Tem muita gente por aí dizendo que a igreja já não é o que nasceu pra ser, que precisamos de uma nova reforma, que está tudo errado... bem, até aí eu até concordo; quem me conhece sabe que não há pessoa mais inconformada com a igreja do que eu, mas daí, dizer que devemos acabar com a "igreja-instituíção" como a conhecemos e que devemos voltar aos moldes da igreja primitiva me soa um tanto quanto radical e ignorante.
"- Mas pastor, o senhor não concorda com a igreja primitiva?"- Claro que concordo! Precisamos seguir o exemplo dos primeiros cristãos. Eles estavam muito mais próximos do convívio daqueles que andaram com Cristo do que nós. Devemos seguir seus exemplos, inclusive, no modo de ser.A igreja primitiva se adaptava a seu tempo. Procurava a melhor forma possível de servir a Deus de acordo com sua realidade, cultura e situação da época. Ou você acha que eles se reuniam em catacumbas porque gostavam?
A igreja dos nossos dias tem seu problemas como a igreja nos tempos antigos tambem os tinha.
Tambem entendo que a igreja somos nós individualmente, mas tambem entendo que a igreja (corpo de Cristo ) somos nós coletivamente.
Tem muita gente dizendo por aí que os pastores não deveriam existir, que os templos onde nos reunimos são herança pagã e até que nossos cultos não deveriam ter líderes. Engraçado... não consigo ver isso em nenhum versículo de ATOS nem em nehum outro livro ou epístola. Muito pelo contrário; sempre vejo o apóstolo Paulo instituindo líderes por onde passava, inclusive pastores.
Creio que a igreja-instituição de hoje é necessária para nossa época, cultura e necessidades. E também acredito que podemos viver o pleno cristianismo através dela. Não me baseio no que algum certo escritor publicou, me baseio na experiência que tenho tido com nossa congregação. Não fingimos o que vivemos, simplesmente vivemos sem fingir. Não finjo que apascento. Conheço minhas ovelhas. É claro que nem todos vão viver 100 por cento o evangelho, mas isso com igreja ou sem igreja vai acontecer, isso se chama humanidade.
Abaixo, algumas fotos do nosso culto deste último domingo dia 28/03/10. É um videozinho pequeno gostoso de assisitr.
E SIM! EU AINDA ACREDITO NA INSTITUÇÃO!
Gente como nós acaba vivendo um dilema, claro que não vamos chegar a esse extremo, mas sou a favor de uma nova reforma, que sejamos essencia e não apenas aparência.
ResponderExcluirEu quero muito continuar acreditando!
Videozinho pequeno com mais de 8min? Risos.
Ah! O banner do cabeçalho ficou massa!
ResponderExcluirEu nunca acreditei na instituição, por isso minha resposta é não. Acredito sim, na CABEÇA do corpo, JESUS CRISTO. Sem ele a 'instituição' não passa de blá-blá-blá.
ResponderExcluirNuma congregação que é dependente da CABEÇA, retire-a, e a congregação acaba.
Numa instituição que é dependente da liturgia e da liderança humana, retire a CABEÇA, e tudo continua como sempre foi, pois a liturgia, a música boa, a palavra persoasiva e eloquente camuflam a falta da presença do E.Santo.
Por isso, creio sim que as lideranças precisam cortar os eternos cordões umbilicais que prendem as pessoas a si mesmas e incentivar os cristãos a terem um relacionamento verdadeiro com a CABEÇA. E, mais do que isso, devem permitir que a CABEÇA se manifeste por meio de quem ela quiser, não apenas por meio do clero.
Mas creio também que esta atitude causa temor nas lideranças, porque perderão os status e o controle sobre os outros.
Há muito mais a ser dito, e não caberia apenas em um comentário. Mas uma reforma precisa ser feita...muita ignorância precisa ser consertada. JESUS PRECISA VOLTAR A SER A CABEÇA DA IGREJA, e não mais os homens.
Para enriquecer o post, sugiro a leitura dos livros RECONSIDERANDO O ODRE, CRISTIANISMO PAGÃO, CONVERSA FRANCA COM PASTORES, BETÂNIA, QUEM É TUA COBERTURA e VOCÊ REALMENTE QUER COMEÇAR UMA IGREJA EM SUA CASA de Frank Viola.
ResponderExcluirVale a pena conferir a base bíblica e a argumentação do autor.
Ah, Humberto. Eu tb gostei do banner do site...rs. Encomenda um pra mim tb...rs!
Bjs!
Bom dia e paz para o Pastor!
ResponderExcluirVim retribuir e agradecer a visita no "novoevangelismo.blogspot.com"
Em nome de nossa pequena equipe, agradecemos e deixamos a vontade para nos visitar!
Desejamos que seu trabalho aqui cresça em Graça e santidade. Que o Pastor possa levar a semente da palavra a lugares insondáveis!!!
Tatiane - equipe Novo evangelismo!!!
A Paz do Senhor!
ResponderExcluirRetribuindo a visita e já estou seguindo o blog.
Quanto ao post: Eu acredito na instituição Igreja. Agora, o que os homens fazem com ela é outra história, e vão prestar contas com Deus de como cuidam desse corpo que é o Corpo de Cristo.
Que Deus te abençoe!
Olá, voltei e peguei seu banner.
ResponderExcluirFicará no LINK PARCEIROS - na primeira página ficam os 10 que mais visitas enviaram para o PC@maral durante o mês.
Fica com Deus!