BLOG DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ CAMINHO DO EVANGELHO

NOSSOS POSTS RECENTES

Pesquisa personalizada

quarta-feira, 14 de abril de 2010

O ENIGMA DA ESFINGE

                                             Édipo e a Esfinge
Certo pastor, ao final de um culto foi abordado por duas irmãs em sua igreja. Uma das irmãs trouxe para ele o caso da outra, que a estava gerando problemas de consciência. O caso era o seguinte:

O esposo de tal irmã não era cristão e costumava frequentar bailes funk. Num desses bailes ele bebeu além da conta e, ao chegar em sua casa descobriu não estar mais portando seu "NEXTEL".
O tal Nextel, por sua vez, estava no nome da pobre irmã que,agora, encontrava-se num sério dilema:
Ao dirigir-se para uma loja autorizada do aparelho e informar o "sumiço" do mesmo, a desafortunada irmã surpreendeu-se com a orientação de uma funcionária que lhe orientou a dizer que tinha sido roubada, pois o aparelho possuía uma garantia contra roubo e a mesma receberia um novo em folha.
Confusa, a irmã voltou para sua casa e interrogou seu esposo, querendo saber se ele tinha sido roubado ou tinha perdido o aparelho. O desmemoriado marido disse que sinceramente não sabia, pois o álcool lhe havia tirado a atenção e quase a consciência.
Ao final, decidiram abrir um boletim de ocorrência em uma delegacia, mas ao ser interrogado pelo delegado o marido novamente informou que não sabia se havia sido roubado. O delegado lhes disse que a menos que eles lhe confirmassem que ele havia sido roubado, ele não poderia abrir o boletim de ocorrência.

Pois bem. A consciência da irmã a estava torturando e ela não sabia o que fazer. Indagou ao pastor se deveria dizer na delegacia que seu marido tinha sido roubado para abrir o boletim e, assim, pegar um novo aparelho na loja. Ao mesmo tempo ela temia estar mentindo, pois o próprio marido insistia em dizer que não sabia o que havia acontecido.
Pra piorar a situação uma irmã da igreja já havia lhe orientado a ir na delegacia e dizer que ela havia sido roubada, pois entendia que seu marido "deveria" ter sido furtado.

E agora, queridos compatriotas? O que deveria essa irmã fazer? Qual seria o proceder correto?
Deixo pra vocês o final dessa estória, que parece bobagem, mas, se for dado um aconselhamento erroneo pode significar a morte espiritual e o escândalo.

O que VOCÊ aconselharia a esta irmã?

DECIFRA-ME OU DEVORO-TE!

3 comentários:

  1. Graça e paz, Pr. o meu conselho e para que esta irmã hore pois Deus tudo ver ,e lhe daria uma boa resposta . sabe Pr. eu sei de caso veridico em que uns irmão estavam trabalhando juntos numa obra, quando uma corda que os mesmo haviam pego emprestado com um visinho, tinha sumido da obra. meu Deus o que fazer, bem um dos irmãos sugeriu vamos orar e não é que deu certo, no mei deles estava o que havia pego a corda, e como o trato era, só levantar da oração quando Deus respondece amados a oração durou a tarde toda e o irmão que havia pego a corda dorml. Mas os demais continuaram orando e quando decidirão que a oração havia acabado levantaram do joelho e perseberão que um dos irmãos dormia resolverão acorda-lo e um deles disse acorda irmão, acorda, e pra surpresa de todos ele levou um susto e acou que Deus havia revelado que era ele e então disse em auto som eu confesso irmãos fui eu quem peguei a corda. Isso nos deixa uma lição a oração de um justo vale muto em seus efeitos ore mada que Deus va te dizer o que fazer. Pr. um abraço adorei o seu blog que o Senhor te abençoe e te convido a fazer uma visita, será uma honra te-lo seguindo o end: é http://ning.iT/bSnPVJ

    ResponderExcluir
  2. Realmente, pode parecer insignificante, mas creio que podemos honrar a Deus nas pequenas coisas. Isso é dificil porque em algumas questões assim tendenciamos tirar vantagem, ou pelo menos tentamos evitar prejuizos, principalmente se pensarmos que uma empresa como a Nextel não vai falir por um único ressarcimento de aparelho, tentador não? No entanto, essa questão é moral. Deus é detalhista sim e sua Palavra nos adverte a fugir da aparencia do mal, portanto a menos que a irmã realmente confirme o furto - o que sugiro uma "investigação": coisas simples como perguntar aos amigos (geralmente homem não bebe sozinho), ir ao local e conversar com o dono do estabelecimento ou possiveis funcionarios se for o caso, e ainda atentar para o "histórico" do marido, se de acordo com a indole, é possível que tenha mesmo sido roubado ou esteja acostumado a perder a cabeça e o resto das coisas por aí. No mais sugiro que ela diga a verdade, por mais prejudicada que possa ser, Deus será honrado através de seu testemunho e certamente há de suprir as demais necessidades da irmã. E se esse marido agir de forma etica, ele vai arcar com a despesa e se desculpar pelo constrangimento junto a esposa, que convenhamos entrou de gaiata no navio. Se nós cristãos agissemos eticamente as coisas seriam diferentes, já vi irmão agradecer a Deus por subornar um guarda com R$ 10,00 e a igreja vibrava triunfante glorificando a Deus pela "bença". Não é em vão que se alguém se diz evangelico numa blitz por exemplo, ouvira a seguinte resposta: "os evangélicos não são mais referencia, muitos deles são piores que os demais e tem muita gente escondida atras da religião", eu mesmo já ouvi isso. Lembro também de uma parabola que diz: "...servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei...". Mateus 25:21

    ResponderExcluir
  3. Pastor Silva, obrigado por sua atenção, amigo! E sigamos com o conto do Bronson. (sorrio).

    Abraço do Jefhcardoso!

    ResponderExcluir

PODE FALAR A VONTADE, DESDE QUE SEJA PARA EDIFICAÇÃO DO REINO: