BLOG DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ CAMINHO DO EVANGELHO

NOSSOS POSTS RECENTES

Pesquisa personalizada

terça-feira, 20 de julho de 2010

UMA NOVA REFORMA JÁ...!



Analisando a Igreja de hoje percebo que ela está enfrentando duas grandes crises: crise doutrinária e crise moral e espiritual. Ela está, como o Apóstolo já previa, apostatando da verdadeira fé (I Tm.4.1). Vejamos o porquê.


Crise doutrinária

Existem muitas heresias penetrando as igrejas. Muitas dessas heresias vêm da parte dos chamados neopentecostais, que são o maior grupo evangélico do país, com muitos programas de televisão, onde propagam suas estranhas doutrinas, mais centradas no poder do homem que no poder de Deus. Uma delas é a famosa “doutrina da determinação”. Segundo esse ensino, Deus é uma espécie de gênio da lâmpada, que está na igreja (e essa tem que ser neopentecostal!) somente para realizar os nossos pedidos. A maioria dos “cristãos” dessas igrejas estão lá para pedirem, e pedirem não bens espirituais, mas materiais. A adoração passou para 2º plano. Deus já não é mais adorado “em espírito e em verdade” (Jo.4.24), mas as pessoas somente “determinam” que querem tal coisa, e Deus deve dar de qualquer jeito.

Essas heresias estão invadindo até as igrejas que não são neopentecostais. “Quebra de maldição”, “prosperidade” e “determinação” são palavras que estão entrando no vocabulário de muitas denominações. O chamado “evangelho da prosperidade” está conquistando muitas pessoas e muitas igrejas. Mas será esse o evangelho de Cristo?

O conhecimento bíblico nas igrejas vem diminuindo cada vez mais. As pessoas não querem mais saber da Bíblia. Se pregarmos para esses “cristãos” que Maria também pode curar, estejamos certos de que quase toda a cristandade evangélica buscará apoio em Maria, pois não tem conhecimento bíblico, só querem milagres e prosperidade. Seu conhecimento é superficial, não tem nenhuma profundidade.

Hoje as igrejas não querem mais pregar a mensagem da cruz. Isso está fora de moda. Não querem mais Bíblia na igreja, querem shows e mais shows. Bíblia, oração, jejum, adoração, amor ao próximo, evangelismo, tudo isso está ultrapassado, nos dizem. É uma pena, mas o diabo está conseguindo arrebanhar milhares!

Crise moral e espiritual

Por falta de conhecimento bíblico, a moral e a espiritualidade caíram no descaso dentro das igrejas. Vejamos as famílias evangélicas. Podemos chamá-las de famílias cristãs? Não há mais cultos familiares, pois dizem que isso é perda de tempo. Preferem perder seu tempo com a novela das sete ou com o Programa do Ratinho! Conversas obscenas, palavrões e coisas semelhantes são muito comuns em lares “evangélicos”. Deus já não ocupa o 1º lugar na família. Divertimentos mundanos e desejos carnais são os novos “deuses” de muitas famílias cristãs. A Bíblia já não é mais O livro, é apenas UM livro.

As visitas aos necessitados foram esquecidas. A Escola Bíblica Dominical foi abandonada. Estudos bíblicos já não são realizados. E evangelismo de casa em casa? Também não fazemos mais. Temos as Testemunhas de Jeová, que nem são cristãos, mas nos dão o exemplo. Nós, porém, ficamos confinados ao templo, achando que assim ganharemos almas para Cristo. Mas não, “se a montanha não vem à igreja, a Igreja vai à montanha”!

E a juventude evangélica, como está? Indo de mal a pior. O que a juventude quer é cantar, tocar, “louvar”. Mas querem pregar? Não, isso eles não querem. Bíblia debaixo do braço não combina com a moda atual. Pregar nas praças? Não, isso é coisa para fanáticos, nos dizem. Falar do amor de Deus para um colega de escola? Também não, preferem indicar o último lançamento gospel! Precisamos mudar, e mudar muito.

Entre os pentecostais é comum achar que falar em línguas é sinônimo de espiritualidade. Ter dons espirituais é sinônimo de santidade. Mas será isso verdade? Até na igreja de Corinto as pessoas tinham dons espirituais, mas eram carnais! O homem espiritual não é o que tem dons espirituais, mas aquele que produz o fruto do Espírito (Gl.5.22-23). É disso que os cristãos precisam atualmente.

Nova Reforma

A Igreja precisa de uma Nova Reforma, de um avivamento. Quando se fala em avivamento as pessoas logo pensam numa igreja poderosa, cheia do Espírito, onde acontecem muitos milagres e curas. O avivamento pode trazer todas essas coisas, mas não começa por elas. O verdadeiro avivamento começa quando a Igreja volta à verdade pregada pelos apóstolos, e que se encontra na Bíblia. O avivamento vem pela Palavra! Quando a Igreja volta à pregação da Palavra, volta ao ensino das Escrituras, então o avivamento acontece. Um exemplo é a Reforma Protestante, que foi um verdadeiro avivamento na Igreja cristã, tendo início quando o monge Martinho Lutero redescobriu as verdades bíblicas. Hoje precisamos de algo parecido. Precisamos redescobrir as verdadeiras doutrinas bíblicas e deixar de lado todo esse lixo doutrinário trazido pelos neopentecostais e outros grupos que se dizem cristãos. Quando fizermos isso teremos igrejas fortes, com cristãos verdadeiros, soldados armados com a Espada do Espírito (Ef.6.17). Aí sim veremos Deus operar como nos dias dos apostólos e teremos igrejas cheias do Espírito, pois onde a Palavra de Deus é pregada de verdade, aí também se encontra aquele que é a Verdade: Jesus!

Coloquei abaixo algumas coisas que devemos voltar a fazer, e que podem desencadear essa Nova Reforma:

Unidade: A Igreja, mais do que nunca, deve buscar a unidade. Não digo unidade dentro de uma denominação apenas, mas unidade entre as denominações. As igrejas devem ser mais unidas, não só em espírito, como dizem, mas também em doutrinas, pois “andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?” (Am.3.3).

Estudos bíblicos nas igrejas: As igrejas devem promover mais estudos bíblicos, incentivar os membros a lerem e estudarem a Bíblia constantemente, tudo de uma forma sistemática.

Culto familiar: As igrejas devem incentivar a prática do culto familiar. Ele deve voltar a ser um elemento fundamental nas famílias cristãs, o que deixou de ser há muito tempo!

Evangelismo de casa em casa: A Igreja deve criar vergonha na cara e seguir o exemplo das Testemunhas de Jeová, pregando o evangelho de casa em casa, como faziam os apóstolos. Se queremos crescimento nas igrejas, não só em quantidade, mas principalmente em qualidade, temos que promover evangelismos todas as semanas.

Abandono das inovações: A Igreja deve tomar cuidado com as inovações promovidas por muitas denominações, e abandonar as práticas antibíblicas. Isso não significa que tudo o que é novo seja antibíblico, mas todas as inovações devem ser vistas com olhos críticos, para não termos nas igrejas coisas estranhas à Bíblia.

Irmãos, vamos juntos promover uma Nova Reforma na Igreja, um grande avivamento. Voltemos à pregação da Palavra, voltemos à mensagem da cruz. Deixemos as inovações. Deixemos o “outro evangelho” (Gl.1.8-9), que é o “evangelho da prosperidade”, e voltemos à pregação do evangelho de Cristo (Mc.16.15). Voltemos à doutrina dos apóstolos (At.2.42) e deixemos os falsos profetas com seus falsos ensinos. Vamos reformar a Igreja!

22 comentários:

  1. "Unidade: A Igreja, mais do que nunca, deve buscar a unidade. Não digo unidade dentro de uma denominação apenas, mas unidade entre as denominações. As igrejas devem ser mais unidas, não só em espírito, como dizem, mas também em doutrinas, pois “andarão dois juntos, se não houver entre eles acordo?” (Am.3.3).

    Estudos bíblicos nas igrejas: As igrejas devem promover mais estudos bíblicos, incentivar os membros a lerem e estudarem a Bíblia constantemente, tudo de uma forma sistemática.

    Culto familiar: As igrejas devem incentivar a prática do culto familiar. Ele deve voltar a ser um elemento fundamental nas famílias cristãs, o que deixou de ser há muito tempo!

    Evangelismo de casa em casa: A Igreja deve criar vergonha na cara e seguir o exemplo das Testemunhas de Jeová, pregando o evangelho de casa em casa, como faziam os apóstolos. Se queremos crescimento nas igrejas, não só em quantidade, mas principalmente em qualidade, temos que promover evangelismos todas as semanas."

    FALOU TUDO E MAIS UM POUCO!!!
    VAMOS INICIAR NOS BLOGS UM MOVIMENTO DE REFORMA!

    ResponderExcluir
  2. Sei não pastor, Reformar o que já foi Reformado creio que não procede, o que estes homens precisam e de uma reforma no caráter deles, voltar ao primeiro amor. Paz querido!

    ResponderExcluir
  3. Começando pelas nossas igrejas, é claro.

    ResponderExcluir
  4. Isso aí Rô. Pensando bem.. é necessária uma reforma "de homens".
    Que sacada, é isso aí.

    ResponderExcluir
  5. Não adianta mudar a estrutura se não mudarmos os valores. Reforma? Acho que só se reforma aquilo que já foi construido.

    Será que o que chamamos de igreja hoje em dia é realmente a Ekklesia que haveria de ser construída sobre a Rocha? Se esta Ekklesia fora edificada, daí seria possível uma Reforma. Mas como creio que não é o caso, o correto seria Construção, e não Reforma.

    E poraí vai...

    ResponderExcluir
  6. É vero... construção e não reforma

    ResponderExcluir
  7. Tá sumido hein Rodrigo!!!
    Aparece!!!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pelos comentários de todos!

    Quando falo de reforma, falo sobre os valores e não sobre os edifícios!

    Precisamos rever nossos conceitos de o que é ser um Cristão (seguidor de Cristo). O Salmista já dizia em salmos 119:9 "Como purificará o homem o seu caminho(maneira de viver)? Observando o seu caminho(maneira de viver)conforme a palavra de Deus.

    Precisamos olhar para o Autor e consumador da nossa fé(Jesus Cristo)e perguntar se ele seguiria os caminhos que temos trilhados ou perguntarmos para nós mesmos, se nós temos trilhados o mesmo caminho que Jesus trilhou.
    O que vemos hoje, são "líderes" que até conhecem o veradeiro caminho feito por Jesus mas, estão oferecendo conscientemente para o povo, um caminho que Jesus nunca passou nem passaria por ele:Caminho da mentira, engano, falsidade,dubiedade, hipocrisia e assim vai ladeira abaixo.

    Temos duas opções diante desse quadro atual:

    Andarmos na mesma direção que a maioria da atualidade ou permanecer fiel ao caminho(maneira de viver) que Jesus nos deixou como exemplo.
    "Ao que for fiel até o fim, entregarei a coroa da vida"

    A Bíblia nos conta que Deus viu em Jó: Um homem sincero, reto e temente a Deus; e que se desviava do Mal (Jó 1:1).

    Se estivessemos vivendo os tempos de Jó, o que Deus diria ao olhar para nós?

    Pensar é Preciso...

    ResponderExcluir
  9. Com certeza...vou aparecer.

    Gostaria de receber umas visitas de vez em quando também. Afinal, eu acho que já plantei bastante, não é mesmo? Não tenho playstation, mas tenho um dominó que é 'supimpa'. Dá pra distrair bastante também. rsrsrsrsrsrsrsrs

    Por falar nisso, acho que sexta-feira, dia 30, devo bater uma laje lá na minha casa. Vc e o Alex estão convidados para este importante evento, regado à Feijoada, como da última vez. Deve iniciar às 07h ou 08h.

    bjs em todos!

    ResponderExcluir
  10. Show de bola!!!
    Será um presentão de aniversário para mim estar com todos vcs!!!
    Estaremos com certeza!!!
    PAZ.

    ResponderExcluir
  11. Tem um site que é o "igreja nos lares", ou é um blog, que explora muito bem esse assunto.
    Não seria essa a solução?
    Voltarmos a nos reunirmos nas casa como se fazia no início?

    ResponderExcluir
  12. Esquecemos que Jesus falou, sim, sobre a igeja.
    Lembram do diálogo com Pedro?
    Que sobre "esta pedra" edificarei a minha igreja?
    Então como ele não tem nada a ver com isso?

    ResponderExcluir
  13. E mais:
    Como faríamos, nos dias de hoje, para fazer o que eles faziam no passado?

    ResponderExcluir
  14. E DÍZIMO, TINHA?

    ResponderExcluir
  15. ANONIMO - 2

    E propósito (oferta) tinha?
    Que nem da IRUD?

    ResponderExcluir
  16. Acho que essa discussão sobre igreja é algo inútil.
    Devemos é fazer bem ao nosso próximo e ser boas pessoas.
    O que a igreja fez todos esses séculos?
    Matou cientistas? torturou pensadores?
    Aff.

    Ps: parabéns pelo blog ser um espaço tão democrático. Só aqui escreveo o q realmente penso, pois tem outros blogs evangéklicos por aí q aff.2

    ResponderExcluir
  17. Aniversario, quando é seu aniversario Humberto? Tô em falta, mas sei que praga de pastor pega e venho pagar, desculpa a mancada. Abração!

    ResponderExcluir
  18. Para quem não sabe, meu aniversário é ... é...

    RRÀÀÀÀÀ`!!!! Pegadinha do mallandro!!!

    Brincadeiras à parte, dia 30 de julho fazem 28 anos que caminho sobre a face da terra.

    Quem quiser mandar presentes use SEDEX, ok?
    rsrsrsrsrsrsrsrsrsrrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

    E quanto ao senhor Éder Barbosa:

    1º ► Preciso que o senhor me mande seu banner (código) para eu colocar no blog roll;
    2º ► O senhor faça-me um favor de entrar no MSN pra gente conversar, ou mande e mail, sei lá.
    3º ► És livre para postar qdo quiseres.

    RECORTES forever!!!

    PAZ.

    ResponderExcluir
  19. Abstraindo discussões extras e pegando o sentido do texto, concordo praticamente plenamente.

    Tem um cara (que não me lembro o nome) que fala que a igreja está 'imersa' na lógica de mercado: Faz aquilo que que atrai mais gente (independente da Bíblia - aliás, usa a Bíblia pra 'justificar' as tais práticas, mesmo q os textos usados estejam fora do contexto); vende - e vende MUITO (cds, dvds, fitas, rosas, agua e qualquer outra coisa que possa ser comercialziada); como numa empresa, trabalha para si própria - o investimento sempre tem q trazer retorno financeiro, o que é horrivel quando se pensa em caridade.

    Acho que se livrar disso é um baita avanço para a igreja. Não que não se possa vender alguma coisa, ou obter lucro no que se vende, mas de uma outra maneira, mais comunitária... e não pra sustentar carro novo de pastor ¬¬

    enfim, paztejamos

    ResponderExcluir

PODE FALAR A VONTADE, DESDE QUE SEJA PARA EDIFICAÇÃO DO REINO: