BLOG DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ CAMINHO DO EVANGELHO

NOSSOS POSTS RECENTES

Pesquisa personalizada

quinta-feira, 21 de abril de 2011

SÉRIE: "Um conto do Pastor"


"O IMPORTANTE É COMO SE CHEGA"

Certo dia, um novo professor adentrou  a sala de aula e encantou todos os alunos. Ele era ousado, cheio de ideais e inspirava cada pupilo seu com suas palavras e projetos futuros.
-" O que o Senhor espera do mundo, professor?" -- Perguntou um aluno ávido por respostas.
O jovem professor, recém-formado, virou-se para toda a turma em tom de discurso e disse: -" Eu tenho certeza que se nos unirmos, se não andarmos na mesma "mão" da sociedade, se lutarmos pelo que é justo e se formos radicais com aquilo que fere os ideais verdadeiros; conseguiremos mudar o mundo!"
Aquelas frases arrancavam sorrisos largos e olhares de admiração.
"- Não podemos nos conformar com o que vemos ou com aquilo que nos é imposto. Vocês podem mudar o mundo que os cerca. Eu posso mudar a ordem das coisas e, vocês verão, irei fazê-lo."
"- Bravo! É isso aí! Vamos lá professor"!

Os anos se passaram... muitos anos. Foi então que, numa tarde de outono em um lugar populoso qualquer, um daqueles empolgados alunos; agora adulto, casado, pai de tres filhos, funcionário público, com sua saliente barriguinha que denunciava sua vida sedentária, depara-se com uma figura familiar:
Era um senhor, já de muita idade, assentado à beira de um lago num parque movimentado da grande cidade de concreto. Aquele homem estava lá, contemplando as pequeninas ondas que iam e vinham. Seu olhar transmitia uma paz sem igual. Ele parecia não ter pressa para sair dalí.
-" O professor!" -- Reconheceu o ex-aluno.
Aproximando-se com um vigor que não tinha desde sua mocidade, o, agora chefe de família, toca no ombro do antigo mestre e o cumprimenta.
-" Olá professsor, o senhor não deve lembrar-se de mim, mas assistí muitas de suas aulas no tempo do ginásio. O senhor me inspirou muito."
-" Oh... olá. Realmente não posso me lembrar de todos os alunos que tive, mas sim, sou a pessoa de quem você está falando. Como você está? Se o inspirei tanto, sua vida deve ter sido incrível". -- Sugeriu o gentil velhinho.
"- Ah professor, o senhor sabe como é. O tempo vai passando, as responsabiildades vão vindo e agente vai mudando. Por mais que suas aulas me inspirassem, a vida nos joga numa realidade nua e crua. Tive que trabalhar muito cedo, com a solidão do trabalho me liguei logo a alguém e quando menos esperava vieram os filhos que, por sua vez, demandaram mais atenção, trabalho e tempo. Na verdade, não tive muito tempo nem oportunidade de "devanear". Aquelas idéias eram muito bonitas na teoria, mas a prática delas exigiria um sacrifício muito grande, que acho, não estava disposto a pagar."

Por alguns momentos o "professor" olha nos olhos do aluno e pergunta:
- " Mas... você hoje, com toda a sinceridade, pode dizer que é feliz? Que é realizado em sua vida?"
Com a cabeça encolhida entre os ombros e lágrimas surgindo nos olhos, o Ex-aluno se dá conta da conclusão na qual ele sempre teve medo de chegar:
- "Não. Acho que não. Mas pelo que vejo o senhor conseguiu realizar todos os seus ideais. Conseguiu alcançar todos os seu objetivos e mudar o mundo, não foi?"
-" Não."-- Respondeu o velho. -- "- Mas eu tentei. Fiz tudo o que me era possível e seguí tudo aquilo em que acreditei. Me doei ao máximo à tudo aquilo que pensava."
- " Mas... se o senhor não chegou até seu alvo, como pode dizer que é realizado"?
-" É verdade que não cheguei ao alvo. Mas eu tentei. Fiz tudo que pude. Conhecí muitas pessoas incríveis e, mesmo não tendo chegado ao objetivo, durante a caminhada tive momentos maravilhosos."


O Pastor.

5 comentários:

  1. Uau! Que máximo. Este texto é de sua autoria? Se for parabéns. Posso reproduzir no Recortes ah vai diz que sim não seja ruim, siiiiiiiim? Não sei porque este pobre professor recém formado aqui se identificou com estas verdades, sim podemos mudar o mundo, mas esta mudança começa de dentro pra fora, e só depois, quando mudamos por dentro, somos capaz de mudar as pessoas com a verdade daquilo que vivemos. Ganhei o dia, um texto de encorajamento a um novo professor que tem muito caminho pela frente. Obrigado.

    Ah e ótimo feriadão!

    ResponderExcluir
  2. Éder, voce nem precisa pedir, é só Ctr+c e ctr+v rrsrsrsrsrsrss!
    Sim, é de minha humilde autoria. Decidí reativar uma antiga paixão: escrever.
    Outros virão, paz.

    ResponderExcluir
  3. Qualquer semelhança é mera coincidência...rs

    ResponderExcluir
  4. Muito legal esse texto,
    tambem me identifiquei.
    Abçs

    ResponderExcluir
  5. O pastor agora tambem tá dando uma de escritor, hein?
    Brincadeiras a parte, tomara que tenham outros de onde esse veio.
    Tchau

    ResponderExcluir

PODE FALAR A VONTADE, DESDE QUE SEJA PARA EDIFICAÇÃO DO REINO: