Estou exausto, esgotado e todos os outros adjetivos que você conhecer para cansaço físico e mental (por que não espiritual também).
É impressionante como as pessoas que te solicitam e pedem sua ajuda são incapazes de perceber sua exaustão e falta de forças.
Presume-se que o pastor ou líder tem uma fonte inesgotável de energia, mas infelizmente ( e digo infelizmente porque gostaria de ter ) isso não é verdade. A pilha acaba.
O cuidado com as ovelhas, oração, aconselhamento, visitas, preparar semões, organizar o culto, parte administrativa; sem falar nas velhas "picuinhas" e "probleminhas de liderança". Todas essas coisas minam as suas forças de tal forma que o qu resta é apenas a casca sem forças nem pra falar. Ah... falar... é o que você mais faz. E como as pessoas gostam de falar!
No dia de anteontém andei tanto e falei tanto, com tantas pessoas diferentes que querem contar seus problemas, chorar suas mágoas, falar com o pastor sobre uma solução que ela tem pra igreja, líderes que deixam pra expor seus planejamentos exatamente naquela hora em que você já não aguenta mais, no final do dia... que dureza!
E na maioria das vezes não há ninguém pra ajudar. Não é que quero resolver tudo por mim mesmo. Na verdade, como é bom quando você tem alguém para dividir as responsabilidades, trabalho e... exaustão.
Mas na maioria das vezes as pessoas só querem dividir a glória e as palmas.
Estou cansado. E o cansaço (exaustão pra ser mais preciso) esgota a paciência.
Você já deve ter ficado assim. Sem paciência pra falar com ninguém, mas tendo que rir para todos.
Nessas horas a melhor coisa a se fazer é sair de cena, recarregar as baterias, encher-se de Deus e voltar pronto pra outra!
É... e quando a situação não te permite fazer isso. Aí só dá pra dizer: "Estou cansado".
O Pastor, cansado assim como você também fica às vezes.
Vc sabe que sempre estou à disposição! Sozinho não está!
ResponderExcluirSempre tem um amigo e parceiro de Ministério para dividir a carga, só carrega sozinho se quiser.
Quando lembrar disso...me ligue!
Paz!
Segundo suas palavras: "...E na maioria das vezes não há ninguém pra ajudar. Não é que quero resolver tudo por mim mesmo. Na verdade, como é bom quando você tem alguém para dividir as responsabilidades, trabalho e... exaustão."
ResponderExcluirSerá que eu não tenho assumido minha parte?
Você está sobrecarregando-se porque chama pra você a responsabilidade de pastor, como se fosse o único.
Qunado mensionar no púpito diga: Nós pastores, nós nos honramos de vc1s como ovelhas, nós e não "Eu". Tente fazer isso e verás que será melhor.
Do quê se queixa o homem...?
Sou teu amigo, estamos juntos nessa!
Vamos chegar firme até o fim!
Paz!
Beijo no seu coração!
Só me resta suspirar (que foi o que eu fiz agora) e dizer que compartilho com o senhor o mesmíssimo sentimento.
ResponderExcluirO que me assusta às vezes é que está demorando demais para passar e a sensação é que não vou voltar a ser como já fui, mas ser o que?
Ser o que as pessoas querem que eu seja?
Ser o que eu mesma cobro de mim?
Ou ser o que nosso Deus gostaria?
Eu não sei mais, só sei que o cansaço teima em não ir embora.
Meu marido é um motivo de minha preocupação, pois as vezes acho que até a saúde dele fica afetada, além do humor, paciência...tudo o que o senhor falou.
Temos receio de falar com outros pastores devido às muitas decepções que já tivemos:
1-soluções simplistas como "tem que orar, irmão" e "eu já passei por isso e é assim mesmo"
2-conversas em que não se chega a lugar nenhum
3-gente "zóião" que fica ali que nem urubu, só esperando o cadáver ministerial para ocupar o lugar do pastor
4-ainda outros que querem nos oferecer umas fórmulas "incríveis"
E POR AÍ VAI...
Uma das melhores coisas que já me serviram foi a terapia que fiz por quase 1 ano.
Não resolveu a questão em si, mesmo porque sei que a proposta da terapia não é essa, mas foi esse braço que me alcançou e serviu de auxílio para não tomar uma atitude impensada.
Pastor, obrigado por ser tão gente quanto todos nós e expôr isso.
Talvez não nos cure, mas nos traz certo conforto por saber que não estamos sós.
Beijo.
Obrigado aos que comentaram este post.
ResponderExcluirNa verdade, minha intenção foi exatamente esta: De dizer um pouco como muitas vezes me sinto e, também, servir de espelho para que outros líderes e pastores vejam em mim a sí mesmos e saibam que não estão sós nessa luta e assim como paulo disse: "Outros irmãos em todo o mundo passam pelas mesmas coisas."
Creio que juntos, podemos nos ajudar com sinceridade e amor.
PAZ A TODOS.
O Pastor.
E... sim pastoragente, também é muito bom encontrar pessoas que são tão gente como a senhora.
ResponderExcluirPAZ.
Muito bom, gostei em encontrar alguém que desse o primeiro passo, muitos estão passando pelo caos do estresse, mas o que fazer,também passo por esse momento, sou pastor, trabalhei em igrejas que muito exigiram, agora o que fica é o famoso estresse,tentei terapia não continuei por falta de ânimo, com isso os dias vão passando e nada acontece, reconheço que até aqui o Senhor tem me sustentado, dizer:Se não fora o Senhor, ora diga Israel, as muitas águas teriam... tenho prazer em pregar a palavra de Deus, mas não tenho vontade de trabalhar com igreja, sei que é resultado de um esgotamento, por isso quem não sabe não pode entender como é estar esgotado, mas, fazer o que? sei quem eu sou e em quem tenho crido, por isso estou certo que não é falta de fé nem comunhão com Deus, tenho paz no coração. se ele não me acusa, maior é Deus.
ResponderExcluir