BLOG DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ CAMINHO DO EVANGELHO

NOSSOS POSTS RECENTES

Pesquisa personalizada

sábado, 3 de abril de 2010

Você ainda acredita no SER HUMANO? ( Resposta ao post: VOCÊ AINDA ACREDITA NA INSTITUIÇÃO?)


O assunto citado acima foi bem comentado e por isso decidi escrever este post como um complemento do assunto.
Disse o amigo Eder Barbosa:
"-Gente como nós acaba vivendo um dilema, claro que não vamos chegar a esse extremo, mas sou a favor de uma nova reforma, que sejamos essencia e não apenas aparência.

Eu quero muito continuar acreditando!"

O comentário do Rodrigo Muniz foi muito construtivo e impactante. Com certeza vale a pena conferir os livros citados e o comentário do Pc Amaral também foi muito esclarecedor.
A frase que ele usa chamou bastante a atenção: "-Eu acredito na instituição Igreja. Agora, o que os homens fazem com ela é outra história, e vão prestar contas com Deus de como cuidam desse corpo que é o Corpo de Cristo. "

Levanto, então a questão:
O PROBLEMA ESTARIA NA INSTITUIÇÃO OU NO SER QUE COMPÕE A INSTITUIÇÃO,
O SER HUMANO?

Creio que a institução-Igreja em sí não pode causar nenhum efeito benéfico nem maligno sem que o HOMEM a direcione para tal .
A própria instituição não pode ser "moldada" pelo mesmo?
Será que mesmo aqueles que não acreditam na "instituição" não cometem os mesmos erros que a mesma comete?
Afinal, desvencilhar-me de tudo mudará minha vida e me tornará um ser melhor ou no fundo o problema não está no " produto " e sim em quem o "produziu"?

AGUARDO COMENTÁRIOS!

9 comentários:

  1. Respondendo:
    1º - A própria instituição não pode ser "moldada" pelo mesmo?
    R: Precisamos primeiro entender o que está sendo chamado de instituição. Há uma confusão aqui no que tange "corpo-de-cristo" e "associação para fins religiosos (CNPJ)". A associação pode ser moldada para o que quisermos, independente do credo. Agora, o CORPO NÃO. SÓ QUEM TEM O DIREITO DE DIZER O QUE DEVE E O QUE NÃO DEVE SER FEITO NO CORPO É A CABEÇA. NÓS, COMO CORPO, DEVEMOS APENAS SEGUÍ-LO.

    2º - Será que mesmo aqueles que não acreditam na "instituição" não cometem os mesmos erros que a mesma comete?
    R: Sinceramente acho que essa pergunta foi mal formulada, porque o erro de uns não justifica o erro dos outros. Ou seja, 'já que somos "errados", não tem problema a instituição ser "errada" também?!'. Será isso, ou me enganei? Mesmo a instituição CNPJ deve ter um estatuto e seus membros devem seguí-lo cumprindo seus deveres e usufruindo de seus direitos. E quem os infringe deve ser excluído, não é mesmo?!. Mas viram como a pergunta ficou confusa? Acho que não entendi.

    3º - Afinal, desvencilhar-me de tudo mudará minha vida e me tornará um ser melhor ou no fundo o problema não está no "produto" e sim em quem o "produziu"?
    R: Na realidade ninguém está querendo destruir nada, e sim construir. O "desvencilhar-me de tudo" aqui soa ironicamente, como se o desejo fosse apenas o de anarquia destrutíva, quando não é esse o caso. O que se quer é que o corpo possa ser comandando por quem realmente tem esse direito: CRISTO. Se o CNPJ estiver de acordo com o que a CABEÇA deseja, não precisa acabar, muito embora EU entenda que ele (o CNPJ) nem precisaria existir. O que acontece é que, realmente, muito do que NÓS fazemos com o nome de igreja só ATRAPALHA o crescimento do corpo. Se fizessemos o que a CABEÇA ordena, o corpo cresceria naturalmente. Nesse caso, concordo com o Pastor. E cito uma frase do irmão Silvio Gali, líder de uma congregação em Mauá-SP: "Não adianta mudar a estrutura se não mudarmos os valores".

    Continuo recomendando a leitura dos livros de Frank Viola e dos autores por ele citados em suas obras.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Caro Pastor, li num dos livros do Max Lucado uma frase que expressa o seguinte pensamento: "quem deseja uma igreja perfeita deve sair dela"; enquanto instituição organizada por homens (são poucas as que realmente pode se dizer: Deus está no controle - se é que ainda existe) sempre haverá falhas, omissão, escândalos. Concordo com o amigo Rodrigo, no que se refere a distinção de "Corpo de Cristo" (espiritual) e instituição regida por parâmetros humanos (concreto), no entanto, nesse tipo de análise é um pouco complicado dissociar um do outro. A Igreja precisa rever valores, o Evangelho está se tornando um projeto empresarial, e enquanto seus líderes não mudarem as suas motivações - como se quisessem atingir a uma demanda de mercado, e os crentes não deixarem de ser interesseiros espirituais (e materias) as coisas só vão piorar. Uma nova reforma seria uma reeducação embasada nos preceitos bíblicos fundamentais que são os pilares da nossa fé. Tais preceitos tem sido deturpados pela ganancia dos homens. Não! A igreja não é uma instituição falida, mas ela precisa reagir a este sutil ataque interno. Mesmo ciente de que só o Senhor da ceifa pode separar o joio. Quem pôs a mão no arado e volta atrás não tem aptidão para o Reino de Deus. Desvencilhar-se não é a solução, cabe a nós ser referencia para os demais e conquistá-los através do exemplo de uma vida disposta a servir a Deus com integridade e inteireza de coração. Pensando nessas questões, vejo o quanto nós blogueiros cristãos temos a responsabilidade de pregar a verdade, esse é o nosso compromisso. E quero ter a certeza de que tem valido a pena!

    ResponderExcluir
  3. A Paz do Senhor a todos!

    Destaco nos comentários duas coisas:

    "Se fizessemos o que a CABEÇA ordena, o corpo cresceria naturalmente." (Rodrigo Muniz)

    "Tais preceitos tem sido deturpados pela ganancia dos homens." (Eder Barbosa de Melo)

    Obediência a principios!

    O evangelho de Jesus Cristo e os principios sagrados de moral e conduta estão sendo diluidos pela modernidade e pela ganância.

    A missão principal da igreja que é adorar a Deus e pregar o evangelho da salvação foi deturpada pelos que a lideram (nem todos), e transformada em fonte de renda, e as bençãos de Deus para o eu povo se transformaram em produtos e mercadorias para atrair este "voraz consumidor".

    A igreja "instituição" não está falida, algumas perderam totalmente o rumo e o foco principal foi mudado. Mas muitas, ainda [ainda], permanecem firmes.

    As que se desviaram do foco [Jesus Cristo/Salvação] não se preocupam com a salvação do homem, se preocupam apenas com o seu "crescimento" como os impérios antigos que conquistavam terrritórios vizinhos e "alargavam" suas fronteiras, escravizando seus conquistados.

    A igreja como pessoa, indivíduo, não está falida, pois existem homens e mulheres que não dobraram seus joelhos e nem beijaram "Mamom" e continuam, apesar de serem ridicularizados, menosprezados, deixados de lado, [nas próprias congregações corrompidas], continuam firmes e fieis, a pregar o simples e puro evangelho que salva vidas.

    Plantam a semente, regam, e Deus dá o crescimento.

    Principio bíblico deixado e lado por muitos que se debruçam em seus livros de auto-ajuda e "Como fazer amigos e influencias pessoas".

    O que está acontecendo é inevitável. A estratégia de Satanás é desmoralizar a instituição igreja.

    Cristo JAMAIS será desmoralizado, mas os membros são falhos e "sujeitos a muitas falhas", e, são poucos os que permanecem fiéis aos principios ensinados por Jesus.

    Lembrem-se, o povo de Deus, verdadeiro, sempre foi o "povinho", "vermezinho de Jacó", "remanescente".

    Tudo o que está acontecendo com a igreja serve de aviso de que está próximo a volta de Jesus. Fiquemos atentos, pois coisas piores virão daqui para frente.

    Que Deus nos ajude e nos permita permanecer firmes pregando a verdade, sem barganha, a verdade que salva, o evangelho de Jesus Cristo, que é

    "Poder de Deus para todo aquele que crê"!.

    ResponderExcluir
  4. Grande PC Amaral! Valeu pelo "estudo bíblico" (riso), o debate tá edificante. É uma pena que a tendencia seja piorar mesmo, quisera que muitos cristãos alcançassem essa maturidade e se convertessem, nós que buscamos agradar a Deus sem barganhas ou demagogias podemos influênciar alguns. Quem está conosco? Diga amém igreja! Olha pro teu irmão e diz: "O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio". Provérbios 11:30

    ResponderExcluir
  5. Querido Pastor, vou tentar ser bem simples no que penso.

    1 - A Igreja instituição (como organização) pode estar lá com seus problemas, mas a Igreja Corpo de Cristo falida...NUNCA!!!

    Creio na Palavra que diz:
    **Efésios 1:22, 23
    "E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas."

    **Efésios 3:10, 11
    "...para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais, segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor"

    2 - Olhando as coisas como discípula de Cristo:
    As essência do ser humano tem piorado muito nos últimos tempos, mas isso faz parte dos sinais.
    O ser humano "tá embaçado", os adeptos da religião dos crentes crescem a cada dia, mas os convertidos...sei não.
    Temos que estar preparados para tempos ainda piores e não viajar na idéia errônea de que "ISSO" é a Igreja de Jesus.

    3 - Olhando as coisas como Pastora:
    Ando meio cansada! Não de lutar contra o pecado, de falar da salvação, mas por ver tantos crentes verdadeiros, tranformados pela graça querendo que o mundo acabe em barranco pra ele morrer encostado.
    A preguiça, o individualismo e o ostracismo tem aumentado muito (seria o amor se esfriando???).
    Assim, meu Pastor, fica difícil...

    4 - Sobre a corrupção, confusões, heresias e distorções do evangelho.
    Se a liderança da instituição tem sua banda podre, é porque o povo que vive na retidão não move uma palha para mudar isso.
    Enquanto tem platéia nesse circo, tem palhaço pra dar pirueta.

    Se o senhor achar que não tem problema deixo aqui o link da minha linha de pensamento completa sobre o assunto e peço também seu comentário lá:

    http://pastoragente.blogspot.com/2009/10/ado-ado-moda-e-ser-desigrejado.html

    BEIJOOOOO.

    ResponderExcluir
  6. Amados, tem sido muito edificante o debate. Como poucos em que já participei.

    Com relação a este assunto tenho notado um consenso na maioria das opiniões: a saída está nas mãos da própria igreja. Onde começar? O que fazer?

    Há um cântico antigo que diz assim: "A começar em mim, quebra corações. Pra que sejamos todos um, como tu és, Senhor!"

    EU PRECISO SER EKKLÉSIA, SER O CORPO DA CABEÇA. E dessa forma, estar interdependente dos meus irmãos em todo o mundo. TUDO TEM DE COMEÇAR EM MIM. Um evangelho integral, espiritual e social. Pra cima, pra dentro e pra fora.

    EKKLÉSIA NÃO É PRÉDIO, NÃO É MESMO?!RS. SOMOS NÓS!

    Então, sejamos. Saiamos das palavras. Partamos para a prática. Hoje, agora! Esse é o tempo.

    Creio que esse é o clamor do Espírito que deve incendiar nossos corações! Que o CABEÇA tome seu lugar em nossas congregações. Que se assente no trono, que governe, que seja o centro.

    ALELUIA! Não sei porque, mas enquanto escrevo este comentário sinto-me tocado a clamar: MARANATA! Ora vem! O espírito e a noiva dizem: VEM! MARANATA!

    ResponderExcluir
  7. Paz de Cristo.
    Minha primeira vez aqui nesse blog.
    Não li o texto anterior, mas quanto a postagem desta aqui, creio que a igreja em si, formada por pessoas sérias e comprometidas sempre ficará de pé com o bom exemplo e esforço como marcas de quem passou ou a enxerga de longe, agora as que são manipuladas por má fé, aí sim em algum momento não continuarão, ou se continuarem, só ficarão pessoas que ainda não conhecem plenamente a verdade em Cristo ou apenas curtem aquele ambiente de engano. O que muitas pessoas consideram igreja é o templo em si e não as pessoas que se reúnem, pois podem se reunir em qualquer lugar e daqui a um tempo será assim, daí deveríamos nos acostumar com essa idéia. Culto nos lares é muito bom pra praticar. No mais, a igreja sempre será o melhor local para se aceitar, conhecer e aprender de Cristo.
    Paz pra geral.

    ResponderExcluir
  8. Ah, Pastor, levei seu banner lá para o blog.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  9. Agradeço a todos que estão contribuindo para esse post.
    Para mim, humilde blogueiro, é uma honra ter comentários de homens e mulheres de Deus tão extraordinários.
    Tenho a certeza de que todos que acessam este blog estão sendo extremamente eclarecidos e edificados pelos amados.
    Continuemos a batalha companheiros!

    ResponderExcluir

PODE FALAR A VONTADE, DESDE QUE SEJA PARA EDIFICAÇÃO DO REINO: