BLOG DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ CAMINHO DO EVANGELHO

NOSSOS POSTS RECENTES

Pesquisa personalizada

domingo, 18 de julho de 2010

Confissões de uma ex-pastora ( ex neo pentecostal ) - PARTE II


 Adriana

Hoje tenho uma relação mais sadia com a igreja-instituição. O que me liga a ela é algo de outra dimensão, não mais a necessidade de ser aceita no clube "dos amados por Deus" ou no clube dos "não sou o Jim Carrey mas conheço o Todo poderoso, pra caramba". Não me fixo a nenhum padrão que estabeleça Deus como ídolo, lugares sagrados não fazem nenhum sentido. Ele tabernaculou!!! Fim de papo.
Tenho respirado o ar mais que puro, pois tenho encontrado Cristo fora do portão e do padrão.

Comento com meu marido que estou em processo de desintoxicação, porque outrora este tipo de relação me foi necessária, neste muitos anos de cativeiro de pedra, doutrinada desde o nascimento a crer e pensar assim.


Sim , eu precisei dos grilhões!


Existe um pai-nosso bem peculiar nesta instituição que, mais parece um kinder ovo, por fora é um simples ovo mas por dentro, quanta surpresa.
Se vestir a carater é essencial mas ter carater é dispensável neste jogo de cartas marcadas. Como são respeitáveis os paletós e gravatas!! Estes adquiridos na exploração da generosidade filha bastarda da barganha.
Os beneficiados dos tais "presentes divinos" parecem viciados e quase sempre criam situações mantenedoras desta compreensão de que, há seres mais queridos por Deus e portanto vamos honrá-los, e de preferência, presentea-los.


Se você trilhou este atalho mal feito, sabe do que falo.
Eu entendo que muitos precisam demais deste esquema para se sentirem "alguém". Se valem de seu carisma, poder de persuasão, manifestam as identificações com a personalidade mana, processo descritos por Jung.
Em que outro lugar tal pessoa teria destaque, senão fosse neste cabide de empregos na empresa dos "cegos"? Não, apenas neste ambiente, muitos tem o espaço que sempre sonharam. O sonho de poder para se sentir gente.
Eu achava complicado questionar os exploradores porque muitas vezes eles se consideram uma casta diferenciada, de uma classe especial que deve receber favores dos outros "porque Deus quer assim".


O ungido pode fazer quase tudo, e ai daquele que tocar nele e blábláblá.
A mentira é o meio pelo qual se chega aos fins, sem constrangimento, pois se faz necessário a sobrevivencia do esquema que leva o nome de Deus e que alimenta bocas com o pão do abuso psicológico.
O "pão nosso" é o salário do corporativismo.
Uma igreja não fecha porque o homem decidiu que não vai fechar, mesmo que Deus não seja, verdadeiramente, invocado nestas quatro paredes.
Sou estudiosa das deformidades da personalidade e o sentimento de onipotência que o negocio da fé acaba gerando na cabeça do homem simples e ordinário é algo fascinante. Estive debaixo da "cobertura" de gente muito deformada, que poderiam viver suas deformidades mas jamais deveriam impô-las.
Não há ninguém que diga: o "rei está nu!", pois tudo é bem alinhavado dentro da perspectiva da aprovação divina. Afinal, você topa questionar o Altíssimo? Se você é levado a crer que Ele é um menino tirano que precisa ser acalmado feito um deus pagão, claro que você não fará nada a respeito.
Dessa forma, nos tornamos peças da engrenagem, corporativistas passivos, ligados ao ambiente da institucionalidade, por fé, que na maioria da vezes é sincera.


Sim, eu disse "amém" para o esquemão dos cegos guiando cegos, que não entram nem deixam entrar.


A confissão me traz cura.
Romper não é fácil , mas é possível.
Viver é preciso.Viver é decisão.
Só há Um no qual há vida, e não é pouco não, é abundante.

Um comentário:

  1. Uau, declaração fenomenal. Já passei por desilução com uma igreja que frequentei, mas tenho certeza que não chegou nem aos pés do que essa pastora viveu.

    Toda igreja é formada por homens, sendo assim sempre terão falhas, mas quando deixamos de colocar Deus em primeiro plano, já não é mais uma falha e sim uma catástrofe.

    Apesar de tudo que passou, é ótimo ver que conseguiu enxergar que a falha estava nas pessoas, e não em Deus, o que não acontece em muitos casos.

    Várias pessoas se decepcionam com a instituição igreja e viram ateus. Coisa que é até compreensível, pois quando se trata de um novo convertido ainda não tem conhecimento suficiente para separar o joio do trigo.

    Que Deus abençoe essa ex-pastora e que ela encontre o verdadeiro caminho para Jesus longe de picaretas. E que Deus abençoe também os editores do blog.

    ResponderExcluir

PODE FALAR A VONTADE, DESDE QUE SEJA PARA EDIFICAÇÃO DO REINO: