BLOG DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ CAMINHO DO EVANGELHO

NOSSOS POSTS RECENTES

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 12 de maio de 2010

***ESPECIAL***

Se você ainda não conhece tem que conhecer!
O blog Recortes, do meu amigo Éder Barbosa está inovando na blogosfera, exibindo o perfil de alguns blogs e seus respectivos redatores dos quais ele acha interessantes.

Nesta semana ele exibiu o perfil de... quem diria: "O Pastor"!

É... fui desmascarado pelo Éder e ainda por cima participei de um "mini-chat" com a galera que acompanha o blog Recortes.

POSTO AQUI A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA E O "CHAT",
MAS NÃO DEIXE DE DAR UM PULINHO LÁ NO BLOG DO AMIGO ÉDER:

       http://recortecotidiano.blogspot.com/

TIVEMOSPARTICIPAÇÕES ATÈ DO ZÉ LUIZ DO Cristão Confuso!

Confira aí:


Quem é? Humberto Silva Barbosa


Idade: 28 anos

De onde? Nasci em Maria da Cruz, cidade do interior de Minas Gerais que ninguém conhece.

O que faz? Sou Pastor do Ministério Aliança com Deus, Ministro de Louvor, Marido dedicado e trabalho num hospital da zona sul do Rio.

Blogueiro desde: Fevereiro de 2010, sou novo nisso

Humberto na net: O Pastor, MSN: humbertosilvabarbosa@hotmail.com

Família: Eu, minha esposa Jaqueline, meu gato (bebê) e minha cachorrinha (belinha)

Apelido: Nunca tive. No blog ou onde comento só uso o nick " O Pastor"

Qual a temática do Blog: É um espaço onde compartilho minhas aventuras e desventuras no ministério a fim de encorajar líderes e pastores (porque não ovelhas também) para mostrá-los que não estão sós. Também é um espaço livre para se discutir aquele assunto que você sempre quis falar, mas sempre teve medo.

Palavra que te define: Sobrevivente

Quais os principais desafios no ministério de um jovem pastor?

Você tem que ter a real unção do Espírito Santo, pois a sua falta de idade desperta certo receio. Como me casei cedo não tive esse problema, mas aos não casados, é muito difícil aconselhar uma família por exemplo. Outro problema é com os jovens da igreja. Se você não tiver uma postura firme voe é confundido com um colega e o respeito se vai (se bem que faço a maior bagunça com a galera jovem).
 E por fim, o pior e mais desagradável desafio é a aprovação de outros chamados "pastores", que te olham de cima abaixo como se falassem: "Quem é esse moleque para se comparar a mim? Quem é ele pra querer estar no mesmo lugar que eu?"

Nada que Deus não confirme com o tempo.

Qual a sua visão do ministério pastoral:
Hoje existem pessoas, teólogos até, que não acreditam mais no ministério pastoral. Realmente a posição de pastor é uma das mais difíceis de se assumir diante de Deus. Realmente é necessário ter um chamado específico. Mas não acredito que ser pastor é ser super homem. Ser pastor não torna ninguém infalível, muito menos lhe dá todas as respostas. Acredito que o pastor é um homem como qualquer um; com uma missão específica e uma responsabilidade maior sobre os ombros. Para isso, claro, o Senhor o capacita e o enche com algo que outros não possuem, pois não são chamados para tal obra. Da mesma forma que uma pessoa que foi chamada para louvar a Deus possui um dom nato para o canto. 
Infelizmente, nos nossos dias, os homens tem tentado passar uma imagem falsa do que é o pastor. Pastor passa por lutas sim, fica doente também, e tem problemas como qualquer um... e, pasmem! Nem todo pastor tem uma mansão e um carro zero na garagem. Recomendado somente para aqueles que têm amor, pelo Senhor e pelas almas.

Qual departamento da igreja é mais difícil de lidar?

Com toda a certeza posso fazer da minha voz a voz da maioria dos companheiros de batalha: a dobradinha secretaria/ministério de louvor são os departamentos mais complicados de se lidar. Mas precisamos entender que trabalhamos com gente, e gente é complicada mesmo. Nada que muita paciência, um pouco de compreensão e uma dose generosa de oração não resolva.

Características que admira nas pessoas: Sinceridade, honestidade, humildade, transparência.

Blogs que lê diariamente: Cristão confuso ; Recortes e Púlpito cristão

O que te emociona? Quando sinto verdadeiramente a presença de Deus e ouço sua voz.

O que te faz perder a paciência? Gente que diz ser e não é.

O que faz nas horas vagas? Horas vagas? Que horas vagas?

De que tem medo? De me esfriar a tal ponto de não conseguir mais voltar e viver uma vida sem sentido.

O que está lendo? Ele escolheu os cravos (Max Lucado)

Autores preferidos: Phillip Yancey, Max Lucado, Jhon Piper, e sei lá, olho mais pro livro do que pro autor.

Filme preferido: Por incrível que pareça "O corvo", o restante só dou uma olhada.

O que assiste na TV? Séries, todas que puder ver se tiver tempo.

Música que gosta de ouvir: Judson de Oliveira (música - Eu adoro)

Pra ser feliz precisa de... Estar vivo. Amo viver e tenho tudo de que preciso.

Qualidades: Saber ouvir.

Defeitos: Egoísmo.

Vícios e manias: Comer bebendo líquido e roer o canto do dedo.

Situação embaraçosa: Levei um tombo no ponto de ônibus quando era adolescente. Todo mundo fingiu que não viu. Eu levantei e fui embora fingindo que não tinha caído.

O que te envaidece? Roupas.

Qual a coisa que mais detesta? Acordar cedo.

Pessoa(s) que admira: Homens de Deus que não se vendem.

Boas lembranças: O início do ministério quando tudo era ingênuo e sincero.

Momento inesquecível: Meu casamento.

O que te deixa irritado? Falsidade.

Uma frase: "Carpe diem" - Aproveite o dia.

Uma conquista: Conseguir me achar realmente.

Planos para o futuro: Passar em alguma prova para cargo público, e continuar fazendo a obra de Deus da melhor maneira possível. Ah, um gurizinho.

Qual o momento mais complicado do seu ministério?

Antes de me tornar pastor/fundador do ministério Aliança com Deus de Anchieta/RJ pertenci a uma grande denominação neopentecostal, na qual fui obreiro durante 1 ano, pastor auxiliar por 2 anos e levantado pastor, onde pastoreei por 3 anos.
 O momento mais complicado de meu ministério pastoral foi quando descobri que a maioria das coisas em que acreditava não eram bem como eu pensava. Quando comecei a perceber como as coisas realmente aconteciam e que homens que eu tanto respeitava, na verdade, não passavam de lobos devoradores de ovelhas. Foi um período da minha vida em que disse pra Deus: "Senhor, se isso é evangelho eu não quero viver o evangelho".
 Foi nessa época em que me desliguei dessa denominação e comecei a me dedicar ao estudo da palavra de Deus. Entrei num seminário teológico e me dispus a seguir aquilo que o Senhor queria realmente de mim. Infelizmente, muitos que passam por essa mesma experiência não têm a mesma atitude e se afastam de Deus. Muitos nunca retornam.

O que pensa sobre a unidade entre as igrejas evangélicas?

Não sejamos hipócritas: a unidade da igreja evangélica dos dias de hoje não existe. Quando digo isso, digo numa totalidade. É claro que existem muitos homens de Deus que abraçam essa visão de reino e mantém alianças abençoadas, mas a maioria (principalmente as chamadas "grandes denominações") só se juntam para interesses em comum, geralmente políticos ou financeiros. Aliança de fachada.
 Creio de todo meu coração que as muitas barreiras que existem podem vir ao chão quando os homens deixarem de querer ovelhas para si e entenderem que as ovelhas são de Deus e do seu reino.
 As igrejas precisam unir se em prol da evangelização e comunhão. As doutrinas ficam de lado quando o reino esta em primeiro lugar.
 Como já ouvi: "Os cristãos são o único exército que deixam seus feridos para morrer pelo caminho".

Como avalia a espiritualidade brasileira?

Realmente o povo brasileiro é bem "espiritualizado". Por isso aceitam tudo que se diz "espiritual", seja bom ou seja ruim. Aqueles que, quando pequenos iam na "benzedeira", hoje vão nas igrejas pegar o lenço soado de um apóstolo qualquer.
 É essa tal espiritualidade, vinda da raiz que transforma o povo em massa de manobra engolindo tudo aquilo que lhe enfiam pela goela. O povo é "espiritualizado" e não Espiritual.
 Não se quer ter trabalho, santidade ou obedecer. A espiritualidade brasileira é uma caricatura mal desenhada da espiritualidade estadunidense. Prova disso é que estamos "importando" os ídolos de lá.
 Mas o Senhor está levantando um povo no meio de um povo. Que o ama por quem ele é e não pelo que ele pode dar. Um povo que ama sua palavra e quer vivê-la. Um povo que não se dobra aos modismos nem profetadas modernas que nos tem bombardeado por todos os lados. Um povo que se chama pelo seu nome. Precisamos fazer parte deste povo.

Recortes do cotidiano de um jovem Pastor: Eu sou o que sou, assim como disse o pai. Sou simples e verdadeiro e gosto de me cercar de pessoas assim. Sou apenas um alguém tentando acertar e fazer o que é correto. Erro mais do que acerto, mas morrerei tentando. Paz.

Só aqui você tem aconselhamento pastoral vip, pode perguntar e comentar a vontade, que o Humberto estará tirando todas as suas dúvidas assim que possível, e não deixem de passar no Blog do Pastor, tem sempre assuntos relevantes sendo discutidos de maneira sensata. Na próxima edição, a potiguar Amana, nossa grande amiga, estará contando um pouco de sua rotina


NO PRÒXIMO POST: Os cometários.

2 comentários:

  1. Meu PASTOR heheheeh!! MELHOR DO QUE ELE SÓ ''DEUS'' .. ADORO MEU PASTOR AMO MEU MINISTÉRIO ''ALIANÇA COM DEUS'' EU TENHO ADORO TODOS DESTA ALIANÇA!!! BEIJÃOOO

    DANIELLE MELLO; HUMBERTO ENTREI NO BLOG hehehe!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. BOA HUMBERTO...RSRRS QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO SUA VIDA. E QUE POSSA CONTINUAR SENDO A PESSOA QUE É. ABRAÇO GRANDE AMIGO!!!

    ResponderExcluir

PODE FALAR A VONTADE, DESDE QUE SEJA PARA EDIFICAÇÃO DO REINO: