BLOG DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ CAMINHO DO EVANGELHO

NOSSOS POSTS RECENTES

Pesquisa personalizada

sábado, 15 de maio de 2010

DIÁRIO DE BORDO

4 8 15 16 23 42



Encontrei esse texto no GENIZAH, postado pelo Pr. Digão.
Cara, veio exatamente na hora em que eu mais precisava.
Como Deus falou comigo, tenho certeza que falará com você também:


Você já deve ter visto algum episódio de Lost, o seriado televisivo que tem sido um grande sucesso e foco de discussões. Suscita questionamentos filosóficos, existenciais, e porque não dizer, teológicos. Personagens misteriosos, com nomes de filósofos (há o John Locke, o [Desmond] David Hume, apareceu uma francesa chamada Rousseau, lembrando o Jean-Jacques, e houve uma Charlotte Staples Lewis, lembrando o bom C. S. Lewis, e vou me alegrar se ainda aparecer um Schaeffer na ilha...), uma trama que lembra minhas melhores leituras de Jules Verne, com aventura e ação, uma ilha perdida no meio do nada, um monstro assassino de fumaça que nunca aparece, e até ator brazuca que foi limado rapidinho.



Tornei-me fã de Lost por isso tudo, mas também porque Deus usou esse seriado para falar comigo. Durante a trama da segunda temporada, alguns personagens descobrem uma espécie de bunker onde há um computador em que devem ser inseridos os números 4, 8, 15, 16, 23 e 42, a cada 108 minutos, para que se evite algum cataclisma.

Porém, no decorrer da trama, dois dos personagens – o misterioso John Locke e Mr. Eko, um padre nigeriano sui-generis (veja o seriado, pois não vou estragar o enredo!) descobrem outro bunker, de onde, ao que parece, todas as atividades da ilha eram monitoradas como um experimento psicológico. Locke, encarregado de, a cada 108 minutos, apertar o botão do computador, se desilude por completo, achando que sua tarefa era algo completamente sem sentido. Porém, Mr. Eko diz a ele que, se antes aquela era uma função importante, agora ela se tornou mais importante ainda. No final da temporada, ao deixar de apertar o botão do computador com os números do código, o bunker é destruído por uma descarga eletromagnética, e vemos um Locke assustado dizendo: “eu estava errado”.


Neste mundo louco em que vivemos, pode parecer que o ministério pastoral seja algo supérfluo, sem importância. Algo como, a cada 108 minutos, apertar o botão do computador com medo de algo que não se sabe, mas, por precaução, vamos apertar assim mesmo.


Mas, quando eu digo ministério pastoral, não me refiro aos modernos movimentos expansionistas. Essa ânsia por números tem cada vez menos a ver com a simplicidade do Evangelho do Crucificado e mais com a sede de poder do homem decaído. Paul Freston mesmo disse que a última coisa que se converte numa pessoa não é o bolso, mas a sede de poder. Por ministério pastoral Não me refiro ao desejo de alguns de galgarem postos de comando nas estruturas denominacionais, nem me refiro à venda da autoridade ministerial por um prato de lentilhas servido nas assembléias legislativas Brasil afora.


Ministério pastoral é algo que se faz no dia a dia. Não é algo que aparece nos boletins de igreja, nem nos órgãos noticiosos das denominações. Não é algo para massas e multidões, mas sim voltado a indivíduos que, com falhas, frustrações e limitações, buscam servir e seguir a Jesus, e para isso precisam de homens e mulheres escolhidos por Deus para ensiná-los na Palavra e andar com eles. Ministério pastoral tem a ver com frustrações, e não só com sucessos. Ministério pastoral tem a ver com aqueles que andam nos vales, e não somente nos montes. Não traz sucesso, nem sempre traz reconhecimento, não dá dinheiro, nem dá poder.


É por isso que são necessárias pessoas escolhidas para tal função no Reino. Pessoas dispostas a fazerem algo sem importância para o mundo, e cada vez mais sem importância no cenário evangélico atual.


Resolvi que vou continuar apertando o botão. Para o mundo é irrelevante, mas se eu não o fizer, um cataclisma virá. Foi para isso que Deus me chamou, e sinto-me em paz com isso.
 
Postado por O Pastor, que pensa todo dia em parar de apertar o botão.

5 comentários:

  1. Olá!

    Muito bom o seu texto. Concordamos totalmente com ele e nós também estamos apertando esse botão. Temos o blog Jesus um amigo verdadeiro e sabemos como é.
    Se puder nos fazer uma visita e dizer o que achou será um prazer. Já estamos te seguindo. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Não deixe de paertar o botao.
    Nunca...

    ResponderExcluir
  3. Eu sou louco pelo Lost já estou assistindo a sexta temporada...
    E concordo totalmente temosque continuar apertando o botão.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Não podemos parar de apertar o botão que para muitos é insignificante mas, que para quem tem ciência da importância do trabalho a ser feito, é de suma importância e responsabilidade diante de quem nos convocou(Deus)!

    Somos forasteiros nessa terra de peregrinos! Um dia estaremos na nossa casa eterna!

    Estamos juntos nessa missão "sem valor" para os que não entendem a importância! Mas ao que for fiel até o fim, receberá a coroa da vida!

    Paz meu Irmão!

    Pensar é Preciso...

    Obs.: Apaguei o comentário acima para correção de digitação.

    ResponderExcluir

PODE FALAR A VONTADE, DESDE QUE SEJA PARA EDIFICAÇÃO DO REINO: