BLOG DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ CAMINHO DO EVANGELHO

NOSSOS POSTS RECENTES

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 19 de maio de 2010

DIÁRIO DE BORDO -- Cuidado com o "Inchaço"!


Era um domingo à noite. Geralmente nos domingos à noite as igrejas ficam cheias. Geralmente aqueles que não querem muita coisa "com a hora do Brasil"  são os que enchem os bancos à noite. Não que de noite só vão aos templos aqueles que não querem nada, mas venhamos e convenhamos: Domingo de noite é a hora que "o joio se encontra com o trigo".
 Não que pela manhã só os "Santos" frequentem a igreja, mas os que vão pela manhã, geralmente são aqueles que tem SEDE de Deus, que querem aprender, que querem adorar e entregar as primeiras horas do seu dia para o Senhor. Que passam por cima do cansaço por prazer de estar nos átrios do Senhor log pela manhã.
Claro, existem igrejas que nem culto de manhã tem. Não estou colocando em cheque o amor nem a seriedade dessas igrejas. Se em minha igreja desde o início não tivesse tido culto de manhã eu ia ser o primeiro a não querer começar um. Estou falando das pessoas. Que vão para um culto como se cumprissem uma obrigação, como se, indo para a "igreja", estivessem fazendo um favor a Deus. Elas agem como se ir ao templo no domingo (a noite ou de manhã) cumprisse sua cota de "cidadania celestial". Muitas nem gostam de estar lá, mas pensam que se não forem irão para o inferno ou não conseguirão alcançar "aquela bença".

Pois bem, era domingo à noite e a igreja estava cheia. Cheia de gente. Cheia de crianças, de jovens, de adolescentes.
Somos até tentados a cair na teoria do "se está dando certo é porque é certo". Como sempre digo: "- Se lugar cheio é sinal da presença de Deus, o maraca no FLAxFLU é o novo pentecostes".

Somos tentados a pensar que estamos "por cima da carne seca".  O louvor foi incrível, a "escolinha" funcionando, a recepção impecável e a pregação irrepreensível e suscinta.
O quadro que vemos montado é de um monte de gente feliz e satisfeita, tudo está no seu devido lugar, afinal, hoje é domingo à noite e a igreja está lotada. A alguns meses atrás eram apenas meia dúzia de gatos pingados... olhe onde chegamos! Olhe como Deus nos honrou.

Mas se pararmos para olhar bem atentamente, se pararmos pra pensar no que certo homem disse: " Deus vê o interior"...  Se deixarmos de lado nosso ego, nossa necessidade de sermos "vitoriosos", se sentarmos com cada um, discernindo a multidão do indivíduo e sondando os interiores, veremos que não está tudo tão bem assim.
Quantas pessoas sairão desse "grande culto" se sentindo as menores do mundo. Quantas sairão vazias deste culto tão CHEIO.
Ao contrário do nosso ego inflado e do nosso sentimento de triunfo, muitas sairão daquele templo para enfrentar mais uma semana de lutas onde a alegria do culto será uma vaga lembrança.

E a semana? Como será? Viveremos de "culto em culto"?

O que nos é mais importante? Ter nossos cultos cheios ou ter nossos membros fortes, sadios?
Muitas vezes o que temos visto é um inchaço, uma falsa alegria que esconde um desesperador pedido de socorro.  Eles não querem "culto". Eles querem encontrar a Deus, e, acredite, nem sempre é a mesma coisa.
O culto é a celebração de um povo que cultua seu Deus em alegria, unção e prazer por uma vida santa e cheia do Espírito. O culto é a consequência de uma vida com Deus.
O que mais existe em nossos cultos, hoje, é gente que nem sabe o que é vida com Deus; que acha que culto é uma "reunião", como se diz por aí, onde todos cantam, se abraçam, participam de uma "religião" e vão para suas casas continuar vivendo a mesma vida torta e sem luz que viviam antes.

Precisamos ter cuidado.

Quando um membro de nosso corpo começa a "inchar", não é sinal de saúde, mas que algo está errado. Pode ter ocorrido alguma ruptura, fratura ou luxação. Quando vemos uma criança muito "fofinha" achamos lindo aquele ser tão gordinho, rosa e rechonchudo. Um corpo humano, depois de morto "incha".
 O que não paramos pra perceber é que aquela criança está obesa e corre o risco de sofrer as mais diversas doenças como hipertenção e cardiopatias.
Só os tolos se alegram com o inchaço. Aqueles que não tem visão e se deixam levar pelo que seus olhos materiais vêem.
Vamos abrir nossos olhos e ver mais que o óbvio.
Amar não é entreter, é cuidar.

O culto acabou, as portas se fecharam, todos se foram;
Quantos estarão realmente vivos?

O Pastor, muito pensativo...

6 comentários:

  1. Olá O PASTOR!!

    Muito me alegra os comentários que deixa lá no Considerações...

    Aproveitei para dar uma olhada por aqui e me alegrei com o seu post. Tão atual e verdadeiro, porém, um assunto que atinge as igrejas e seus membros por tantos anos... muitos anos.

    É como fazer uma viagem em nossa própria trajetória cristã. Daí percebemos que em algum momento também estávamos lá, nos bancos da igreja, simplesmente para cumprir um ritual (a tal liturgia). Quantas e quantas vezes eu saí de um culto pior do que entrei, e acho que isso deve acontecer semanalmente com várias pessoas.

    O pior é perceber que pessoas despreparadas pregam essa forma de receber de Deus; a tal barganha; e assim, cumprem seus roteiros domingueiros para que durante a semana possam receber a benção da vitória e por aí vai...

    Para muitos, o que importa realmente é ter em suas reuniões a multidão sem que se preocupem com o que estão passando ou como estão levando suas vidas. E para esse tipo de gente o que faço é muito simples: corto o relacionamento, assim como devemos cortar nossa mão ou arrancar o olho, caso estes estejam em pecado, e se alguém com suas atitudes (mesquinhas) me faz pecar, prefiro não ter um relacionamento com esse indivíduo.

    Enfim, cada um de nós sofremos com os revés de ser um cristão, esse é o ónus, mas graças a Deus porque Ele sim nos mantém de pé e quando achamos estar caído, Ele está pronto a nos colocar em uma posição melhor.

    Deus é fiel!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a abordagem!

    Realmente o culto desse domingo estava com cara de "Culto de Primicias"(Nosso culto Festivo de todo último domingo do mês).

    Mas não podemos deixar de abrir os olhos dos membros em relação à vida com Deus sempre e não, só no clima de um culto!

    Mais uma vez,

    Parabéns pelo belíssimo post.

    Pensar é Preciso...

    ResponderExcluir
  3. Graça e paz
    Esse texto fala tudo , hoje as igrejas não estão consolodadas mas sabe porque ? Aquele
    velho discurso : "plantei a semente Deus faz a obra" Isso é errado temos que ganhar as almas , consolida-las , treinar e enviar. Devemos seguir os passos de Jesus ele chamou os discípulos e os ensinou e mais tarde eles se tornaram apostolos e grande heróis na fé só que o problema é que o evangelho é todo distorcido e não seguimos a Jesus, seguimos as "doutrinas humanas" menos Jesus

    ResponderExcluir
  4. É isso aí pessoal,
    Precisamos verdadeiramente "abrir nossos olhos."

    Os comentários estão show de bola.
    PAZ.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, muito bom mesmo.
    Estou retribuindo a visita.
    Paz!Sempre!

    ResponderExcluir
  6. Olá Pastor!
    Realmente é verdade. De nada adianta uma Igreja cheia, mas as pessoas vazias. Á procura a Deus faz isso. O mundo em que vivemos não é fácil e se você notar as pessoas parecem um pouco perdidas, sem saber para onde ir, quem ouvir. Eles precisam e tem uma enorme sede de Deus. Infelizmente algumas nesta busca se desviam do verdadeiro caminho. Acredito que o Senhor está ao nosso lado todos os dias, em qualquer momento independente da igrejas. Basta saber se nós estamos do lado dele. Deus é maravilhoso!

    ResponderExcluir

PODE FALAR A VONTADE, DESDE QUE SEJA PARA EDIFICAÇÃO DO REINO: