BLOG DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ CAMINHO DO EVANGELHO

NOSSOS POSTS RECENTES

Pesquisa personalizada

sexta-feira, 22 de abril de 2011

A parábola de como tudo cresce - Leituras #1 - Rodrigo Muniz


Extraído da página 122 do livro "Igreja Orgânica: Plantando a fé onde a vida acontece", de Neil Cole, pela Editorial Habacuc.

"Em Marcos 4.26-29, Jesus nos diz: "...O Reino de Deus é semelhante a um homem que lança a semente sobre a terra. Noite e dia, estando ele dormindo ou acordado, a semente germina e cresce, embora ele não saiba como. A terra por si própria produz o grão: primeiro o talo, depois a espiga e, então, o grão cheio na espiga. Logo que o grão fica maduro, o homem lhe passa a foice, porque chegou a época da colheita".

Jesus descreve o trabalho de lançar a semente, ir dormir à noite e acordar no dia seguinte. A terra produz o crescimento "por si própria". A palavra para traduzir "por si própria" é "automaticamente". O homem que semeou a semente nem sabe como isso acontece.

Enquanto leio essa parábola, reconheço duas coisas que precisam ser ditas. Primeira, somos todos qualificados a fazer o trabalho, e o trabalho não é tão árduo. Segundo, frequentemente gastamos nossa energia e recursos na fase errada da vida do Reino.

Nessa parábola, o homem planta a semente e vai dormir durante a noite, acorda no dia seguinte e não sabe como a semente cresceu. Sinto-me qualificado para o serviço: sem noção e dormindo no trabalho. Muitos de nós, especialistas, achamos que sabemos tudo sobre como a obra do nosso ministério deve crescer. A consequência é que o elemento misterioso e miraculoso do Reino é substituido por planos estratégicos, estudos demográficos e gráficos coloridos. Sacrificamos o poder puro e orgânico por trabalho árduo e pouco resultado. Ao professar que somos sábios, tornamo-nos tolos".

(Este é apenas um pequeno trecho deste livro, cuja leitura vale muito a pena. Principalmente para quem não quer ficar dando "murro em ponta de faca").

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PODE FALAR A VONTADE, DESDE QUE SEJA PARA EDIFICAÇÃO DO REINO: