BLOG DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ CAMINHO DO EVANGELHO

NOSSOS POSTS RECENTES

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 24 de maio de 2012

DISCUSSÕES INTERESSANTES QUE VÍ NO FACEBOOK:

Esse foi o título do "post" do FACEBOOK



E essa foi a discussão:



  • Hanã Moreira Esquisito né? Rola uma clarividência na hora de criticar...
    há 11 horas ·  ·  2
  • Rodrigo Muniz É a famosa mania de criticar o que "ouvi dizer"...rs
    há 11 horas ·  ·  1
  • Hanã Moreira Pois é. "Me disseram que mandam matar criancinhas e dar pro bicho papão..."
    há 11 horas ·  ·  2
  • Jonathas Santos Ah para, vai me negar que a bíblia é uma construção humana? que os livros que a compõe foram escolhidos a dedo e por questões dogmáticas? que é a palavra de Deus ditada e revelada diretamente? Pô também não dá pra pensar assim né? Que Deus criou Adão e Eva na base do "ptchun-ptchun"? que descendemos desse casal?
    há 11 horas · 
  • Jonathas Santos Outra coisa, e porque a biblia é palavra de Deus e o Alcorão não pode ser? questão de crença e de fé né? Porque eu não posso supor através do conhecimento histórico e antropológico que o cristianismo não pode ter elementos de mitologia, de um povo, uma cultura que criou a sua tradição, sua religião, para se legitimar e dar signficado a sua cultura ?
    há 11 horas · 
  • Hanã Moreira Pera. Vamos por partes. O post foi só pra cutucar os hipócritas que criticam o que não conhecem. Ponto. Estou certo de que não é o seu caso. Quanto aos questionamentos, faça-os por parte.
    há 11 horas · 
  • Hanã Moreira Primeiro?
    há 11 horas · 
  • Jonathas Santos Rsrsrs
    há 11 horas · 
  • Jonathas Santos Fui muito afobado mesmo
    há 11 horas · 
  • Rodrigo Muniz Jonathas, não sei se vc se deu a trabalho de ler o que a imagem diz, mas a discussão não é essa. Desculpa, mas vc está tão prevenido que parece até que tem medo de qualquer afirmação contrária à sua.
    há 11 horas · 
  • Rodrigo Muniz Tb acho.
    há 11 horas · 
  • Jonathas Santos Mas Rodrigo, eu respondi como se estivesse respondendo a questão do por que eu não creio na biblia sacou? E que se entende por crer na biblia? aceitar que o está escrito é uma verdade inquestionável? ou um instrumento de rica importância que nos ajuda a compreender a história de um povo e um conjunto de ensinamentos voltados para se exercitarem na vida?
    há 11 horas · 
  • Rodrigo Muniz Entendi
    há 11 horas · 
  • Rodrigo Muniz Estamos comentando acerca de pessoas que agem assim: "Odeio Gramsci!" - "O que vc leu dele?" - "Ah,...nada.".
    Tem gente que critica a Bíblia e nem se deu ao trabalho de ler um capítulo que seja.
    há 11 horas ·  ·  1
  • Jonathas Santos Sim eu entendi
    há 11 horas ·  ·  1
  • Jonathas Santos Isso se parece muito com 98 % dos marxistas que nunca leram o Capital de Marx, e fizeram apenas uma leitura porca de o Manifesto comunista.
    há 11 horas ·  ·  2
  • Rodrigo Muniz Exatamente. Inclusive, estou me lembrando de um artigo que eu encontrei em algum lugar, não lembro, que diz o seguinte: "O Cristianismo não é bibliocêntrico", que vai justamente de encontro com o que cremos, de que a Bíblia não é a Palavra de Deus, mas que contém a Palavra de Deus
    há 11 horas · 
  • Jonathas Santos Eu já li alguns trechos da bíblia e sinceramente eu acho muito dificil a sua leitura, além de ter que abstrair muita coisa, não é um vocabulário fácil de se lidar, eu fico imaginando a merda que dá os semi-analfabetos, muitos são pastores inclusive que nem ler direito sabem, o que dirá interpretar a Bíblia
    há 11 horas · 
  • Rodrigo Muniz Cara, eu já li a Bíblia quase toda algumas vezes, e ainda sinto dificuldade para compreender muita coisa. Natural, como qualquer texto denso. Não dá pra entender como um livro comum. Tem muitas dificuldades, e pontos que devem ser compreendidos por meio da hermenêutica, caso contrário, embola tudo mesmo. No Direito tb acontece muito isso, por isso que existe a Hermenêutica do Direito, tb.
    Creio que tem muitas passagens da Bíblia que se interpretam por ela mesma, com um pouco de boa vontade e calma. Tem coisas que precisam ser vista à luz do contexto histórico, etc. Agora, desmoralizar um livro tão rico, e que tem ajudado muitas pessoas (se devidamente interpretado, para o bem) é algo no mínimo desonesto.
    há 11 horas · 
  • Jonathas Santos Exato, Rodrigo, eu sou daquele "cético" que apesar de ter as minhas críticas às religiões em alguns aspectos, nunca poderei negar o outro lado, o papel social das religiões e as experiências positivas que as pessoas têm através dela.
    há 11 horas ·  ·  1
  • Rodrigo Muniz O ceticismo é algo bom e ruim. Bom, porque nos deixa em estado de alerta quanto a qualquer bobagem que ouvimos, e ruim, quando não conseguimos nos desapegar dele para acreditar em algo que demanda um pouco de fé, quando está além da nossa compreensão, mas que pode ter algum sentido.


    E VOCÊ? O QUE ACHA? CONTINUE A DISCUSSÃO AÊ:

18 comentários:

  1. Rapaz, que chapa quentíssima!!!!
    Vou chamar o "MALACHEIA" pra entrar nessa também!
    kkkkkkkkkkkk!!!

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente,
    não sei pq motivo esse Jonathan ficou tão mordido.
    E não venha me dizer q não ficou não. Só baixou a bola pq o Rodrigo Muniz entrou de sola na canela dele e ele ficou sem argumentação.
    É isso.

    ResponderExcluir
  3. Não acho q a bíblia é o livro sagrado... acho que é UM livro sagrado... Seria muita hipocrisia falar que só o da nossa cultura é certo.
    Quanto a ser escrito por deus... acho q não. Foram pessoas normais que escreveram, baseados em experiencias e aprendizagens... se é influencia de deus ou nao, isso vai do que cada um acredita, na minha opinião =D

    ResponderExcluir
  4. Lol, publicaram minhas comentários aqui sem a minha autorização

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvida alguma, a bíblia não contém a palavra de Deus... Ela É a Palavra de Deus... a aceitação de sua autoridade e inerrância, é matéria de fé... Sendo que só Deus pode abrir o entendimento e dar a capacidade para que a pessoa creia. A questão de que muitas pessoas criticam sem conhecer a bíblia, sem terem lido um único capitulo sequer, é fato. Não tem como ter de fato uma experiência genuina com Deus e não enxergar a mão de Deus e sua presença em cada palavra da Bíblia. Além do mais a bíblia inteira fala de Jesus: "Examinem as escrituras porque elas testemunham de Jesus e nas escrituras encontram-se a vida eterna". Deus os abençoe!!

    Antonio Donadeli
    www.damocidade.blogspot.com
    www.horabendita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Show de bola Antonio. Valeu pela contribuição no assunto. Já estou passando lá nos seus blogs e te seguindo.Paz.

    ResponderExcluir
  7. Só pra constar gente, comentário de facebook já é público. Não precisa de autorização pra ser publicado em qualquer outro meio. Pelo amor de Deus...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uso indevido da minha imagem e sem a minha autorização é sim!!.Deveria pelo menos usar uma tarja na minha foto e no meu nome. É uma questão de pelo menos de educação perguntar para a pessoa se a sua imagem pode ou não ser exposta em público.

      Excluir
  8. SSSSSHHOOOOORRYYYUUUUKEEEN!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. WOW! Fiquei meio surpreso ao ver a discussão aqui no blog, mas foi bom. Um abração ao Jonathas, cara inteligente e muito talentoso que conheci no faculdade. Uma mente como poucas. É desse espírito investigativo que precisamos, que não nos deixe acomodados diante daquilo que nos oferecem como verdade. Precisamos questionar, investigar, ir a fundo nos assuntos. Porém, não podemos ser cabeças-duras, diante daquilo que é mais plausível, mesmo que demande fé.

    O Antônio colocou aqui em cima a opinião dele. Só acho que por mais que se tenha certeza de uma coisa, nesse mundo onde todos tem liberdade pra pensar o que quiserem, é importante respeitar as outras opiniões. E dizer que tal coisa é a verdade, sem dizer que é a sua opinião, principalmente num local de debate é meio, digamos, "fundamentalista" e desrespeitoso. Mas essa é a MINHA opinião...rs.

    Anônimo, não digo que foi um "Shoryuken". Foi uma "defesa+banda", tá ligado?! rsrsrsrsrsrs

    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  10. "Defesa+banda", depoiss...
    Rasteirinha, rasteirinha, rasteirinha... Só no "chute-fraco"... he,he,he,he,he,he...

    ResponderExcluir
  11. Cara, existem lugares assim na internet ainda?
    Onde se discute abertamente, sem preconceitos ou religiosidade? Tô bobo com isso aqui hein... muito bom.

    Sobre a veracidade da biblia e a antiga pergunta: "quem foi que disse que é assim?", tenho algumas opinioes.
    Existem livros historicos q relatam contato de povos com divindades parecidissimas com o Deus da biblia e ate alguns eventos q a biblia narra e tbm sao narrados por outros povos.
    Tbm precisamos ser sinceros e observar q muita gente botou a mao nesse livro e e quase impossivel ele nao ter sofrido influencia, desde os escritores ate dos varios tradutores pelos quais ele passou. Como saber?
    A simples aplicação da hermenutica biblica só nos ajuda a entender o que, talvez, outros homens queriam que entendessemos.

    Por outro lado como explicar a transformacao e a paz que essas palavras nos trazem q nenhum livro de auto ajuda e capaz de fazer?

    Com oagir entao? Sei lá. Estudar, estudar, estudar....
    Abração.


    Meireles, vosso irmao.

    ResponderExcluir
  12. Que que é isso hein Meireles...
    Sinta-se em casa e fique a vontade pra expressar sua opinião.
    Paz.

    ResponderExcluir
  13. Caro Rodrigo, por ser um comentário de blog já fica implícito que esta seja a minha opinião... Quanto a ser desrespeitoso, não é essa a minha intenção. Peço desculpas se foi isso que dei a entender... Sei que todos tem a liberdade de pensar o que quiserem e respeito isso, contudo não posso deixar de discordar de outras visões que tentam colocar em dúvida a verdade das escrituras. Não creio que a bíblia seja fruto de idéias humanas. Com certeza muitas pessoas escreveram alguma coisa (mais de 40), mas todos inspirados por Deus. Também ela foi escrita num período de tempo (aproximadamente 1600 anos) através de culturas e épocas e mantém a mesma mensagem do começo ao fim. E o que dizer das pessoas que foram e estão sendo transformadas/abençoadas no decorrer da história? Essa é minha opinião... Creio também que debates como esse são extremamente salutares para a nossa edificação e solidificação de nossas convicções... Deus abençoe e vamos trocando figurinhas...

    ResponderExcluir
  14. A Equipe do O Pastor agradece a todos os queridos comentaristas por tão preciosa contribuição, principalmente com tema tão importante em nossos dias onde tudo se tem banalizado ou se tenta banalizar.
    Agradecemos, principalmente, a presença ilustre do querido Pr. Antonio Donadeli, que só pelo modo de se expressat, mostra ser um grande homem de Deus. Estamos juntos!

    ResponderExcluir
  15. Que isso...eu é que agradeço a oportunidade de poder trocar idéias com os irmãos e poder contribuir um pouquinho que seja com os comentários... Deus os abençoe grandemente e parabéns pelo excelente trabalho que tem feito... fiquem na paz!! Estamos a disposição...

    ResponderExcluir
  16. A Biblia é a Palavra de Deus quando consegue consertar algo ruim no seu coração. Enquanto isso não acontece, ela não passa de um livro escrito por mãos humanas. Cabe a você saber usá-la! Hoje eu creio neste livro como a Palavra de Deus. Cada um acredita no que quer. Não estou querendo impor nada a ninguém. Só estou contando minha experiência. Que Deus abençoe a todos!

    ResponderExcluir

PODE FALAR A VONTADE, DESDE QUE SEJA PARA EDIFICAÇÃO DO REINO: