BLOG DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ CAMINHO DO EVANGELHO

NOSSOS POSTS RECENTES

Pesquisa personalizada

terça-feira, 30 de março de 2010

Você ainda acredita na instituição?

Tem muita gente por aí dizendo que a igreja já não é o que nasceu pra ser, que precisamos de uma nova reforma, que está tudo errado... bem, até aí eu até concordo; quem me conhece sabe que não há pessoa mais inconformada com a igreja do que eu, mas daí, dizer que devemos acabar com a "igreja-instituíção" como a conhecemos e que devemos voltar aos moldes da igreja primitiva me soa um tanto quanto radical e ignorante.
"- Mas pastor, o senhor não concorda com a igreja primitiva?"- Claro que concordo! Precisamos seguir o exemplo dos primeiros cristãos. Eles estavam muito mais próximos do convívio daqueles que andaram com Cristo do que nós. Devemos seguir seus exemplos, inclusive, no modo de ser.
A igreja primitiva se adaptava a seu tempo. Procurava a melhor forma possível de servir a Deus de acordo com sua realidade, cultura e situação da época. Ou você acha que eles se reuniam em catacumbas porque gostavam?
A igreja dos nossos dias tem seu problemas como a igreja nos tempos antigos tambem os tinha.
Tambem entendo que a igreja somos nós individualmente, mas tambem entendo que a igreja (corpo de Cristo ) somos nós coletivamente.
Tem muita gente dizendo por aí que os pastores não deveriam existir, que os templos onde nos reunimos são herança pagã e até que nossos cultos não deveriam ter líderes. Engraçado... não consigo ver isso em nenhum versículo de ATOS nem em nehum outro livro ou epístola. Muito pelo contrário; sempre vejo o apóstolo Paulo instituindo líderes por onde passava, inclusive pastores.
Creio que a igreja-instituição de hoje é necessária para nossa época, cultura e necessidades. E também acredito que podemos viver o pleno cristianismo através dela. Não me baseio no que algum certo escritor publicou, me baseio na experiência que tenho tido com nossa congregação. Não fingimos o que vivemos, simplesmente vivemos sem fingir. Não finjo que apascento. Conheço minhas ovelhas. É claro que nem todos vão viver 100 por cento o evangelho, mas isso com igreja ou sem igreja vai acontecer, isso se chama humanidade.
Abaixo, algumas fotos do nosso culto deste último domingo dia 28/03/10. É um videozinho pequeno gostoso de assisitr.
E SIM! EU AINDA ACREDITO NA INSTITUÇÃO!

segunda-feira, 29 de março de 2010

ME RECUSO A POSTAR NA SEGUNDA FEIRA!

Segunda feira sempre é um dia cansativo. Muito mais pra pastores e alguem que faz alguma coisa na obra de Deus. Sempre tiro as segundas pra descansar. Minha segunda é o meu "sábado"
Ainda mais depois dos acontecimentos do dia de ontem. Na próxima postagem contarei como foi nossa festa de primicias de domingo.
POR ISSO...

Não espere postagens na segunda.

Detalhe: não coloquei nem imagem por causa de uma coisa chamada preguiça.

sábado, 27 de março de 2010

Casal Nardoni é considerado culpado pela morte da garota Isabella

Juiz Maurício Fossen leu o veredicto do júri à 0h28
No quarto voto pela condenação do casal, contagem foi interrompida.
 
Após cinco dias de julgamento e expectativa da opinião pública, o casal Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá foi condenado no início da madrugada do sábado (27) pela acusação da morte de Isabella Nardoni, ocorrida em 29 de março de 2008. À época, a garota tinha cinco anos. Nardoni foi sentenciado a 31 anos, um mês e 10 dias. Jatobá, a 26 anos e 8 meses de prisão.
À 0h28 deste sábado, o juiz Maurício Fossen leu a decisão dos jurados. Sete pessoas, três homens e quatro mulheres, foram incumbidas de decidir o futuro do casal. Cinco delas jamais haviam participado de um júri.
O juiz Fossen interrompeu a votação quando a contagem chegou a quatro votos favoráveis à condenação - segundo ele, o objetivo foi garantir o sigilo da escolha de cada jurado. Assim, não é possível afirmar que os réus foram condenados por unanimidade.
Enquanto a leitura da sentença era feita pelo juiz, Nardoni, de 31 anos, e Anna Jatobá, de 26 anos (coincidentemente o mesmo tempo de sentença dado a cada um dos réus), esboçaram pouca reação e choraram de forma discreta. Do lado de fora do fórum, quase três minutos de explosões de fogos de artifícios se seguiram.
Quase dois anos se passaram até a semana do julgamento, período em que Nardoni e Jatobá sempre negaram a autoria do crime.
O casal saiu do Fórum de Santana, na Zona Norte de São Paulo, direto para o presídio de Tremembé (veja no vídeo acima). Na saída de Nardoni e Jatobá em direção ao presídio, a polícia no local chegou a usar gás de pimenta para afastar a aglomeração que tentou atacar o camburão.

Só pra te manter informado, tá seu crente alienado (risos)...
COMENTE!

sexta-feira, 26 de março de 2010

O que fazer com os "afastados"?


Imagine uma igreja com 300 membros. Imaginou?
Agora digamos que num mês 150 desses membros, por algum motivo, deixou de frequentar a igreja e se afastou da presença de Deus. Realizou também?
Imagine mais. Digamos que no mês seguinte essa mesma igreja recebeu uma média de 200 membros novos.
Vamos fazer a conta?
300-150 = 150
150+200 = 350

Quem olhar superficialmente com certeza vai dizer: -" Ora, a igreja teve um aumento no Roll de membros! No mês passado ela tinha uma média de 300 membros e neste mês ela tem 350!"

É esse tipo de raciocínio que, infelizmente modela o entendimento de vários líderes evangélicos, principalmente os das "grandes igrejas". O que nunca (e quando digo nunca é nunca mesmo ) se para pra pensar é: -"O que aconteceu com aqueles 150 que saíram ou não vieram mais?" - Afinal de contas; gente, são 150 almas que, talvez, estejam afasados da presença de Cristo e da comunhão do corpo! CENTO E CINQUENTA ALMAS que podem estar indo para o inferno decepcionadas com a "instituição" ou não conseguindo se enquadrar neste "evangelho", ávidas por alguém que as acolha. Não importa o porque delas terem saído, são ALMAS!
Costumo dizer que não existem cristãos "desviados", existem cristãos "afastados". Aqueles que, por que sairam de uma igreja, práticasvoltam para o mundo e para as mesmas práticas de antes já é dito pelo apóstolo Paulo: -" Nunca conheceram verdadeiramente a Cristo." Porém existem pessoas por aí que só precisam ser acolhidas, que não estão conseguindo encaixar-se na política da igreja atual ( afinal, muitos de nós dentro de nossas igrejas também não conseguimos) , que só precisam que alguém chegue para eles e diga:

"- Não querido, não são todas assim, venha, te mostrarei o que é servir a Deus de verdade."

quarta-feira, 24 de março de 2010

Da série; Sorria, você é de JESUS!

CANSAÇO...

É totalmente natural. Todo mundo fica cansado. O cansaço acontece quando excedemos o limite de nosso corpo em alguma atividade e ele precisa repor o que perdeu. Mas e quando o cansaço é na mente, na alma?
O que mais tenho visto é gente cansada: cansada da vida que vive, cansado do trabalho que tem, cansado de falar a mesma coisa, cansado até da igreja que congrega.
E meus queridos "colegas" de ministério? Pastores estressados, com problemas cardíacos, com sérios problemas de estafa mental e outros efeitos colaterais da superatividade a que são obrigados.

Se tem uma coisa que tenho aprendido é descansar. Descansar e fazer o que se gosta. Aprender que a diversão e o lazer não são deleites e sim necessidades.
Nosso Deus não nos colocou na obra dele para sermos uma pilha de nervos inatíngivel que trata tudo com seriedade excedida e, como uma máquina, não para dia e noite.
NÃO EXISTE SUPERPASTOR.
Esses caras que dizem que oram pela madrugada, pela manhã preparam o estudo dominical, durante todo o dia visitam, á noite escrevem a pregação do próximo culto e que ainda fica resolvendo problemas eclesiasticos no restante do tempo; ou são incríveis mentirosos ou não dão ouvidos ao que a bíblia diz sobre cuidar do templo que é nosso corpo e aquele que não cuida dos seus é pior que o incrédulo.

Certo pastor dizia para seus membros que passava todo o fim de semana em oração e jejum quando, na verdade, ia com sua família para sítios comer churrasco e ficar na piscina o dia todo.
É errado descansar? NÃO! claro que não. Mas queremos tanto mostrar a todos que somos esses super heróis da fé que ficamos inibidos quando precisamos dizer aos que nos cercam: "ESTOU CANSADO".

Fazer a obra de Deus com alegria implica numa mente sadia, num corpo descansado e uma alma feliz por poder obedecer ao mestre que sempre disse: " o meu jugo é suave e o meu fardo é leve..."

Postado por: O Pastor, que tem aprendido a descansar no Senhor dia após dia sem comprometer ou fazer menos a obra que Deus lhe propôs. 

segunda-feira, 22 de março de 2010

O perigo do CRESCIMENTO

Ontém tanto de noite como pela manhã nossos cultos ficaram lotados. Considerando que nosso espaço não é tão grande assim, podemos dizer que "Deus está enviando os seus".
O ponto X da questão é que tenho me perguntado se estamos prontos pra receber toda essa gente. Não digo só nossa igreja local, mas; também toda a igreja brasileira. Quando digo igreja brasileira estou falando da VERDADEIRA igreja. Aquela que segue a palavra de Deus e que vive em sinceridade de coração.
As "grandes igrejas" que vemos por ai recebem todo tipo de gente. Recebem e deixam ir do jeito que receberam. Só querem delas o seu dinheiro e não importam se o mínimo com suas almas.
A verdade é que não podemos nos preocupar apenas se nossos cultos estão enchendo ou se as doações tem aumentado. A nossa principal preocupação de ser esta: NOSSAS OVELHAS ESTÃO CONHECENDO VERDADEIRAMENTE A CRISTO? E SE ESTÃO, ESTÃO SENDO BEM CUIDADAS?
Será que uma igreja com 1 milhão de pessoas é uma igreja de pessoas sadias espiritualmente? Será que existe realmente comunhão?

Não digo que as grandes igrejas chamadas GRANDES sejam todas erradas, mas que o controle e o cuidado é muito mais difícil isso é.
Por outro lado, tambem conheço muitas igrejas pequenas por aí que não conseguem dar conta nem dos poucos membros que tem. Pastores que das ovelhas só querem a "lã".

É nisso que tenho medo de um dia me transformar. Um pastor que não olhe mais as ovelhas como vidas e sim como "status" ou "cifras". E o crescimento te traz essa sucessividade (tá certo isso? ), de perder o alvo e inflar o ego.

Só posso orar para que o Senhor nos mantenha com "os pés no chão", continue fazendo queimar em nós a chama da paixão pelas almas e que no final de tudo ainda possamos ouvir aquela tão sonhada frase:
"Vinde, benditos de meu pai..."

sexta-feira, 19 de março de 2010

De ovelhas e bodes

Muitas vezes ovelhas e bodes convivem lado a lado. Isso porque os bodes conseguem a façanha de se esconderem no meio das ovelhas, fazerem-se parecer com elas. No entanto, sua natureza vil desmente a cara piedosa e, até mesmo, ministerial.
•Ovelhas são mansas. Bodes, ariscos.
•Ovelhas obedecem ao Supremo Pastor. Bodes exigem seus direitos.
•Ovelhas aceitam ser guiadas. Bodes querem trilhar seus próprios caminhos.
•Ovelhas precisam de proteção. Bodes são autossuficientes.
•Ovelhas sabem da sua fragilidade. Bodes escondem sua aridez para o “momento oportuno”.
•Ovelhas sabem se contentar com a simplicidade do pasto verde e das águas de descanso. Bodes sempre exigem mais e mais para si.
•Ovelhas são o que são. Bodes vivem um ativismo desenfreado, tentando mascarar a sua própria realidade.
•Ovelhas aceitam o ensino. Bodes querem ser mestres de si mesmos.
•Ovelhas, quando em perigo, buscam ajuda do Supremo Pastor. Bodes dão chifradas.
•Ovelhas aceitam a admoestação. Bodes procuram falsos mestres que somente lhes fale coisas agradáveis aos ouvidos.
•Ovelhas são humildes. Bodes não podem ver um holofote que ficam alvoroçados.
•Ovelhas servem. Bodes se servem.
•Ovelhas pertencem ao Aprisco. Bodes querem demarcar um espaço próprio.
•Ovelhas ouvem a voz do Supremo Pastor. Bodes O desconhecem.
•Ovelhas querem ser como Jesus. Bodes tem Narciso como modelo.
•Ovelhas são do Senhor. Bodes são fruto de satanás infiltrado no rebanho.

Pode acontecer a metamorfose em que um bode se transforme em uma ovelha. Mas não o caminho inverso. Caso algo aparente aconteça, é que a ovelha era um bode esperando sair do armário.

Mensagem para o seu coração 3

OUÇA E MEDITE NESTE FIM DE SEMANA



Pregação trazida no ministério Aliança com Deus.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Mensagem para o seu coração 2

OUÇA E MEDITE NESTE FIM DE SEMANA

Mensagem para o seu coração 1.

OUÇA E MEDITE NESTE FIM DE SEMANA:



Mensagem trazida no Ministério Aliança com Deus a dois anos atrás.

Continuando a série "SORRIA, VOCÊ É DE CRISTO!"



Esse é o famoso "tapa na cabeça da Natasha" estrelado por algumas meninas do nosso ministério de adolescentes. Calma, calma; não é de verdade. É tudo encenado.

Série "SORRIA, VOCÊ É DE CRISTO!"



Esse aí, acreditem se quiserem, é nosso ministro de louvor caindo no MOONWALKER.

AS VEZES SER PASTOR NÃO É FÁCIL...


Lembra daquela pergunta? - para pessoas acima dos 30, claro:

"A bolacha (embora os cariocas insistam que é biscoito) vende mais porque é fresquinha, ou é frequinha por vender mais"
Não sei se é pertinente, mas as ovelhas estão desgarradas por culpa dos seu pastor, ou o pastor não tem o que fazer por estas ovelhas, desgarradas por natureza?

FONTE: Zé Luis do Cristão Confuso.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Pra não dizer que eu não falei...




O pior perigo na vida de um homem ou mulher de Deus é achar que está imune ao pecado.
Esse perigo é ainda maior na vida do líder que, por achar que seu grupo ou igreja está dando certo ou crescendo sua vida espiritual está de vento em poupa sua espiritualidade está num nível sobre-humano.
MUITA ATENÇÃO! NÃO SOMOS SUPER HERÓIS!

É neste momento de "glória" e auto afirmação que a tentação vem de todas as formas possíveis e nos arrebata sem percebermos.
Pastores, líderes, querido irmão em Cristo: não somos diferentes de Elias.
Por isso e por outras, sigamos o exemplo do Senhor e "nos abster da aparência do mal".

Por mais que esse "mal" nos pareça tão interessante e convidativo.
PAZ.

terça-feira, 16 de março de 2010

Mensagem não só para o dia dos pastores...


Mensagem do Pr Neil Barreto no dia do Pastor


Hoje, no dia em que se comemora o dia do pastor  em todas as igrejas do Brasil, eu gostaria de fazer algumas considerações sobre esse ser por muitos amados mas, também, por muitos questionado e até mesmo odiado.
Nesse ano tenho a graça de completar 18 anos de ordenação pastoral e, nesse não curto período, tive o prazer/desprazer de me encontrar com todo tipo de gente/crente. Permitam-me falar de alguns tipos:

1) Super crente: É aquele tipo que se converteu a pouco tempo e mergulha de cabeça na doutrina de sua igreja e que, a qualquer custo, mesmo sem refletir sobre o seu conteúdo, quer colocá-la em prática achando que a fé se resume em cumprimento de dever. Este tipo de crente, não suporta quem não pensa como ele. Seu fim é, sempre, buscar uma igreja que tenha mais doutrina. No final sobra arrependimento pois passará pela vida, sem conhecê-la. Muito fazer, pouco prazer.

2) Odres velhos: É aquele tipo de crente, que porque já tem centos anos de crente, acha que já sabe tudo a respeito de Deus e de Sua igreja. Este odeia tudo que tem cheiro de novo. Seu fim é, sempre, a amargura e a solidão.

3) Retetés do fogo: É aquele tipo de crente epidérmico e sensitivo, é o que adora os arrepios, o seu negócio é sentir, sentir e sentir. Pedir a esse tipo de crente para explicar racionalmente a razão da sua fé é ofensa grave, pois usar cérebro não é a sua especialidade, afinal: “a letra mata”. Seu fim é a frustração e a brevidade espiritual.

4) Intelecto-uais: É aquele tipo de crente que acha que sabe muito e, por se achar assim, questiona todo tipo de saber e, o saber que não questiona é porque ele já sabia. Geralmente esse tipo de crente, fez um cursinho de um mês aqui, um seminariosinho breve ali, um basicosinho de teologia acolá, e, em função disso, entende que domina a teologia. Esse crente geralmente perde a capacidade de continuar discípulo, afinal é ele quem deveria estar ensinando. Seu fim é, sempre, a infrutividade, torna-se um verborrágico.

5) Tamo aí: É aquele tipo de crente que vive dizendo: “…Tamo aí..”, mas nunca conte com isso pois geralmente está só para ser contato e nunca para ser utilizado a favor do Reino ou do próximo. Ele não “é” e, se for alguma coisa, é só um número. Seu fim é, sempre, a instabilidade, a incapacidade de criar raízes.

6) Temporário: É aquele que está só até ser contrariado.

7) Glória a mim: É aquele que quer ser adorado o tempo todo. Geralmente é bajulador.
Bem. . . eu poderia dar centenas de exemplos mas, o espaço não me permite.
A questão para nossa reflexão é: Como sobreviver, de forma saudável, a isso?(ou a estes?)

1) Ser, não segundo a perspectiva de cada uma das ovelhas, mas segundo o coração de Deus. (Jer 3:15) Pois como vimos acima, muitos são os tipos de ovelhas, Deus porém É um só. Portanto, é mais fácil agradar a Deus do que aos homens.

2) Conhecer, muito bem, as avelhas. (Jô 10:14) A descrição das minhas estão aí, afinal; O Bom Pastor conhece as suas ovelhas.

3) Ensinar, à todo homem, como conhecer e amar a Deus. (I Jo 2:3-11) Pois só quem conhece e ama a Deus de fato, é capaz, de fato, de amar a seu irmão. Se não ama a Deus e não ama ao irmão, o que sobra é discurso vazio, é religião.

Louvo a Deus porque me tem dado a alegria de ter, também, muitos crentes apaixonados por Deus aqui em Betânia, pois são estes que nos possibilitam viver e ser uma comunidade de adoradores saudável, que serve, é, e faz diferença nessa nação. Isso, pra mim, é ser igreja. Isso, pra mim, é pastorear. Amo ser pastor, amo ser pastor nesse lugar. Que Deus abençoe a cada um de vocês. Paz.

Pastor Neil Barreto

Presidente Nacional da IBB

Fonte: [ IBB ]

Aliança... com quem?

É muito engraçado como as pessoas tratam a questão das "alianças" hoje em dia.
A última (na verdade o fim da picada) foram os cidadãos que, se dizendo pastores de uma grande denominação NEOpentecostal foram apanhados com "a boca na botija" levando, nada mais nada menos, que alguns artefatos de guerra destinados ao abastecimento das organizações criminosas de cominidades do Rio de Janeiro.


A bíblia é muito clara quando diz que a luz não tem parte, não pode se aliançar com as trevas.
Temos que ter muito cuidado com quem temos nos aliançado.
Aliançar se é com partilhar ideais, é andar junto, é firmar um compromisso. Isso só é possível se as duas ou mais partes estiverem de comum acordo. Em cima disso tudo nos resta apenas fazer a grande pergunta: "E VOCÊ, COM QUEM TEM SE ALIANÇADO?"


Existem alianças que podem nos levar a lugares altos, como também, existem tipos de alianças que nos levarão a destruição.
Medite sobre isso. Com quem você tem se aliançado. Como filho de Deus as alianças que você faz não podem ser diferentes daquilo que o seu Senhor aprova e representa.
Lembre se: Alianças mal feitas são acompanhadas de resultados desastrosos.


PENSE NISSO.

sexta-feira, 12 de março de 2010

Por Zé Luís
Perigos de um Pastor sem vocação





Quando comecei pegar gosto por frequentar igreja evangélica, não demorou muito para eu começar a analisar as pregações e pensar:


“ Consigo pregar melhor que este cidadão... tenho mais cursos, boa dicção, melhor oratória, mais tempo de leitura, absorvo melhor contextos... e essa minha humildade que me permite ser mais do que qualquer um daqui..."
Não demorou muito para que eu fosse convidado a estra pregando, não em minha igreja, mas em um imenso templo, onde engasguei após ter me preparado tanto, e gaguejei diante dos olhares daquela multidão de gente paciente. Poucas vezes, cinco minutos se prolongaram tanto.
Mesmo assim, persisti, estudando mais e mais, com um impulso que parecia nascer dentro de minha alma. Havia uma necessidade, uma fome, mas o orgulho de me achar melhor – que parecia me impulsionar - parecia nublar determinados pontos. Era como se tudo que eu dissesse não soasse sincero (o que realmente não era). Parafraseando C.S .Lewis, falar de perdão é super fácil, até que você precise perdoar coisas imperdoáveis. Falar de amor a inimigos , na teoria, é simples: existem milhares de bons textos que nos animam a isso, até que seu opositor te agride com a truculência possível.Isso, com o tempo, levou-me a uma encruzilhada sobre minha real vocação. Ainda mais quando conheci um candidato a pastor que, ao conhecer minha crise existencial de não viver o que pregava e querer pregá-la, avisou: “Mas nós não podemos viver o que pregamos. Seria como uma enfermeira se compadecer com todos os doentes que trata...”
Parecia que falávamos de uma preparação intelectual (que já tentara e não funcionou) onde arrebanhávamos vidas como em uma linha de produção. Um uniforme que visto ao sentar numa sala, para aconselhar e preparar pregações com este ou aquele objetivo, seja ele aumentar membresia ou aumentar a arrecadação para a reforma do telhado.Isso é o efeito quando não há vocação: o fardo da ingratidão alheia será insuportável. Certamente, terei que ter outros estimulantes que não são o amor incondicional pelas almas. Tem de haver um preço para que não me veja em prejuízo.Se não há vocação, a alma não sentirá a dor daqueles que choram, dos depressivos suicidas, das mocinhas grávidas pelo sexo casual, dos que lutam e são derrotados por sua própria sexualidade.Sem vocação, tudo isso fará parte de um contexto onde o lucro da obra é baseado na expansão da igreja-franquia, e meu rendimento para o Reino (que é reino, com letra minúscula) pode ser medido em uma planilha, com prospecção gráfica de quanto se expandirá o empreendimento santo e, em quanto tempo.


A longo prazo, ficarei cínico e fingirei que me importo com a dor alheia – por fazer parte do nobre ofício, mas sempre dentro dos horários comerciais.
A entropia de querer viver o Evangelho a parte do que o Mestre ensinou me fará constar em suas palavras: “lobos em pele de cordeiro”. Certamente, serei aquele que entra pela janela, e que não se importa em sentar em uma mórbida e confortável poltrona, feita de vidas alheias que não lhe pertencem.

quarta-feira, 10 de março de 2010

É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que... Um líder se levantar com competência!!!



Estava conversando com um pastor amigo meu sobre a dificuldade de se levantar líderes nos dias de hoje. Pessoas que levem a sério a obra de Deus e tenham prazer nela.
A dificuldade não é de levantar bons líderes, a dificulade é que ninguém; nos dias de hoje, quer assumir nenhum tipo de responsabilidade na casa do Senhor. Preferem jogar tudo nas costas de uns poucos que matam-se para que a igreja continue sem se importar se os estao sobrecarregando.

è incrível como quando o assunto é SERVIÇO CRISTÃO a multidão desaparece. Hoje as pessoas estão acostumadas a serem expectadoras sem saber como o "show" é montado.

Hoje em nossa igreja temos muita gente boa, muitos irmãos "espirituais", mas quando o assunto é trabalho ou responsabilidade, você se vê sozinho com uns poucos que você tem que ficar motivando o tempo todo para que não desanimem.
Mas não é só na nossa igreja local A IGREJA em sí sofre dessa terrível doença chamada EGOÍSMO.
Todos dizemos seguir a Jesus, mas não somos capazes de obedecer um mandamento que, segundo ele, é seguidamente o maior: AMAR AO NOSSO PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS.

E isso influencia a liderança. Porque pra ser líder tem que ter "paixão", prazer naquilo que se faz e na obra de Deus o nosso prazer é saber que estamos ajudando vidas e fazendo a vontade de Deus; mas quem é que quer fazer a vontade de Deus hoje? Todos só querem fazer as suas próprias vontades! E quem quer ajudar vidas? Danem-se as vidas, o que importa é o meu bem estar, o que vale é EU estar bem!

Chego então, à conclusão, (como cheguei na conversa com esse meu amigo pastor) que a dificuldade de se encontrar e levantar líderes é a mesma dificuldade que Deus tem quando olha para a terra: Encontrar verdadeiros adoradores.

PAZ.
Deus não responderá essa oração.





É comum ouvir pessoas passando por tribulações, e se compararem à Jó. Na maioria das vezes, o sofrimento que os tais tribulados passam não se compara nem de longe ao verdadeiro calvário vivído pela personagem principal do livro mais velho da Bíblia.

Na maioria dos casos, são pequenos sofrimentos íntimos, desilusões sentimentais, um emprego que se perde, uma perseguição em seu ambiente de trabalho, problemas de relacionamento com familiares, conjugês, pais e filhos, um namoro que não deu certo.

Muitos destes “sofredores” buscam uma resposta no Divino para saber o porquê de suas existência não estar saindo da forma que imaginaram que seria quando aprenderam a orar, pedindo (e muitos, exigindo) que o Céu se pronuncie a respeito dos mais diversos assuntos:


Qual a das duas vagas devo escolher?
Devo escolher quem para casar?
Por que o Senhor não mata logo aquele condenado?
Por que sempre fico em segundo plano?
Por que a vaga foi para quem não confessa seu nome como Senhor?
Por que ele me deixou?


Perceba que para Jó, que exigia uma resposta do Criador e, ao conseguir, se arrepende do louco desejo e pede desculpas pela insensatez. Isso foi imputado pelo próprio Deus como correto.

Segundo os teólogos, três são as vontades de Deus. Uma delas, é que, quando Ele projeta um propósito, ele será cumprido:

Ele chama Abraão, mas não diz com quem ou como ele deve ir. Abrãao vive sua saga mas deixa um Isaque.
Ele ordena a Jonas que vá a Nínive, e mesmo o profeta não concordando, indo para o lado inverso, acabou sendo entregue às portas da cidade por um peixe, após dias submerso no ventre dele.
Moisés não quis assumir seu propósito, era gago, tinha oitenta anos, fugira do Egito. Mas foi, conduzido por Deus, com o irmão como porta voz, e durante quarenta anos, entre trancos e barrancos, cumpriu sua missão.




Esse tipo de vontade de Deus é irrevogável.




O detalhe é que há propósito de Deus em um fim, mas não uma vontade específica de Deus em relação a tudo. Ricardo Gondim exemplificou isto como se estivessemos num imenso barco, conduzido por trilhos, onde todos chegarão a seus destinos, mas dentro deste estranho trêm, cada um escolhe com quem casa, escolhe o que melhor lhe convém para trabalhar e assim, sucessivamente.




Quem nunca se aborreceu por não ter de Deus mais que silêncio em questões pessoais tão preciosas? Precisamos urgentemente de uma resposta onde a escolha a fazer poderá mudar nossa vida, mas Deus desliga o celular, fecha as cortinas, e passa duzentas trancas numa imensa porta de bronze.
Talvez devêssemos aprender mais Dele. Usar a capacidade de discernir e avaliar situações, os impactos que existirão em nossa existência: Calcular o custo de nossas escolhas.
Como pode alguém orar para saber se namorará com alguém? Se caso essa pessoa case com o escolhido em oração, quem vai dormir com ele é a pessoa, e não Deus.
O que Jesus faz, normalmente, é capacitar sua capacidade de enxergar o preço a ser pago naquela relação, mas não preparar alguém para você. A escolha é sua: é sua demonstração de maturidade.




O Pai, muito possivelmente, não responderá tais questões. No último livro sobre dor que C.S.Lewis escreveu, Anatomia de um Luto, ele descreve o tormento de saber que a existência de Deus é inquestionável, embora preferisse que ele não existisse: a dor da morte de seu grande amor contrastava com a inexistência do milagre necessário para a cura daquele câncer.
No final, Lewis descobre o propósito maravilhoso daquele silêncio. Ele não tinha a noção do tamanho de sua fé. Só Deus sabia, e ele queria revelar isso a ele. Havia um propósito específico naquele caso, já que aquele ex-ateu divulgaria suas descobertas por muitas décadas, através de seus populares escritos.




Se Deus escolhece seu emprego, seu namorado(a), sua casa, seu carro, estaria te privando daquilo que o Filho morreu para te dar: “Conhecerás a Verdade, e a Verdade te libertará”




Ser livre para escolher e viver suas escolhas, erradas ou não.

domingo, 7 de março de 2010

E SE O GOOGLE MAPS VOLTASSE NO TEMPO?

Essa eu achei muito legal. Copiei do "CRISTÃO CONFUSO".

Um grupo de artistas australianos disponibilizou um trabalho surreal e controverso. O trabalho consiste em imagens digitais que tentam mostrar uma serie de episodios bíblicos vistos através de um satélite, como nos mapas do GOOGLE EARTH.

Dá só uma sacada:



Moisés atravessando o mar



O Gólgota



O Éden




E Noé


DEMAIS NÉ?

sábado, 6 de março de 2010

E a alegria do Senhor? Ela é a nossa força!!!

Odeio esse esteriótipo de crente carrancudo que anda de mau com a vida e é o SUPERSANTARRÃO.
Quando vejo alguém "santo" demais fico logo com mil pés atrás porque esses tipos eu conheço muito bem.

Em Cristo temos que ser alegres, felizes e por que não brincar?
Somos livres no Espírito do Senhor.
Este vídeo foi feito em um passeio com nossas adolescentes em um sítio. Estávamos felizes e foi muito espontânea a brincadeira. Achei tão legal que editei e postei.
Dá uma olhada aí ô seu Crente carrancudo e vê se coloca um sorriso nesse seu rosto que deve refletir a luz de Cristo.
CONFIRA:

Qual o tamanho da sua igreja?





Não adianta negar:
- Dois ou mais pastores se encontram; começam a conversar. Os assuntos rolam, os elogios são dados, os planos são descortinados, as confidências são feitas... mas não adianta negar; no fundo no fundo, na intenção percebida somente pelo subconsciente, lá no centro de nosso ego, apergunta que não pode deixar de ser feita e aquela que não se quer deixar saber que se quer saber:
"- Com quantos membros está a sua igreja? Vocês estão crescendo financeiramente?

Havia um tempo (dois anos mais ou menos ) em que nossos cultos eram feitos no interior de uma garagem. Usávamos panos tipo "TNT" para preencher o espaço entre as madeiras.
O chão era todo irregular e nosso púlpito era de uma madeira "improvisada" coberto com um tecido pra dar aquela disfarçada.

Não tínhamos um equipamento de som tão potente e nem sequer um músico profissional.

Mas os nossos cultos eram mais leves, tínhamos mais comunhão e a palavra verdadeira não tinha barreiras nem "constrangimentos" em se mostrar.
A alegria do estar e do ser eram maiores que o ter e a sensação de estar fazendo o que é certo nos dava ânimo, esperança e prazer no que fazíamos.

Hoje, temos uma igreja bem maior. Um lugar com muito mais estrutura e possibilidades.
O som é bem mais potente e o louvor bem mais "profissional".
Nossos recursos são indiscutivelmente maiorese muitas outras pessoas estão conosco.

Mas apesar de tudo, às vezes me pego olhando todo o cenário... penso no que fui e no que hoje sou. Penso nos momentos de paixão do início, em tudo que passamos e as dificuldades que nos davam garra pra vencer. Penso em quando éramos mais verdadeiros uns com os outros, família de verdade. Nas brigas por amor.

Me pego pensando em tudo isso em frente a todo o cenário de hoje e , sinceramente,

MEU DEUS, COMO TENHO SAUDADE DAQUELES VELHOS TEMPOS E DA VELHA IGREJINHA DA GARAGEM!

segunda-feira, 1 de março de 2010

Vivo pelo meu Senhor e continuo caminhando pelos seus discípulos!






Quantas vezes tenho vontade de jogar tudo pro alto e fazer o que me dá na telha na vida!
Porém sei em quem tenho crido e mesmo que não tivesse certeza, olho para aqueles que veêm esse Senhor em mim e o seguem através de minha vida. A esses também eu não tenho coragem de abandonar.
Pessoas que, com sinceridade vestem minha camisa no Senhor e entram em minhas loucuras sem cogitar.
Eles dizem que sou usado pelo Senhor para lhes ensinar, mas mal sabem eles que todos os dias são usados pelo mesmo Senhor para me dar forças e me ajudar a continuar.

NÓS SOMOS A IGREJA?



Ontem tivemos nosso culto dominical ( cultos, pela manhã e á noite ) e aparentemente tudo correu bem. Hoje temos uma média de 35 membros fixos e frequentes, não tão participantes quanto eu gostaria, mas frequentes.


Você pode estar se perguntando: "- Mas só 35 membros?" - 35 membros alicerçados e resgatados com muito sacrifício sem artifícios de programa de TV nem ao menos de rádio; pira e simples pregação do evangelho, muito amor, carinho e cuidado.


Pois bem, todos estavam lá pela manhã e também a noite na adoração, mas sabe (você que é pastor ou líder sabe ) aquele culto que, aparentemente correu tudo bem, mas que você sente lá no fundo uma certa frustração?


Odeio "culto pra inglês ver". Aquele culto muito bem organizado, com palavras bonitas e tudo certinho, mas que não causa nehuma mudança de vida pra quem estava lá.


Pela manhã tivemos a ceia, mas também não me sentí bem com "tamanho falatório". Ás vezes, nós pastores (isso, nós mesmos) nos esquecemos que não é por muito falar que seremos ouvidos por Deus. Bem, nem por Deus nem pelas ovelhas que às vezes, também já não aguentam mais.


Ouvi uma pregação muito legal onde o pregador dizia que temos confundido templo com igreja:


Templo é onde vamos pra adorar, mas igreja... igreja somos nós.