o mosquito que segue a luz da lâmpada que o levará a morte.

A verdade é: SIM, precisamos voltar aos fundamentos. SIM, algo está muito errado e precisa ser mudado. SIM, a igreja anda como louca nas suas loucurase não se deu conta disso como qualquer louco não admite que está louco.
Mas NÃO, não conseguiremos mudar esse quadro de uma hora para outra. NÃO, não adianta nos revoltarmos enraivecidos contra a igreja, pois o louco não tem culpa de assim estar. E NÃO, novos métodos disfarçados de fundamentos e discursos bonitos, mas impossíveis não resolverão o problema.

Trabalhando na residência psquiátrica aprendí o que a bíblia sempre me disse e eu nunca compreendí: " Que nós os que somos fortes ( que conseguimos manter a razão ) devemos suportar os fracos."

Existem pacientes que tem uma facilidade maior, que respodem melhor ao tratamento. Em semanas já aprendem novamente a comer de garfo e faca, vão ao banheiro e dão descarga e até voltam a tomar banho sozinhos.
Mas existem aqueles que são mais lentos. Demoram mais a lembrar de como era SER humano. Ainda precisamos dar comida na boca e até dar banho. Vão melhorando gradativamente.
E existem aqueles que são crônicos. Que por mais que torçamos por eles, o dano cerebral foi muito grande; seja excesso de remédios e até pancadas letais na cabeça. Houve o retardo mental e o quadro é irreversível. Esses, sempre precisarão de nós e não adianta esperar: não mudarão.

E o que esperar e fazer com a insana igreja de nossos dias?
A mesma coisa acontece. Muitos, se ensinados e cuidados, aprenderão e voltarão aos fuindamentos, a uma vida saudável com Cristo a ponto de ensinar a outros.
Outros, são mais lentos no aprendizado, o ranço antigo é muito forte, é necessária muita paciência, amor  e carinho.
E outros, talvez, nunca chegarão onde pensamos que eles devam chegar. O dano foi muito profundo e grave. Deus pode revereter? Sim, mas isso é co ELE. O que faremos, então, com esses? Muita dedicação, carinho e o entendimento que precisamos continuar tentando.

Esse processo de "reabilitação da igreja" não é algo que conseguiremos de hoje para amanhã. Talvez, leve muito tempo. Talvez leve anos, talvez leve séculos, talves, nunca conseguiremos completá-lo, só na volta do mestre.
O que não podemos é desistir e, se necessário, dançar a dança dos loucos "para que, de algum modo, possamos salvar alguns..."

Um comentário:

  1. Sim cabe a nós edificar a verdadeira igreja de Cristo que continua imaculada. Resgatar a verdadeira essencia que Jesus nos ensinou com do que é Igreja, pois as pessosas não precisam de casas de Show Gospel, ou artistas evangelicos o mundo tem sede e fome de ver verdadeiramente um pouco do reflexo de Deus em nós. A graça e Paz Pastor

    ResponderExcluir

PODE FALAR A VONTADE, DESDE QUE SEJA PARA EDIFICAÇÃO DO REINO: