BLOG DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ CAMINHO DO EVANGELHO

NOSSOS POSTS RECENTES

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

VOCÊ SABE O QUE É "OBRA DE DEUS"?


Foi essa a pergunta que andei me fazendo durante toda a semana.


Estranhamente, essa pergunta me surgiu quando lí um texto que, aparentemente, não teria nada a ver com o assunto.
O TEXTO: Lucas 9:46
" E suscitou-se entre eles uma discussão sobre qual deles seria o maior. Mas Jesus, percebendo o pensamento de seus corações, tomou uma criança, pô-la junto de sí
e disse-lhes: Qualquer que receber esta criança em meu nome, a mim me recebe; e qualquer que me receber a mim, recebe aquele que me enviou;
pois aquele que entre vós todos é o menor, esse é grande."

É muito interessante a comparação feita por Jesus. Mais interessante ainda, é observar a avidez que os discípulos tinham por saber qual deles era o maior, o melhor.
Esses sujeitos sedentos de glórias e honras de homens eram nada mais nada menos "aqueles que andavam com Jesus". Os próprios apóstolos, os que faziam a tão
famosa "obra de Deus".
Jesus ,então, pronuncia a mais confusa sentença afirmando que o "menor entre eles seria o maior". Mais tarde ele praticamente "desenharia" essa afirmação através
do lava-pés, quando o próprio mestre dá a demonstração máxima de humildade e serviência; nos mostrando que o servo, que é o "menor" (assim visto pelos homens) no reino de Deus, torna-se o maior aos olhos do pai por sua obediência e amor.
Achei muito estranho esse ensinamento, afinal, é contra tudo que vemos e aprendemos nos dias atuais. O servo, o escravo, o criado é visto com olhos de desdém. O que dizer, então, daquele que vive para servir aos outros?
Rapidamente peguei minha "biblinha digital" e inserí a seguinte frase: "Uns aos outros". O resultado da pesquisa me deixou boquiaberto:


Resultado de busca: "Uns aos outros":
Aproximadamente --- versículos encontrados

Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras. 1 Tessalonicenses 4:18

Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros. Gálatas 5:15

Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus. Efésios 5:21

Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros. João 15:17

Pelo que exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também {o} fazeis. 1 Tessalonicenses 5:11

Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros. Gálatas 5:26

Amados, se Deus assim, nos amou, também nos devemos amar uns aos outros. 1 João 4:11

Portanto recebei-vos uns aos outros, como também Cristo nos recebeu para glória de Deus. Romanos 15:7

Todos os irmãos vos saúdam. Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. 1 Coríntios 16:20

Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo. Efésios 4:32
Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns a
os outros, se algum tiver queixa contra outro: assim como Cristo vos perdoou, assim {fazei vós} também. Colossenses 3:13

Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros: como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. João 13:34

Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. João 13:35

Não mintais uns aos outros, pois que {já} vos despistes do velho homem com os seus feitos. Colossenses 3:9

Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Romanos 12:10

Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. 1 João 3:11

O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. João 15:12

Saudai-vos uns aos outros com ósculo de caridade. Paz seja com todos vós que estais em Cristo Jesus. Amém. 1 Pedro 5:14
Ora se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. João 13:14

Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo. Gálatas 6:2

Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis: a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. Tiago 5:16

Sendo hospitaleiros uns para os outros, sem murmurações. 1 Pedro 4:9

A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração. Colossenses 3:16

Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão. Romanos 14:13

Quanto, porém, à caridade fraternal, não necessitais de que vos escreva, visto que vós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis uns aos outros. 1 Tessalonicenses 4:9

O Senhor nos ensina que devemos SUJEITARMO-NOS uns aos outros. Isso significa estarmos sob sujeição. Outros textos e traduções dizem que devemos servir uns aos outros. Devemos SUPORTAR uns aos outros no sentido de apoiar, dar suporte. Devemos HONRAR uns aos outros, ou seja, dar honra, ver o próximo sempre como maior que nós. Tudo isso é OBRA DE DEUS!
Que maravilhoso será quando entendermos que OBRA DE DEUS é o UNS AOS OUTROS.
Esse entendimento me golpeou e automaticamente mudou meu entendimento: OBRA DE DEUS - NÃO OBRA PARA DEUS.

 Ninguém é insubstituível. Deus não precisa de mim nem de você para fazer nada. Somos "instrumentos de semeadura" DELE! Quando fazemos aquilo que chamamos de OBRA DE DEUS, devemos cumprir o mandamento que Jesus ensinou: "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos", pois "Se não amamos ao nosso irmão a quem vemos como poderemos dizer que amamos a Deus a quem não vemos?"

 Gostaria, então, que você concluísse junto comigo: A verdadeira obra de Deus, assim como o verdadeiro Jejum é "ajudar os órfãos e as viúvas, abrir os olhos aos cegos e tirar da prisão os cativos." Afinal foi para isso que o Espírito do Senhor nos ungiu!
SE FAÇO ALGUMA COISA QUE DIGO SER OBRA DE DEUS, MAS ISSO NÃO ME LEVA A SERVIR MEU IRMÃO POSSO DIZER COM TODAS AS LETRAS: "ISSO NÃO É OBRA DE DEUS"
Sempre que nos propormos a fazer alguma coisa sobre o pretexto de ser OBRA DE DEUS precisamos analizar: "Isso que farei servirá alguém? Estarei servindo meu irmão com essa ação? Edificarei meu próximo com essa minha atitude? -
- Ou farei o que farei só para minha vanglória, para dizer: EU FIZ. Farei para regozijo de outros ou para meu próprio prazer?

Quando fazemos a obra de Deus temos que pensar nessas coisas:
  • Se eu for evangelizar, estarei levando a palavra que liberta aqueles que não tem condições em sí mesmos de se achegarem a Deus e nós iremos "servir" a verdade à eles. Estamos servindo.
  •  Se eu for fazer uma visita, estarei levando amor e misericórdia àquele que não pode por meios próprios estar na comunhão dos santos, portanto, estou "servindo-o" com amor e carinho.
  • Se eu for ministrar louvores estarei levando meus irmãos à presença de Deus. Estou fazendo por eles algo que alguns não conseguem fazer sozinhos. Estou servindo.
  • Se eu for ensinar, através de um estudo bíblico, estarei compartilhando meu conhecimento com aquele que não o tem. Estou servindo-o.
  • Se eu fizer uma faxina na igreja, estarei preparando-a para receber aqueles que entrarão pelas portas sedentos de Cristo e que precisam dele. Estou servindo.
  • Se compartilho o que tenho com o irmão que não tem estou servindo-o.
  • Se oro por aquele que precisa de oração seja qual for o motivo, estou servindo-o

 Precisamos ter a certeza que aquilo que estamos fazendo está servindo alguém que precisa. Isso caracteriza a OBRA DE DEUS.

 OBRA DE DEUS não é servir a sí mesmo. E, muitas vezes, nem é fazer o que se gosta de fazer. Bom é quando nosso prazer se confunde com a alegria de poder servir a alguém de algum modo.

 Assim como eu passei tantos anos de minha vida sem saber qual o verdadeiro significado de OBRA DE DEUS, acho que muitos de nós ainda precisam aprender também.

 Que maravilhoso será quando aprendermos a profundidade da lição que o mestre nos ensinou e começarmos a fazer sua obra assim como deve verdadeiramente ser feita.

 Esse ensinamento nos liberta e nos traz galardão. O próprio apóstolo Paulo nos ensina a fazer a obra de Deus com amor, "de boa mente" para recebermos galardão e nos adverte: Se a fazemos de qualquer maneira, sem o propósito sincero de servir, estamos apenas "perdendo nosso tempo".

 Com amor e temor.

3 comentários:

  1. Oi mano, graça, paz e bem.

    Gostei do seu blog
    Passo a divulgar e seguir.

    Abraços,

    Sandro
    http://oreinoemnos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. A Paz do Senhor!!!
    Gostei muito do seu Blog estava procurando na Net sobre o que seria fazer a OBra de Deus e neste seu texto fala realmente o verdadeiro sentido de fazermos "Obra de Deus" é de servirmos de bom grato, de amor com o próximo. Qeu Deus continue te abençoando e usando para levar a palavra dEle aos necessitados . Amém.

    ResponderExcluir
  3. Edificante demais, posso afirmar que foi o melhor depoimento que achei depois de inúmeros que encontrei, porém a cor e o tamanho da letra dificultaram muito a leitura, por essa razão gostaria de deixar aqui um pedido de melhorias na visibilidade.
    Muito obrigada pela mensagem tão profunda e completa a respeito desse tão polêmico tema, que é sobre a obra de Deus.
    Um grande abraço e parabéns!

    ResponderExcluir

PODE FALAR A VONTADE, DESDE QUE SEJA PARA EDIFICAÇÃO DO REINO: