BLOG DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ CAMINHO DO EVANGELHO

NOSSOS POSTS RECENTES

Pesquisa personalizada

segunda-feira, 12 de julho de 2010

O QUE A IGREJA NÃO É...


Na verdade escrevi esse texto semana passada e postei no http://esbocosereflexoes.blogspot.com/, blog no qual também escrevo, do meu amigo RODRIGO MUNIZ. Consequentemente, também preguei como sermão no domingo passado.
Eu não ia postá-lo aqui, mas achei muito interessante a quantidade de posts de vários blogs falando sobre o assunto "Igreja", então, decidí dar minha singela contribuição:

Não acrescentei as referências bíblicas.

Nesses últimos tempos tenho me perguntado se as pessoas que vão aos templos evangélicos, geralmente aos domingos, realmente sabem o que estão fazendo.



Como diz o mestre Neil Barreto: "Igreja não é pra onde se vai e sim o que se é."

As pessoas têm agregado todas as qualidades e funções à igreja, menos seu verdadeiro objetivo e identidade. E muitos tem até se "decepcionado" por a "igreja" não ser o que se pensou que ela seria (inclusiva pregarei sobre isso no domingo pela manhã. Que Deus me ajude).

Primeiro: Igreja não é instituição de caridade.
Muitas pessoas tem procurado a igreja para receber uma cesta básica ou porque lá naquele prédio eles tem uma "obra social" onde se dá roupas ou lhes proporciona alguma vantagem. É claro que aquela máxima sempre vale: -" Quem quer ouvir falar de Deus com a barriga vazia? " - Porém, existem muitos mendigos que pegam seus "sopões" à noite que não querem saber de Deus mesmo de barriga cheia. Muitos que, depois de terem materialmente o que querem, desaparecem e só voltam quando precisam novamente.
A igreja tem uma "obrigação" sim, com aqueles que fazem parte do OIKOS e que passam por alguma necessidade, os "domésticos da fé".


Segundo: Igreja não é shoping center.
"Eu quero a minha bênção..." É o início de uma música evangélica que se canta na maioria das igrejas por aí. E essa é a realidade de muitos crentes por aí: só vão ao templo em busca do que querem, do que acham que precisam e nem se importam em viver o verdadeiro cristianismo nem uma vida de santidade.


Terceiro: Igreja não é clube:
Já ouvi pessoas falarem assim: " Não concordo com o rumo que essa congregação está tomando, mas não tenho coragem de sair dela por causa das amizades que fiz aqui."
Os amigos te garantirão a salvação? Muitos frequentam os templos a procura de um círculo de amizade ou simplismente para ter uma vida social ou não ficarem sós em casa. Muitos ingressam numa congregação e se tornam "crentes" simplesmente por não terem coragem de encarar o mundo.


Quarto: Igreja não é nem o edifício de concreto:Muitas pessoas saem de suas casas e vão para o lugar que chama de igreja sem saberem que elas mesmas deveriam ser a igreja. Deveriam. Essas pessoas geralmente vivem uma vida aquém da vida que Jesus desejou para sua igreja, seu corpo místico, sua noiva; que é cada um de nós, individualmente e somos todos os que os seguimos coletivamente.
A comunhão, o amor, a coragem do "ide", tudo isso está ausente dentro dos templos que chamamos de Igreja.


Quero deixar claro aqui que não pertenço a nenhum desses movimentos de "sem igreja", mas preciso, infelizmente, concordar que hoje somos vivemos mais o que a igreja não é do que ela relamente é: Nós

6 comentários:

  1. Paz de Cristo.
    Excelente texto.
    Concordo plenamente.
    Muitas pessoas não entendem que a igreja somos nós, cada pessoa e com ou sem o espaço físico, como fora citado, agimos como igreja.
    Mas essa impressão errada, repassada de geração á geração, se perpetua por parte de muitos líderes e pastores que querem manter esse esquema, pois atrai gente e gera grana, não são todos, claro, mas infelizmente tem gente assim.
    Tambem não sou de nenhum movimento sem igreja, mas concordo com que descrevera aqui, se bem que a igreja que vou, é bem tranquila, bem realista quanto á isso, onde prefere um bom pregador á cantores, busca união entre os irmãos á grandes eventos, ainda tem muita gente que mantém a essência.
    Paz pra ti, abração.

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus querido, que Deus continue mantendo essa essência em nós.

    ResponderExcluir
  3. Igreja somos nozes?

    ResponderExcluir
  4. Igreja é Organismo e não Organização. Ja estou te seguindo, gostei muiito do seu blog. paz querido!

    ResponderExcluir
  5. Graça e Paz... Concordo com começo e o meio do seu texto, já o final não.
    O fato de tentarmos SER sem IR não é o resultado de estarmos seguindo uma "moda" para sermos tratados pejorativa-mente de "sem igreja ". Os cristãos realmente precisam se juntar, mas o que acontece quando esse ajuntamento é institucionalizado é justamente um efeito contrário e sutilmente perverso de minar as relações íntimas entre as pessoas. Como o autor do Livro Porque você não quer mais ir a igreja (instituição)escreveu , as relações na igreja instituição são superficiais. O fato de não termos reuniões em nossas casas com pessoas diferentes somente reforça a transformação que ainda não ocorreu em nós, que vivemos toda uma vida dentro de uma igreja, sob a pressão externa das regras institucionais que não foram capazes de mudar nosso egoísmo essencial. Dentro do templo não somos conhecidos como realmente somos.
    Por fim, devemos nos lembrar que nossas igrejas-templos de hoje são totalmente diferentes da igreja primitiva... Vale a pena estudar mais sobre isso no Blog do Ir.Hugo em paoevinho.org que Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  6. Amém, querida.
    Aqui no "O Pastor" respeitamos todas as opiniões e pontos de vista e prometemos dar uma olhada no blog citado acima. Obrigado pelo comentário.
    PAZ.

    ResponderExcluir

PODE FALAR A VONTADE, DESDE QUE SEJA PARA EDIFICAÇÃO DO REINO: