BLOG DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ CAMINHO DO EVANGELHO

NOSSOS POSTS RECENTES

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Música que não louva a Deus é do diabo?

Pois é, volta e meia ouço alguns evangélicos me questionando a respeito disso. Sinceramente fico a pensar com meus botões de onde foi que tiraram essa doutrina de que a música que não exalta a Deus é do diabo.
Como já escrevi anteriormente no artigo “Eu ouço música do mundo” a doutrina da graça comum aponta para um Deus que é a fonte de toda cultura e virtude comum que encontramos entre os homens. Em outras palavras isso significa dizer que tanto a poesia como as formas variadas da arte, são expressões vivas da multiforme sabedoria de Deus.
Desde que me converti tenho ouvido a doutrina que afirma que antes da queda, Lúcifer era responsável pelo louvor no céu. E que o fato de ter caído, o levou a usar desta arte para profanar o nome de Deus. Fundamentados nisso, alguns evangélicos afirmam que toda música que não louva a Deus tem por fonte o capeta. Aliais, desde que Raul Seixas afirmou que o “Rock é do Diabo” parte da igreja de Cristo vestiu a carapuça da credulidade dando todos os créditos ao pai da mentira. Ora, não há beleza que não venha de Deus. Foi Ele quem idealizou a música, a arte, a poesia, a festa e a cultura.
Caro leitor, lamento desapontá-lo em afirmar que o cramulhão nunca foi ministro de louvor no céu. Desculpe, aborrecê-lo mais não foi o diabo quem criou o samba, o rock, o choro ou qualquer outro tipo de ritmo musical. Deus é o autor da arte, da música e da poesia. Louvado seja o seu nome por isso!
Como escrevi anteriormente não nos é possível “satanizarmos” o “insatanizável”, até porque é impossível negar a ação de Deus entre os homens ao ouvir clássicos da música como “One” do U2, ou "Miss Sarajevo" onde Luciano Pavarotti leva qualquer um às lágrimas com sua participação especial, ou ainda ouvir Perpetuum Jazzile & BR6, cantando "Aquarela do Brasil"
Isto posto afirmo sem titubeios de que a música, arte e a poesia são presentes de Deus à humanidade.

Pense nisso!

Renato Vargens
 

7 comentários:

  1. FILHA DE DEUS:

    Já disse e volto a dizer: a bíblia diz que tudo que não pe por fé é pecado.
    Chico buarque é por fé? Gilberto Gil é por fé?
    Claro que é "SIM, sim, não , naõ.
    Música que não louva a Deus louva ao Diabo.
    Não podemos servir a dois senhores, se não servimos a um, logo , servimos ao outro.
    Abçs

    ResponderExcluir
  2. Como assim o Diabo, Satanas nunca foi regente do coral celestial?
    Me esclareçam por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa informação não é Bíblica.

      Excluir
  3. Anônimo, você tá precisando não é nem de ler mais a Bíblia não, mas de uma GRAMÁTICA. Precisa também aprender a interpretar melhor os textos, ler mais, escrever melhor. Na boa, sem querer humilhar, mas o seu texto tá bastante confuso.

    Olhe novamente para o que você escreveu e tente imaginar-se fora da sua mente, como alguém de fora. Certamente vai concordar comigo.

    Quanto ao que falou sobre fé, não fé, etc...espere o PODCAST!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Vai aí alguns pensamentos meus resumidos do meu blog:

    Temos uma habilidade imensa para sacralizar o que é do demônio e demonizar o que é e está sacramentado por natureza e nobreza!

    Nosso exclusivismo religioso nos priva de reconhecer o que é divinamente inspirado, quando o objeto em questão não tem sua fundamentação ou procedência do e ou no “MEIO”.

    Gostamos de exorcizar tudo o que é secular, pois afinal de contas: “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele” 1ª João cap. 2 vs. 15, mas com uma alienação que até a ufologia faria objeto de investigação, sentimos um mega-orgasmo em cultuar e reverenciar o que é do “MEIO”, pois afinal de contas: “Assim diz o Senhor!”.

    Creio que Tiago escreveria com indignação iraquiana ao constatar essa insensibilidade naqueles que dizem que são, mas que por suas obras mostram que não são, e então diria à eles: “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação” Tiago cap. 1 vs. 17.

    E por favor, não me venham os exegetas e hermenêutas de plantão e de “Platão” (A necessidade que é a mãe da invenção), dizerem que minha “logosofia” é texto sem contexto pra colocar cabresto, usando Tiago cap. 3 vs. 10 com pretexto para me crucificar.

    Minha necessidade é ser nada pra ser tudo, e minha invenção é achar que o “MEIO” tem redenção!

    Talvez esteja se perguntando: Que “MEIO” é esse?!

    É o mesmo que não reconheceu o Messias por comer Ele com pecadores porque eles não eram do “MEIO”, é o mesmo que ao transgredir Ele o estatuto e as institutas do “MEIO” que determinavam que o sábado era “vaca sagrada intocável”, tiveram um surto psicótico, é o mesmo que O crucificou porque Ele não tinha a formatação da “logorréia farisaica”, e só se posicionava na “esquerda oposicionista” contra o “MEIO”.

    Esse é o “MEIO”, que necessita aprender vez ou outra com o “Evangelho que não é do “MEIO”!

    Continua mais é muito extenso para postar.

    Um abraço, Franklin Rosa

    ResponderExcluir
  5. Vai aí a 2ª parte do: O Evangelho que não é do “MEIO”

    No Evangelho que não é do “MEIO” com ternura sussurraria Madre Teresa de Calcutá:

    “A oração torna nossos corações transparentes e só um coração transparente pode escutar a Deus !”

    No Evangelho que não é do “MEIO” profetizaria o “pequeno/grande” Gandhi:

    “O fraco jamais perdoa: o perdão é uma das características do forte”

    “Olho por olho, e o mundo acabará cego”

    “O amor é a força mais sutil do mundo”

    E pra finalizar e arrancar o sabiá do toco: “Se ser do “MEIO” é ensimesmar-se ao ponto de reivindicar legitimidade e autenticação, não quero ser de direita (politicamente correto), mas quero ser de e da esquerda para me identificar com os marginalizados e inadequados que são objeto da insana Graça de Deus!!!”.

    Obrigado por ter de aturar um comentário tão extenso que na verdade é uma reflexão que fiz.


    Franklin Rosa

    ResponderExcluir
  6. Realmente é muito sensato, tudo isso que vc postou, mas nem todos consegue enxergar as coisas desta forma.

    ResponderExcluir

PODE FALAR A VONTADE, DESDE QUE SEJA PARA EDIFICAÇÃO DO REINO: