BLOG DA CONGREGAÇÃO CRISTÃ CAMINHO DO EVANGELHO

NOSSOS POSTS RECENTES

Pesquisa personalizada

terça-feira, 30 de março de 2010

Você ainda acredita na instituição?

Tem muita gente por aí dizendo que a igreja já não é o que nasceu pra ser, que precisamos de uma nova reforma, que está tudo errado... bem, até aí eu até concordo; quem me conhece sabe que não há pessoa mais inconformada com a igreja do que eu, mas daí, dizer que devemos acabar com a "igreja-instituíção" como a conhecemos e que devemos voltar aos moldes da igreja primitiva me soa um tanto quanto radical e ignorante.
"- Mas pastor, o senhor não concorda com a igreja primitiva?"- Claro que concordo! Precisamos seguir o exemplo dos primeiros cristãos. Eles estavam muito mais próximos do convívio daqueles que andaram com Cristo do que nós. Devemos seguir seus exemplos, inclusive, no modo de ser.
A igreja primitiva se adaptava a seu tempo. Procurava a melhor forma possível de servir a Deus de acordo com sua realidade, cultura e situação da época. Ou você acha que eles se reuniam em catacumbas porque gostavam?
A igreja dos nossos dias tem seu problemas como a igreja nos tempos antigos tambem os tinha.
Tambem entendo que a igreja somos nós individualmente, mas tambem entendo que a igreja (corpo de Cristo ) somos nós coletivamente.
Tem muita gente dizendo por aí que os pastores não deveriam existir, que os templos onde nos reunimos são herança pagã e até que nossos cultos não deveriam ter líderes. Engraçado... não consigo ver isso em nenhum versículo de ATOS nem em nehum outro livro ou epístola. Muito pelo contrário; sempre vejo o apóstolo Paulo instituindo líderes por onde passava, inclusive pastores.
Creio que a igreja-instituição de hoje é necessária para nossa época, cultura e necessidades. E também acredito que podemos viver o pleno cristianismo através dela. Não me baseio no que algum certo escritor publicou, me baseio na experiência que tenho tido com nossa congregação. Não fingimos o que vivemos, simplesmente vivemos sem fingir. Não finjo que apascento. Conheço minhas ovelhas. É claro que nem todos vão viver 100 por cento o evangelho, mas isso com igreja ou sem igreja vai acontecer, isso se chama humanidade.
Abaixo, algumas fotos do nosso culto deste último domingo dia 28/03/10. É um videozinho pequeno gostoso de assisitr.
E SIM! EU AINDA ACREDITO NA INSTITUÇÃO!

7 comentários:

  1. Gente como nós acaba vivendo um dilema, claro que não vamos chegar a esse extremo, mas sou a favor de uma nova reforma, que sejamos essencia e não apenas aparência.

    Eu quero muito continuar acreditando!

    Videozinho pequeno com mais de 8min? Risos.

    ResponderExcluir
  2. Ah! O banner do cabeçalho ficou massa!

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca acreditei na instituição, por isso minha resposta é não. Acredito sim, na CABEÇA do corpo, JESUS CRISTO. Sem ele a 'instituição' não passa de blá-blá-blá.
    Numa congregação que é dependente da CABEÇA, retire-a, e a congregação acaba.
    Numa instituição que é dependente da liturgia e da liderança humana, retire a CABEÇA, e tudo continua como sempre foi, pois a liturgia, a música boa, a palavra persoasiva e eloquente camuflam a falta da presença do E.Santo.
    Por isso, creio sim que as lideranças precisam cortar os eternos cordões umbilicais que prendem as pessoas a si mesmas e incentivar os cristãos a terem um relacionamento verdadeiro com a CABEÇA. E, mais do que isso, devem permitir que a CABEÇA se manifeste por meio de quem ela quiser, não apenas por meio do clero.
    Mas creio também que esta atitude causa temor nas lideranças, porque perderão os status e o controle sobre os outros.
    Há muito mais a ser dito, e não caberia apenas em um comentário. Mas uma reforma precisa ser feita...muita ignorância precisa ser consertada. JESUS PRECISA VOLTAR A SER A CABEÇA DA IGREJA, e não mais os homens.

    ResponderExcluir
  4. Para enriquecer o post, sugiro a leitura dos livros RECONSIDERANDO O ODRE, CRISTIANISMO PAGÃO, CONVERSA FRANCA COM PASTORES, BETÂNIA, QUEM É TUA COBERTURA e VOCÊ REALMENTE QUER COMEÇAR UMA IGREJA EM SUA CASA de Frank Viola.

    Vale a pena conferir a base bíblica e a argumentação do autor.

    Ah, Humberto. Eu tb gostei do banner do site...rs. Encomenda um pra mim tb...rs!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia e paz para o Pastor!
    Vim retribuir e agradecer a visita no "novoevangelismo.blogspot.com"
    Em nome de nossa pequena equipe, agradecemos e deixamos a vontade para nos visitar!
    Desejamos que seu trabalho aqui cresça em Graça e santidade. Que o Pastor possa levar a semente da palavra a lugares insondáveis!!!
    Tatiane - equipe Novo evangelismo!!!

    ResponderExcluir
  6. A Paz do Senhor!

    Retribuindo a visita e já estou seguindo o blog.

    Quanto ao post: Eu acredito na instituição Igreja. Agora, o que os homens fazem com ela é outra história, e vão prestar contas com Deus de como cuidam desse corpo que é o Corpo de Cristo.

    Que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  7. Olá, voltei e peguei seu banner.

    Ficará no LINK PARCEIROS - na primeira página ficam os 10 que mais visitas enviaram para o PC@maral durante o mês.

    Fica com Deus!

    ResponderExcluir

PODE FALAR A VONTADE, DESDE QUE SEJA PARA EDIFICAÇÃO DO REINO: